Gestão sustentável

Consulte os Relatórios de Sustentabilidade, Política Ambiental  e de Qualidade e Segurança

Desenvolvimento sustentável significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Mas, no essencial, está relacionado com a opção de responder às necessidades das pessoas de hoje, sem comprometer a capacidade das gerações futuras responderem às suas próprias necessidades.

Como tal, o desenvolvimento sustentável envolve:

  • uma visão integrada dos resultados sociais, ambientais e económicos;
  • uma perspetiva de longo prazo, preocupada com os interesses e os direitos das gerações futuras, bem como com os da população atual;
  • uma estratégia de ação inclusiva, que reconheça a necessidade de todas as pessoas se envolverem nas decisões que afetam as suas vidas;
  • In Rumo ao Sucesso – Marketing e desenvolvimento sustentável, BSCD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

A CP está classificada internacionalmente como uma das melhores no setor dos transportes, com o nível B- e a classificação Prime, relativamente aos requisitos definidos pela Oekom, para responsabilidade social e desempenho sustentável. 

Relatórios de sustentabilidade

Relatórios de sustentabilidade

A CP opera em todo o território nacional, oferecendo serviços de transporte público ferroviário essenciais para o desenvolvimento do país e para a sua coesão social e territorial.

Política ambiental

Política ambiental

Perante cidades cada vez mais congestionadas e aeroportos a atingirem o ponto de saturação, o transporte ferroviário apresenta-se, cada vez mais, como a alternativa mais competitiva.

Política de qualidade e segurança

Política de qualidade e segurança

A satisfação e a segurança dos Clientes, a motivação dos colaboradores, a competitividade, as exigências crescentes do mercado, bem como a envolvente económico-social, incentivam a CP a manter e desenvolver Sistemas de Gestão da Qualidade e da Segurança.