Política de qualidade e segurança

Conheça aqui a nossa politica de Qualidade e Segurança

A satisfação e a segurança dos Clientes, a motivação dos colaboradores, a competitividade, as exigências crescentes do mercado, bem como a envolvente económico-social, incentivam a CP a manter e desenvolver o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e o Sistema de Gestão da Segurança (SGS).

o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

O início da implementação do SGQ remonta a dezembro de 1999, tendo terminado a sua primeira etapa em outubro de 2002 com a certificação, pela Norma ISO 9001, dos então Órgãos Centrais da CP Lisboa e da CP Porto. A segunda etapa, concluída no final de 2008, passou pela certificação da CP Carga, CP Longo Curso, CP Regional, CP Frota e CP Serviços.

Em dezembro de 2008, a CP adquiriu o estatuto de empresa totalmente certificada de acordo com a Norma NP ISO 9001.

A CP é a primeira empresa ferroviária europeia, de dimensão nacional, a obter a certificação da qualidade de todos os seus processos críticos de negócio.

Ao longo destes anos, podemos listar um conjunto alargado de benefícios que o SGQ trouxe para a organização:

  • ajudou no processo de definição da visão, da missão e dos valores da CP;
  • maior focalização no Cliente, com a publicação do Relatório da qualidade do serviço CP. Aqui, os Clientes da CP e a sociedade em geral poderão ficar a par do desempenho do serviço prestado em diversas valências: informação, atendimento, limpeza, segurança, pontualidade dos comboios, acessibilidade, reclamações e resultados dos inquéritos de satisfação do Cliente;
  • abordagem por processos e identificação de indicadores de desempenho;
  • transformação do conhecimento tácito dos colaboradores em conhecimento explícito, através da elaboração de vários procedimentos escritos associados a processos críticos da organização;
  • desenvolvimento de auditorias internas e externas a todos os processos de qualidade e elaboração do respetivo Plano de ações preventivas e corretivas;
  • implementação de sistema de sugestões dos colaboradores e do respetivo sistema de incentivos;
  • melhoria de vários processos organizacionais, como: compras, atendimento telefónico (Linha de Atendimento); gestão da legislação, gestão da regulamentação ferroviária, tratamento das reclamações dos Clientes; gestão de competências;
  • adoção de uma política de maior transparência, através da publicação de documentos relevantes de gestão.

Dispor de um Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiente (SGQA) é, indiscutivelmente, um instrumento de gestão que gera confiança acrescida, uma vez que assegura o cumprimento de requisitos rigorosos, desde a estrutura organizativa, a programação das atividades, responsabilidades, processos, procedimentos e recursos, o que aumenta a eficácia do seu desempenho e fortalece a dinâmica de melhoria contínua. Outro aspeto a salientar no âmbito da Certificação, é a notoriedade e a melhoria da imagem que proporciona às empresas junto do mercado.

É nossa convicção que a adoção das normas referidas permite às organizações em geral, e à CP em particular, posicionarem-se de forma estratégica num ambiente competitivo, para enfrentar os desafios ditados à escala global e que têm repercussões diretas na nossa atividade, sendo a melhoria sistemática dos resultados da CP um excelente exemplo. 

Política da Qualidade foi revista pelo Conselho de Administração da CP em março de 2018.