Política da Qualidade e da Segurança

Conheça a nossa Política da Qualidade e Segurança.

A satisfação e segurança do cliente, a motivação dos colaboradores, a competitividade, as crescentes exigências do mercado, bem como a conjuntura económica e social, incentivam a CP a manter e desenvolver um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e um Sistema de Gestão da Segurança (SMS), que se comprovam cada vez mais.

A implementação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) na CP iniciou-se em 1999, no mesmo ano em que o SGQ cobrindo as suas oficinas de grande reparação de material circulante (a então EMEF, Empresa do grupo CP) foi certificado de acordo com a NP EN ISO9002:1995.

Em janeiro de 2020 ocorre a integração na CP da EMEF, mantendo-se o SGQ da CP certificado em conformidade com a norma NP EN ISO 9001 no domínio do serviço de transporte de passageiros. De igual modo, fruto desta integração, a CP passou a dispor da certificação do SGQ no domínio industrial, abrangendo a conceção, fabrico, manutenção e reparação de material circulante e respetivos componentes, e operações de carrilamento. Poderá consultar os momentos-chave e o Relatório da Qualidade do Serviço e Satisfação do Cliente.

Cientes dos desafios colocados pelo Mercado e pela Regulamentação, o Sistema existente, constitui o suporte para possibilitar a integração de aspetos relevantes comuns a outros sistemas de gestão certificados. Deste modo conseguimos articular e responder com eficiência aos requisitos de certificação de outros Sistemas de Gestão, como é o caso dos requisitos regulamentares da União Europeia, aplicáveis às oficinas de Manutenção de Material Circulante Ferroviário, no âmbito do “sistema de certificação de Entidades Responsáveis pela Manutenção.

Acreditamos num desenvolvimento sustentado e socialmente responsável do sistema de manutenção de material circulante, voltado para o cumprimento das expectativas dos nossos Clientes e dos utilizadores do transporte ferroviário, tendo sempre presente que a Segurança do Material Circulante Ferroviário é para a CP, um Valor primordial permanente.

Laboratório de Calibração – Acreditação NP EN ISO/IEC 17025:2018

Reforçando a aposta na Qualidade, foi desenvolvido na EMEF, um Sistema de Gestão da Qualidade no Laboratório de Ensaios e Metrologia, acreditado pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025, garantindo padrões de rigor e confiança de acordo com este exigente standard Internacional, nos serviços de calibração internos e prestados ao exterior. Este Laboratório localizado no Entroncamento, está acreditado para realizar calibrações no âmbito dimensional, eletricidade, momento e pressão. 

Regulamento de Execução (UE) 2019/779 da Comissão

A CP é desde 20/04/2020, detentora do certificado ERM (nas quatro funções do Regulamento de Execução (UE) 2019/779 da Comissão) para a manutenção e reparação de vagões de mercadorias convencionais, incluindo vagões para transporte de matérias perigosas, emitido pela Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária (APNCF).

Esta certificação decorre da fusão por incorporação da EMEF na CP em 01/01/2020, e dá continuidade ao anterior certificado ERM da EMEF conferido em 2013. 

Após auditoria de concessão realizada no final do primeiro semestre de 2022, a CP é, também, detentora do certificado ERM (nas quatro funções do Regulamento de Execução (UE) 2019/779 da Comissão) para a manutenção e reparação de material circulante, motor, automotor e rebocado de passageiros.  

A última Política da Qualidade aprovada pelo Conselho de Administração da CP data de julho de 2023.

A última Política da Segurança foi aprovada pelo Conselho de Administração da CP em julho de 2023.