A Empresa

A CP E.P.E. é uma entidade pública empresarial detida a 100% pelo Estado.

Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 122 milhões (em 2017) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.

CP – Comboios de Portugal, E.P.E.

Calçada do Duque, n.º 20

1249 – 109 Lisboa

N.º único de pessoa coletiva e matrícula no C.R.C. - Lisboa: 500 498 601

Capital Estatutário 3.905.000.000 €

Ser a melhor empresa de serviços de transporte, orientada para o Cliente e amiga das pessoas e do ambiente, capaz de satisfazer as expectativas de qualidade e de segurança dos seus Clientes, pautando a sua atuação por critérios e objetivos de eficácia e de competitividade.

Prestar serviços de transporte ferroviário de passageiros, com uma dinâmica de inovação, salvaguarda do ambiente e melhoria de segurança, aumentando o valor do serviço prestado ao Cliente e reforçando as quotas de mercado nos segmentos-alvo, através de:

  • oferta de comboios competitivos em termos de rapidez, frequência, pontualidade, conforto e higiene;
  • promoção da intermodalidade para uma oferta de serviços integrados e ajustados às necessidades dos Clientes;
  • pessoal qualificado e motivado, funcionalmente enriquecido e capaz de iniciativas;
  • uma organização flexível e capaz de responder aos desafios do mercado;
  • estabelecimento de sistemas de preços compatíveis com os vários mercados e que tenham em conta a relação preço/qualidade;
  • contratualização justa quer dos serviços prestados, nomeadamente do serviço público, quer dos serviços necessários à exploração;
  • uma comunicação dinâmica e de qualidade;
  • desenvolvimento de parcerias (estratégicas) que reforcem a cadeia de valor dos serviços prestados;
  • valorização das relações com as comunidades locais.

Valores profundos

  • Segurança
  • Qualidade
  • Ambiente

Valores posicionais

  • Profissionalismo: espírito de equipa, rigor
  • Ética: verdade, honestidade, transparência
  • Iniciativa: inovação, dinamismo

Valores relacionais

  • Compromisso: confiança, diálogo
  • Humanismo: civismo, educação, cortesia
  • Promoção da eficiência

  • Alcançar a sustentabilidade económico-financeira

Uma nova ótica de gestão

Fruto do novo contexto económico e legal, a CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado. Organizou-se em torno de Áreas de Negócio, adequadas à satisfação das necessidades de diferentes segmentos de mercado.

A CP tem apostado no estabelecimento de parcerias que aumentem o valor dos serviços que presta, procurando fortalecer a sua posição no setor dos transportes.

Paralelamente, tem apostado numa requalificação dos seus recursos humanos, procurando tornar mais eficaz a sua atuação face aos novos desafios de um mercado concorrencial.

Uma nova ótica de gestão
A estrutura

A estrutura

Atualmente, a CP organiza-se em Áreas de Negócio.

  • Comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra;
  • Comboios Alfa Pendular, Intercidades e Internacional;
  • Comboios Regionais e InterRegionais.

A CP em números (2017)

33 milhões (€)

de venda online

2.179 km

de rede ferroviária

122 milhões

de passageiros/ano

Mais de 160

anos de experiência