A Empresa

A CP E.P.E. é uma entidade pública empresarial detida a 100% pelo Estado.

Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 122 milhões (em 2017) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.

CP – Comboios de Portugal, E.P.E.

Calçada do Duque, n.º 20

1249 – 109 Lisboa

N.º único de pessoa coletiva e matrícula no C.R.C. - Lisboa: 500 498 601

Capital Estatutário 3.905.000.000 €

No cumprimento da nossa Missão queremos pugnar pela satisfação da procura em todas as frentes de negócio em que estamos envolvidos, com um serviço de qualidade, ajustado às expectativas dos nossos clientes, garantindo a segurança ferroviária e pautando a nossa atuação por critérios de eficácia e competitividade.

Prestar serviços de transporte ferroviário de passageiros, com uma dinâmica de inovação, salvaguarda do ambiente e melhoria de segurança, aumentando o valor do serviço prestado ao Cliente e reforçando as quotas de mercado nos segmentos-alvo, através de:

  • oferta de comboios competitivos em termos de rapidez, frequência, pontualidade e conforto;
  • promoção da intermodalidade para uma oferta de serviços integrados e ajustados às necessidades dos Clientes;
  • pessoal qualificado e motivado, funcionalmente enriquecido e capaz de iniciativas;
  • uma organização flexível e capaz de responder aos desafios do mercado;
  • estabelecimento de sistemas de preços compatíveis com os vários mercados e que tenham em conta a relação preço/qualidade;
  • contratualização quer dos serviços prestados, nomeadamente do serviço público, quer dos serviços necessários à exploração;
  • uma comunicação dinâmica e de qualidade;
  • desenvolvimento de parcerias (estratégicas) que reforcem a cadeia de valor dos serviços prestados;
  • valorização das relações com as comunidades locais.

Valores profundos

  • Segurança
  • Qualidade
  • Ambiente

Valores posicionais

  • Profissionalismo: espírito de equipa, rigor
  • Ética: verdade, honestidade, transparência
  • Iniciativa: inovação, dinamismo

Valores relacionais

  • Compromisso: confiança, diálogo
  • Humanismo: civismo, educação, cortesia
  • Reforçar a qualidade do serviço prestado, contribuindo para uma maior satisfação dos Clientes e respondendo às suas necessidades de mobilidade;
  • Dinamizar a organização, através do reforço dos meios produtivos e promoção da eficiência e produtividade, designadamente:
    • Aquisição de material circulante e implementação de novos modelos produtivos, substituindo a atual frota diesel, já obsoleta, e eliminando a dependência face à RENFE;
    • Rejuvenescimento do quadro de efetivos e renegociação do Regulamento de Carreiras e do Acordo de Empresa, adequando e integrando as carreiras profissionais, reforçando as competências do capital humano e gerando simultaneamente um compromisso com os resultados da Empresa;
  • Criar mais valor, promovendo o diálogo com os agentes sociais e políticos e com as organizações representativas dos trabalhadores, estabelecendo parcerias estratégicas com o gestor de infraestruturas e outros stakeholders e criando condições para aproveitar novas oportunidades de negócio;
  • Promover o equilíbrio financeiro, pelo estabelecimento do quadro de contratualização quer do serviço público quer da utilização da infraestrutura, pela continuação do saneamento da dívida histórica, pela racionalização dos gastos, pela rentabilização de activos não essenciais e pela promoção da sustentabilidade das empresas participadas.

 

Equipa de Gestão

Uma nova ótica de gestão

Fruto do novo contexto económico e legal, a CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado. Organizou-se em torno de Áreas de Negócio, adequadas à satisfação das necessidades de diferentes segmentos de mercado.

A CP tem apostado no estabelecimento de parcerias que aumentem o valor dos serviços que presta, procurando fortalecer a sua posição no setor dos transportes.

Paralelamente, tem apostado numa requalificação dos seus recursos humanos, procurando tornar mais eficaz a sua atuação face aos novos desafios de um mercado concorrencial.

Uma nova ótica de gestão
A estrutura

A estrutura

Atualmente, a CP organiza-se em Áreas de Negócio.

  • Comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra;
  • Comboios Alfa Pendular, Intercidades e Internacional;
  • Comboios Regionais e InterRegionais.

A CP em números (2018)

41 milhões (€)

de venda online

2.179 km

de rede ferroviária

126 milhões

de passageiros/ano

Mais de 160

anos de experiência