Vamos ajudar, junte-se a nós

A CP recebe anualmente diversas solicitações de apoio a vários níveis e a todos eles dedica a atenção, tratamento e resposta, estudando as formas possíveis de intervenção e de apoio adequadas a cada caso, num processo constante de melhoria contínua, que conta com todos nós, de forma a aumentar e melhorar a sua contribuição para as suas comunidades.

Contamos também consigo, ajude e faça o bem, a si e aos outros. Obrigado.

 

"As desculpas para o que lhe fez são uma data delas. Todos os dias eram diferentes, mas nunca foram". É esse o mote da mais recente campanha nacional de prevenção e combate à violência doméstica, quer física quer psicológica, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), com o apoio da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações.

A iniciativa foi apresentada no mesmo dia em que diversas entidades do país subscreveram, ou renovaram, o compromisso com o Pacto contra a Violência, um projeto que visa a criação e a formalização de uma rede de entidades parceiras (com o Gabinete da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e com a CIG) na mobilização de respostas de urgência e apoio ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.

A grande meta é prevenir e combater a violência doméstica em Portugal, que é um problema grave. 

Em 2022, registaram-se 28 vítimas mortais em contexto de violência doméstica e o número de queixas foi o mais elevado dos últimos quatro anos, tendo sido contabilizados mais de 30 mil casos, segundo o Portal da Violência Doméstica.

Se precisa de ajuda ou quer denunciar algum caso ligue 112 ou 800 202 148. A violência doméstica é crime.

Saiba mais no Portal de Violência Doméstica.

Para 67% das pessoas que são obrigadas a fugir das suas casas, vítimas de violência, conflitos, perseguição, violações de direitos humanos e/ou dos efeitos das alterações climáticas, ser deslocado não é uma situação passageira, mas sim duradoura, que se pode prolongar por décadas ou até mesmo gerações completas.

23 milhões de pessoas refugiadas no mundo inteiro vivem atualmente numa situação de deslocação forçada há 5 ou mais anos – Afeganistão, Síria, Sudão do Sul, o povo Rohingya de Mianmar, Somália, Sudão, República Democrática do Congo, Burundi, Eritreia, República Centro-Africana, entre outras.

As crianças são das gerações mais afetadas por esta situação prolongada de deslocação forçada. Entre 2018 e 2022, foram contabilizados 1.9 milhões de crianças nascidas com o estatuto de refugiadas e, em média, nasceram anualmente 385 mil crianças já nesta situação.

Atualmente mais de 114 milhões de pessoas deslocadas à força precisam do ACNUR para prestar a mais elementar assistência e proteção, e o ACNUR precisa de si para ser a esperança delas.

Apoie os programas humanitários do ACNUR de acesso a proteção, alimentação, água, abrigo, saúde ou educação.

AJUDE AGORA

( MB Way 911 060 339)

Doar sangue não tem repercussões na sua saúde e só traz benefícios a quem dele precisa. 

A CP é parceira do SANGFER - Grupo Ferroviário de Dadores de Sangue, apoiando esta associação e divulgando as suas ações mensais de colheita de sangue alargadas à comunidade em geral.

Oportunamente divulgaremos a próxima data e local de recolha.

Dê sangue, uma gota de vida.

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) promove, desde 1983, os Direitos da Criança e tem desenvolvido inúmeros projetos para que as nossas crianças e jovens possam usufruir de um futuro com mais dignidade. São 40 anos de uma dedicação total às crianças e jovens em Portugal, com especial enfoque nas mais vulneráveis e vítimas de violência.

Disponibiliza gratuita e confidencialmente a linha telefónica de ajuda SOS Criança, que já recebeu mais de 100 mil apelos, um serviço de acompanhamento psicológico personalizado e um serviço de apoio jurídico. Promove também projetos inovadores junto de crianças e jovens em risco, como o Projeto Rua, com forte impacto nas comunidades e na luta contra a pobreza infantil, a Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança e a Atividade Lúdica, com a defesa do Direito de Brincar. Recentemente criou o Consultório Social, uma resposta única e integrada de apoio social, jurídico e psicológico. Nas últimas décadas tem feito um investimento significativo em projetos educativos para combater o insucesso e abandono escolar, destacando-se a Escola de Segunda Oportunidade para jovens em risco e com baixa escolaridade.

O IAC conta com o apoio de todos aqueles que investem no futuro das crianças para conseguir manter os serviços de apoio à infância na área da saúde, justiça, educação e intervenção social. Ajude-nos a garantir uma infância para todas as crianças em iacrianca.pt/apoiar-o-iac/ 

No espaço de uma semana dois desastres naturais atingiram o Norte de África. 

O terramoto em Marrocos provocou milhares de mortos e feridos. A destruição de edifícios e habitações deixou centenas de famílias desalojadas, que agora precisam do apoio de todos. 

Também a Líbia enfrenta uma catástrofe humanitária, com as consequências de inundações sem precedentes. O país vê-se, agora, perante milhares de mortos, desaparecidos e desalojado, que precisam de apoio imediato. 

A ajuda, através de entidades credíveis é a melhor forma de podermos contribuir. 

Consulte aqui todas as informações para saber como pode ajudar.  

  • CRUZ VERMELHA

Ajudar a Líbia

Ajudar Marrocos 

  • Portugal com ACNUR (parceiro nacional da Agência das Nações Unidas para os Refugiados) está a prestar assistência de emergência às pessoas afetadas pelas inundações devastadoras, na Líbia. E pode fazer o seu donativo para a Campanha de Emergência.
  • AMI

Emergência com Marrocos

Sabia que em Portugal há muitas crianças que são separadas da sua família de origem e que precisam de acolhimento temporário? Em Lisboa são cerca de 1400 as crianças que vivem em instituições, e 300 têm menos de 6 anos. 

O acolhimento pode ser na sua família! 

A Fundação "O Século" tem uma resposta social - O Acolhimento Familiar Rede de Laços - que procura e acompanha famílias com valores solidários e motivação para ajudar uma criança em perigo. 

E o que é o acolhimento familiar? Trata-se de uma medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças, com carácter transitório e temporário, aplicada pelos Tribunais ou CPCJ, que atribui a confiança de criança ou jovem a uma pessoa singular ou a uma família, visando proporcionar à criança ou jovem a integração em meio familiar estável que lhe garanta os cuidados adequados às suas necessidades e ao seu bem-estar, bem como a educação e o afeto necessário ao seu desenvolvimento. 

As famílias e crianças acolhidas são acompanhadas tecnicamente pelas equipas de Acolhimento Familiar de forma próxima e permanente. 

Gostava de ser família de acolhimento? 

Saiba mais em:

Site: https://oseculo.pt/accao-social/rede-de-lacos/ 

Instagram: https://www.instagram.com/acolhimentofamiliar.oseculo/

A Liga Portuguesa Contra o Cancro ( LPCC) assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. 

No âmbito da área de prevenção do cancro a LPCC lança a campanha “Verão com Prevenção”, uma iniciativa que pretende alertar para o horário de exposição solar seguro.

O sol é fonte de vida e de energia e tem efeitos benéficos sobre a saúde. Mas, se pequenas quantidades de radiação ultravioleta são benéficas e essenciais na produção da vitamina D3, a exposição excessiva à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde. Os danos cumulativos causados pela radiação UV podem levar ao envelhecimento precoce da pele, bem como ao cancro de pele. 

Para uma exposição solar segura, deve seguir as seguintes recomendações: 

- Proteja-se do sol nas horas mais perigosas:

- Aplique protetor solar com um fator de pelo menos 30;

- Use camisola de mangas compridas chapéu de abas largas e óculos escuros;

- Procure uma sombra;

- Não frequente solários. 

Saiba como ter um “Verão com Prevenção”, aqui: https://www.ligacontracancro.pt/veraocomprevencao/

A missão da Operação Nariz Vermelho é levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica. 

A Operação Nariz Vermelho oferece aos hospitais as visitas, angariando os fundos necessários através de donativos, particulares e empresariais, campanhas e merchandising. Neste momento são garantidas visitas hospitalares semanais, durante 42 semanas por ano, aos 17 hospitais abrangidos pelo programa. A equipa de artistas é constituída por 34 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 16 profissionais. 

Uma vez que não usufruem de qualquer tipo de apoio estatal, a angariação de fundos junto da comunidade é essencial para que esta missão seja continuada. 

Meta o nariz nesta missão, saiba como em www.narizvermelho.pt

Em Portugal, registam-se mais de 43.000 pedidos de ajuda a crianças que crescem em situação de perigo. 

As Aldeias de Crianças SOS são uma organização internacional sem fins lucrativos com intervenção direta junto de crianças e jovens em perigo ou em risco de perder os cuidados parentais. 

Ao longo de mais de 70 anos, o seu trabalho continua a contribuir para comunidades mais fortes, sistemas de apoio a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e, assim, tornar o mundo melhor! 

Em Portugal, existem há 58 anos e atualmente acompanham mais de 420 crianças, jovens e mais de 180 famílias através do Programa de Cuidados Alternativos e do Programa de Fortalecimento Familiar. 

No entanto, infelizmente, estamos longe do mundo ideal. Em Portugal, registam-se milhares de pedidos de apoio a crianças negligenciadas e abandonadas. Esta é uma realidade e as Aldeias de Crianças SOS existem para mudar este cenário. 

Precisamos da ajuda de todos para mudar esta triste realidade. 

Juntos caminhamos por um mundo melhor!

Faça o seu donativo aqui

A CP, no âmbito das suas ações de Responsabilidade Social, apoia a Terra dos Sonhos, uma organização sem fins lucrativos, facilitando as deslocações e promovendo a recolha de donativos, através da divulgação das causas desta Associação. 

Torne-se  também um Amigo de Sonho, fazendo um donativo regular à Terra dos Sonhos, contribuindo assim para um acompanhamento próximo e integrado a cada vez mais crianças e jovens, em situação de doença ou de acolhimento, e ainda adultos com doença crónica, promovendo o seu bem-estar, o das suas famílias e o dos seus cuidadores. 

Escolher doar à Terra dos Sonhos, o que estiver ao seu alcance, é passar a ser parte ativa de uma ‘equipa’ que se esforça diariamente para proporcionar o bem-estar de pessoas em situação de grande vulnerabilidade, alimentando a esperança, mesmo quando outros a perdem. É realizar sonhos grandes, por vezes de crianças tão pequeninas, é contribuir para a capacitação e felicidade de quem vive numa instituição de acolhimento, sujeito a enormes desafios. 

Saiba mais sobre os sonhos que estão a ser realizados em Associação Terra dos Sonhos e ajude.

A Crescer é uma IPSS fundada em 2001 que conta com profissionais especializados na área da intervenção comunitária com grupos excluídos e vulneráveis contando atualmente com os seguintes projetos:

É UMA RUA–  Equipas de Rua que intervêm na cidade de Lisboa e numa área específica de Amadora, segundo a filosofia da Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD);

REACH_U - Projeto de eliminação do vírus da hepatite C, dirigido a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade expostas à sua contração e propagação;

É UMA RUA–Equipa para dar resposta às pessoas que se encontram em situação de sem abrigo em zonas específicas da cidade de Lisboa;

É UMA CASA- Casas  para pessoas em situação de sem abrigo, com o objetivo de promover a sua inclusão na comunidade;

É UMA VIDA– Parceiros do Programa Municipal de Acolhimento aos Refugiados na Cidade de Lisboa (PMAR Lx);

• No Border -criação de um espaço onde os requerentes de asilo e refugiados na cidade de Lisboa possam encontrar um conjunto de serviços/apoios dirigidos às necessidades que temos identificado como mais prementes;

• YalaLearn - Promoção da inclusão social e profissional de pessoas migrantes, requerentes de asilo e refugiadas, através de um acompanhamento individualizado de cada pessoa, incluindo a oferta de cursos de alfabetização e de língua portuguesa;

• É UM RESTAURANTE, É UMA MESA e É UMA ESPLANADA –restaurantes onde o serviço é assegurado por pessoas que estão ou estiveram em situação de sem abrigo. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, através da formação, integração no mercado de trabalho e da sua inclusão na comunidade.

Conheça os projetos aqui: https://crescer.org/

Pode ajudar de diversas formas, sendo todas elas essenciais como contribuir com donativos regulares ou pontuais ou até fazer doações de bens essenciais.

Junte-se à luta por oportunidades para todos!

Cartão Reflorestar

O mês de agosto de 2022 ficou assinalado na história da Serra da Estrela pelas marcas que o fogo deixou neste território classificado como Geopark Mundial da UNESCO. Para além da sua geologia, também a sua biodiversidade e cultura fazem parte desta classificação.

Neste sentido, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO decidiu lançar o cartão “REFLORESTAR”  que tem como objetivo único gerar receitas para apoiar e promover ações de reflorestação, estabilização dos solos e restauro de ecossistemas.

Para além de estar a contribuir para a regeneração da paisagem da Estrela, poderá ainda usufruir de um conjunto de descontos nos mais diversos parceiros deste Geopark, promovendo o património natural e a paisagem deste território.

O Cartão tem o custo de apenas 10 € e permite usufruir de descontos em restauração, alojamento, museus, animação turística, entre outros.

Saiba mais aqui.

Seja solidário e participe nesta ação de recolha de bens alimentares. 

A crise e a perda de rendimentos por parte de muitas famílias vem acentuando situações às quais não podemos ser alheios e por isso divulgamos agora a causa da Liga Nacional Contra a Fome, nomeadamente os Programas de Ajuda Alimentar do Refeitório Social em Rio Tinto/Gondomar, onde são servidas diariamente 50/60 refeições de forma gratuita. 

Paralelamente a este programa de ajuda,  a LNCF, sem qualquer ajuda estatal, efetua também a entrega mensal de cabazes alimentares, na delegação de Coimbra (20 agregados familiares) e em Rio Tinto/Gondomar (30 agregados familiares), sendo que os números das famílias necessitadas aumentam diariamente, pelo que toda a ajuda é bem-vinda, seja monetariamente, seja em bens alimentares. 

Os alimentos mais necessários são: 

  • arroz;
  • massas;
  • enlatados (grão, feijão, atum e salsichas);
  • azeite;
  • óleo;
  • cereais;
  • bolachas, etc. 

Os bens alimentares doados permitirão reforçar os cabazes entregues às famílias carenciadas e servirão, também, para serem confecionados no refeitório social, podendo ser entregues: 

Delegação de Coimbra
Rua João Jacinto nº44/46, 3000-225 Coimbra, das  9h às 18h.
Contacto: 239 062 061 

Delegação de Rio Tinto
Refeitório Social - Rua Calouste Gulbenkian, nº 325, 4435-135 Rio Tinto, das 9h às 18h
Contacto: 224 961 724 

Se pretender fazer donativo monetário, pode fazê-lo através dos meios abaixo:

Apelamos à ajuda de todos, para que a Liga Nacional Contra a Fome possa contribuir para dar uma resposta a todos aqueles que procuram apoio alimentar.

Opus Diversidades é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos, cuja Missão é a defesa dos direitos humanos com especial incidência nas minorias sexuais e étnicas.

Há 25 anos que a Associação Opus Diversidades “Abraça Pessoas e Abre Horizontes” e, prova desse envolvimento, é a criação da CATE (Casa de Acolhimento Temporário de Emergência), onde recebe pessoas em situação de sem-abrigo e de grande vulnerabilidade.

Este projeto, reconhecido pela IKEA com a atribuição do prémio da 2ª Edição do Concurso pela Igualdade e Inclusão de Pessoas LGBT+ «IKEA IDAHOT 2022» , vai permitir melhorar as condições da Casa de Acolhimento, com a instalação de uma nova cozinha, a decoração do espaço, a substituição de roupas de cama e de banho, etc.

Esta requalificação constitui um investimento social estratégico e urgente que impactará positivamente as pessoas acolhidas para que usufruam de um ambiente seguro, estável e confortável, promovendo a sociabilização e apoiando a autonomização e a empregabilidade, através de uma Equipa Multidisciplinar que presta apoio psicológico, social, jurídico, etc., mitigando o sofrimento e a vulnerabilidade. 

Mas antes disso, é necessário fazer obras mais estruturais e urgentes,  para as quais solicitamos a colaboração de todos!

Para apoiar esta causa (1)  basta:

  • Fazer uma transferência para o IBAN PT50 0033 0000 45669002912 05
  • ou através de MB WAY – 967 892 924 

(1) Enquanto IPSS, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, de acordo com os Artº 61º, Artº 62º e Artº 63º do Capítulo X do Estatuto dos Benefícios Fiscais (Decreto-Lei n.º 215/89, de 1 de Julho), todos os donativos recebidos, quer em dinheiro quer em espécie, são dedutíveis em sede de IRS (pessoas singulares) e de IRC (pessoas coletivas).

O Cartão Solidário oferece-lhe descontos em vários produtos e serviços ao mesmo tempo que ajuda várias instituições de solidariedade. Basta apresentar o seu cartão numa das centenas de lojas ao longo do país, para usufruir de um desconto imediato até 50% e gerar um donativo para as instituições beneficiárias.

Nesta 3ª edição, este projeto foca-se em projetos de apoio a crianças e idosos e os fundos angariados revertem a favor das seguintes Entidades: Crescer Ser, Terra dos Sonhos, Sorriso Solidário , APAV, Coração Amarelo e APPDA. 

Com o Cartão Solidário, já é possível praticar um gesto solidário num ato comum do dia a dia – a compra de bens e serviços. Sempre que usar, para além de poupar, ajuda quem mais precisa.

Adira. (Tem o valor de apenas 10 €, que corresponde à quota anual de associado).

É bom para si, é ótimo para quem precisa!

 

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla é uma IPSS de âmbito nacional, com a missão de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas afetadas pela doença. Em Portugal estima-se que existam mais de 8.000 pessoas com Esclerose Múltipla (EM) embora  se considere que este número esteja subestimado, tanto pelo número de pessoas que estão sem diagnóstico e como pelas que estão em tratamento confirmado. 

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, autoimune, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central e os sintomas mais comuns da EM são fadiga, alterações na marcha, dormência, espasticidade (sensação de rigidez e espasmos musculares), fraqueza, problemas de visão, tonturas, problemas de bexiga, disfunção sexual, problemas intestinais, dor, dificuldades cognitivas, alterações emocionais, depressão, alterações na fala, alterações na deglutinação, tremor, convulsões, problemas respiratórios, perda de audição e disfunção da bexiga. 

Alguns sintomas da esclerose múltipla são imediatamente óbvios. Outros, são frequentemente sintomas invisíveis. Estes podem ser difíceis de descrever para outras pessoas e, por vezes, a família e os prestadores de cuidados não compreendem os efeitos que estes têm na pessoa com Esclerose Múltipla, no emprego, atividades sociais e qualidade de vida gerando estereótipos, estigmas e exclusão social, impedindo por vezes que os cidadãos e cidadãs tenham acesso a uma vida “normal” em sociedade. 

Há mais de três décadas que a SPEM se dedica à conquista de uma melhor qualidade de vida para as pessoas com EM. Neste caminho, contam com o valioso e muito generoso apoio de entidades e pessoas que, de múltiplas formas podem contribuir para a nossa causa. Toda a ajuda é importante. 

Colabore com a SPEM: 

Faça-se sócio 

Seja voluntário 

Faça uma doação

 Com o seu contributo será possível aumentar a entrega de Cães de Assistência a pessoas com diversidade funcional.

A ÂNIMAS é uma Associação sem fins lucrativos que visa ceder de forma gratuita cães de serviço, promovendo a integração social e profissional de pessoas com diversidade funcional, com o cão de Ajuda social.

Estes cães auxiliam indivíduos utilizadores de cadeiras de rodas ao realizar tarefas como abrir portas, recolher objetos do chão; pessoas com epilepsia em momento da crise; pessoas portadoras do espectro do autismo; pessoas com stress pós traumático e cães para surdos que alertam para o toque de uma campainha, para o choro de um recém-nascido, para o alarme de incêndio.

Estão a decorrer diversos programas tanto de atividades como de Terapia Assistida por Animais – uma metodologia de intervenção, realizada por profissionais de saúde, em que o animal é considerado parte integrante do processo terapêutico;

Atualmente estão presentes em todo o território continental, tanto na formação, acompanhamento  e entrega gratuita dos Cães de Assistência, como noutras áreas de intervenção como os centros de acolhimento da CPCJ e entidades que também acolhem crianças e jovens, Centros de Apoio à Aprendizagem de vários Agrupamentos Escolares, Hospital Magalhães Lemos - Ala Psiquiátrica, Pessoas Sem Abrigo (em parceria com a Associação Cais).

Com o seu contributo será possível aumentar a capacidade de formação e entrega destes Cães de Assistência em todo o território nacional.

Juntos transformamos vidas, contribua!

NIB :  PT50 0010 0000 2716 9480 00118

MB Way:  936 871 283

A Associação Corações Com Coroa (CCC) atribui bolsas de estudo, consultas gratuitas de psicologia ou serviço social, bem como apoio jurídico a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Fundada em 2012, a CCC tem o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento. Nasceu do compromisso da sua fundadora, Catarina Furtado, enquanto Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e mantém, desde o primeiro dia, o seu objetivo: a defesa dos Direitos Humanos, na perspetiva da promoção da igualdade de género e através do empoderamento de raparigas e mulheres. 

Com o projeto artístico-pedagógico “CCC vai à Escola”, trabalha com alunas do 9º ano as problemáticas da violência no namoro e do bullying e está também envolvida em diversas iniciativas de apoio a refugiados e migrantes, nomeadamente através de ações de orientação cultural e do ensino de português. 

A CP- Comboios de Portugal, apoia o projeto da Associação Corações Com Coroa “Bolsas de Estudo CCC”, facilitando as deslocações de jovens raparigas bolseiras, com bons resultados escolares, mas em situação de vulnerabilidade social e em risco de não conseguir prosseguir os estudos. 

Saiba como ajudar também