A Empresa

A CP é uma entidade pública empresarial que tem como único acionista o Estado Português e está sujeita à tutela do Ministério das Infraestruturas e Habitação e do Ministério das Finanças.

Como agente ativo da sociedade, a CP assume a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país e dos seus cidadãos, através de um bom desempenho da sua atividade comercial.
Com cerca de 173,2 milhões (em 2023) de passageiros transportados por ano, a CP é uma das mais representativas empresas portuguesas e a maior empresa de transportes terrestres a operar em Portugal.

CP – Comboios de Portugal, E.P.E.

Calçada do Duque, n.º 20

1249 – 109 Lisboa

N.º único de pessoa coletiva e matrícula na C.R.C. - Lisboa: 500 498 601

Capital Estatutário 212.635.680,46 €

A CP como líder nacional de mobilidade integrada – simples, pessoal e sustentável.

Ligar pessoas e comunidades, de forma sustentada e alicerçada no modo ferroviário.

Cliente

  • Segurança - prestar o serviço ao Cliente com segurança. 
  • Ambiente - contribuir para a preservação do ambiente.
  • Confiança - garantir a qualidade do serviço e a satisfação dos Clientes.

Equipa CP

  • Compromisso - trabalhar em equipa, com competência e partilha do conhecimento.
  • Ética - atuar com responsabilidade, norteando-nos pela integridade, honestidade e respeito por todos.
  • Resiliência - capacidade de adaptação à mudança e de encontrar soluções para as adversidades e desafios, superando-os mais fortalecidos.

Futuro

  • Inovação - inovar para garantir a competitividade da empresa, a qualidade dos serviços e a satisfação do Cliente.
  • Sustentabilidade - estar empenhados em obter a sustentabilidade económica, ambiental e social.
  • Liderança na mobilidade - ir mais longe, para moldar o futuro da mobilidade nacional, aumentando a coesão territorial.

Assumindo o seu compromisso com as melhores práticas e normas internacionais a CP definiu a sua “Política dos Sistemas de Gestão” de forma global e enquadradora dos seus sistemas de gestão da qualidade, do ambiente, da segurança*, da inovação e dos ativos, bem como da manutenção do material circulante (ERM), em articulação com o sistema de gestão da segurança (SGS) e com o sistema de gestão das pessoas.

Em estrito alinhamento com a nossa Missão e Visão e conscientes da nossa responsabilidade empresarial e social, empenhamo-nos em ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes, colaboradores e parceiros, através de uma cultura de inovação, sustentabilidade e de melhoria contínua.

Veja aqui a Política dos Sistemas de Gestão da CP

Saiba mais sobre os Sistemas de Gestão da CP

Equipa de Gestão

Uma nova realidade empresarial

A CP desenvolveu uma profunda transformação de adaptação ao mercado,  uma nova realidade empresarial e correspondentes desafios, resultantes da fusão por incorporação da EMEF na CP. Esta fusão conduziu a uma reorganização das áreas da empresa com o objetivo de reforçar a capacidade operacional e funcional com ganhos de qualidade, eficiência e racionalidade, melhor afetação de recursos e competências, numa estrutura simultaneamente mais ágil e robusta.

Como corolário da atividade da CP, está e estará sempre o compromisso com o Cliente, que todos os dias procuraremos servir mais e melhor, na prossecução de altos níveis de competitividade e sustentabilidade, contando para isso com o envolvimento ativo e imprescindível de toda a organização, solidamente comprometida com uma renovada cultura empresarial orientada para servir a comunidade.

Uma nova realidade empresarial
Plano Estratégico 2022-2030

Plano Estratégico 2022-2030

O Plano Estratégico 2022-2030 pretende orientar, focar, alinhar e mobilizar toda a Empresa para alcançar desafios presentes e futuros e assenta em dez objetivos estratégicos que promovem a sustentabilidade económica, social e ambiental do país, sendo eles:

1. Preparar a CP para um novo contrato de obrigações de serviço público (CSP);
2. Recuperar económica e financeiramente a CP e crescer;
3. Antecipar e liderar a alta velocidade;
4. Reformular e modernizar a oferta, tirando partido da nova geografia ferroviária;
5. Melhorar a experiência do cliente num novo contexto de mobilidade;
6. Aumentar a eficiência, segurança e sustentabilidade dos processos;
7. Mobilizar, qualificar e rejuvenescer as equipas;
8. Evoluir os sistemas e transformar digitalmente a CP;
9. Inovar para modernizar a CP;
10. Liderar a mobilidade verde e reforçar os compromissos sociais da CP.

Um compromisso de reforço e crescimento na relação com todos os stakeholders e afirmação da CP como um dos players principais na mobilidade nacional. 
Saiba mais.

A CP em números (2023)

59,6 milhões (€)

de venda online

2.221 km

de rede ferroviária

173,2 milhões

de passageiros/ano

Mais de 167

anos de experiência