A Empresa

A CP E.P.E. é uma entidade pública empresarial detida a 100% pelo Estado.

Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 145 milhões (em 2019) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.

CP – Comboios de Portugal, E.P.E.

Calçada do Duque, n.º 20

1249 – 109 Lisboa

N.º único de pessoa coletiva e matrícula na C.R.C. - Lisboa: 500 498 601

Capital Estatutário 3.959.489.351,01 €

A CP como líder nacional de mobilidade integrada – simples, pessoal e sustentável.

Ligar pessoas e comunidades, de forma sustentada e alicerçada no modo ferroviário.

Cliente

  • Segurança - prestar o serviço ao Cliente com segurança. 
  • Ambiente - contribuir para a preservação do ambiente.
  • Confiança - garantir a qualidade do serviço e a satisfação dos Clientes.

Equipa CP

  • Compromisso - trabalhar em equipa, com competência e partilha do conhecimento.
  • Ética - atuar com responsabilidade, norteando-nos pela integridade, honestidade e respeito por todos.
  • Resiliência - capacidade de adaptação à mudança e de encontrar soluções para as adversidades e desafios, superando-os mais fortalecidos.

Futuro

  • Inovação - inovar para garantir a competitividade da empresa, a qualidade dos serviços e a satisfação do Cliente.
  • Sustentabilidade - estar empenhados em obter a sustentabilidade económica, ambiental e social.
  • Liderança na mobilidade - ir mais longe, para moldar o futuro da mobilidade nacional, aumentando a coesão territorial.

Objetivos

Num contexto favorável ao investimento na ferrovia, a CP assume o protagonismo na promoção de uma estratégia nacional de mobilidade na qual o modo ferroviário deve ter um papel primordial.

Tendo em conta a situação atual da empresa e o seu contexto, é necessário capacitar a CP, potenciando os ativos existentes, otimizando-os, aperfeiçoando e adquirindo novas competências, criando valor para os seus Clientes. Para dar suporte aos projetos em desenvolvimento, ou a desenvolver, os Objetivos Estratégicos, que alinharão de forma unívoca a atividade nos próximos anos são:

  • Ativos | Potenciar, otimizar e aumentar a eficiência dos ativos para superar os desafios estratégicos da CP.
  • Competências | Desenvolver competências para aumentar a produtividade e a competitividade da CP, garantindo a sua sustentabilidade.
  • Clientes | Crescer, garantindo a prestação de um serviço com qualidade, promovendo a satisfação do Cliente e liderando as novas plataformas de mobilidade integrada.

Equipa de Gestão

Uma nova ótica de gestão

Fruto do novo contexto económico e legal, a CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado. Organizou-se em torno de Áreas de Negócio, adequadas à satisfação das necessidades de diferentes segmentos de mercado.

A CP tem apostado no estabelecimento de parcerias que aumentem o valor dos serviços que presta, procurando fortalecer a sua posição no setor dos transportes.

Paralelamente, tem apostado numa requalificação dos seus recursos humanos, procurando tornar mais eficaz a sua atuação face aos novos desafios de um mercado concorrencial.

Uma nova ótica de gestão
A estrutura

A estrutura

Atualmente, a CP organiza-se em Áreas de Negócio.

  • Comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra;
  • Comboios Alfa Pendular, Intercidades e Internacional;
  • Comboios Regionais e InterRegionais.

A CP em números (2020)

22,8 milhões (€)

de venda online

2.179 km

de rede ferroviária

86,9 milhões

de passageiros/ano

Mais de 160

anos de experiência