App
De momento, não existem processos de admissão em curso. Para algum esclarecimento contacte por favor: recrutamento@cp.pt.
É uma das profissões mais reconhecidas do setor ferroviário. A sua atividade consiste na condução dos comboios (locomotivas, automotoras, etc.).
Por norma, também é da sua responsabilidade a preparação prévia dos comboios, efetuando os ensaios aos sistemas e equipamentos de condução e segurança do comboio, bem como aspetos relacionados com o conforto dos passageiros.
Dá-se preferência a candidatos que possuam o 12º ano de escolaridade, formação técnico-profissional de eletricidade, eletrónica ou mecânica e capacidade de leitura de textos em inglês.
Normalmente conhecidos por “revisores”, os Operadores de Revisão e Venda são um dos grupos profissionais que está na primeira linha de contacto com os Clientes.
A sua atividade principal consiste no apoio direto ao Cliente, tendo, também, a função de fiscalização dos títulos de transporte.
Compete-lhes garantir, em primeira mão, a qualidade do serviço nos comboios, especialmente ao nível do conforto e da segurança dos passageiros.
Dá-se preferência a candidatos que possuam boa fluência verbal em português e em idiomas estrangeiros (particularmente, o inglês) e boas competências para atendimento ao público.
Os assistentes e operadores asseguram o serviço comercial nas estações. A sua atividade principal consiste em informar os Clientes e em vender títulos de transporte.
Compete-lhes, também, efetuar a contabilidade e garantir o bom funcionamento dos equipamentos e das instalações afetas às estações. Em determinadas situações, podem desempenhar tarefas de apoio a manobras ou outras necessárias à segurança da circulação de comboios.
Dá-se preferência a candidatos que possuam bons conhecimentos de utilização de equipamentos informáticos, fluência verbal em português e em idiomas estrangeiros (particularmente, o inglês) e boas competências para atendimento ao público.
Aos técnicos licenciados ou bacharéis compete a realização de estudos, projetos ou pareceres, a organização e supervisão de atividades, a gestão de meios humanos, materiais, financeiros ou outros, bem como a orientação técnica, funcional ou hierárquica de outros trabalhadores.
São, sobretudo, recrutados candidatos com formação em engenharia, gestão de empresas, economia ou marketing.