Arquivo Histórico e Centro de Documentação da CP

O Arquivo Histórico e Centro de Documentação da CP reúne o acervo empresarial, que abrange mais de 160 anos de história do transporte ferroviário, com incidência na história económica, social e política de Portugal. Para além de estar disponível para fins de investigação, está aberto ao público e presta serviço de apoio à comunidade. 

Arquivo documental, que contém documentos passíveis de serem comunicados decorridos os prazos de retenção administrativa dos mesmos. Este arquivo é composto pelo espólio produzido e recebido pela Empresa no desenvolvimento das suas atividades – estudos, atas, contratos, horários, relatórios de exercício, desenhos técnicos, cartazes, entre outros.

Arquivo fotográfico, formado por um conjunto de imagens que documentam as diferentes atividades ferroviárias que se refletiram na sociedade portuguesa ao longo do tempo, encontrando-se organizado por grandes temas.

Acervo bibliográfico e documental da informação científica e técnica especializada, de âmbito ferroviário, e constituído por monografias, publicações periódicas, legislação nacional e fichas UIC que dão entrada na Secretaria-Geral.

  • Serviço de leitura: sala de leitura com 6 lugares;
  • reprodução de documentos: fotocópias/digitalização/fotografia a preto e branco e a cores;
  • serviço de referência: consulta presencial, por correio eletrónico e por telefone;
  • outros serviços: atividades culturais e pedagógicas de temática ferroviária; estágios de pós-graduação/mestrado em Ciências Documentais – variante Arquivo, em ambiente real de trabalho, sob condições a protocolar.

Das 09h00 às 13h00 -  segunda-feira e quinta-feira, mediante marcação prévia.

Calçada do Duque, n.º 20, 1249-109 Lisboa

Telefones: 211 023 599/211 023 509

Email: dsgc@cp.pt

Transportes públicos urbanos: comboio - Estação do Rossio; metro - Restauradores e Baixa-Chiado, autocarros.