Política Ambiental

A CP trabalha diariamente para reduzir a sua pegada ecológica.

Perante cidades cada vez mais congestionadas e aeroportos a atingirem o ponto de saturação, o transporte ferroviário apresenta-se, cada vez mais, como a alternativa mais competitiva.

É um meio de transporte:

  • seguro;
  • ocupa pouco espaço na organização territorial;
  • utiliza relativamente pouca energia;
  • pouco poluente.  

Para uma maior mobilidade de pessoas, o comboio combina a elevada capacidade de transporte com o desempenho e a segurança, sendo o complemento perfeito de outros meios de transporte.

Assim, a CP assume-se como a chave para a mobilidade sustentável, num cenário em que a eficiência anda de mãos dadas com a qualidade de vida e o respeito pelo ambiente.

Estamos a trabalhar para melhorar o nosso desempenho ambiental.

Numa base puramente voluntária, a CP instituiu uma Política Ambiental própria e aposta no seu cumprimento, através da implementação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

A definição da Política Ambiental constituiu o ponto de partida para uma atuação que visa a melhoria do desempenho ambiental da organização, transmitindo um sinal claro de mudança aos seus colaboradores, Clientes e fornecedores.

Ao garantir o cumprimento da Política Ambiental, através da implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), a CP responsabiliza-se não só por cumprir a legislação e os regulamentos ambientais aplicáveis e compromissos assumidos, mas também em aumentar a sua eficiência energética, melhorar a gestão dos seus recursos e assegurar o encaminhamento correto dos seus resíduos.

Política Ambiental foi aprovada pelo Conselho de Administração da CP em julho de 2023.

A CP trabalha diariamente para reduzir a sua pegada ecológica.

A integração das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável nas políticas de transporte, associadas a uma transferência modal para o transporte público, nomeadamente por meio ferroviário, é hoje considerada uma questão de racionalidade e de estratégia de desenvolvimento.

Viajar com a CP significa assegurar um contributo individual em nome do desenvolvimento sustentável, uma vez que:

  • Menor consumo energético
    De entre todos os modos de transporte, o transporte ferroviário utiliza a energia da forma mais eficiente e a tração elétrica pode utilizar eletricidade produzida pelas mais diversas fontes de energia renováveis.

  • Menos poluição
    O setor dos transportes é o principal responsável pelo aumento das emissões gasosas para a atmosfera.
    As emissões de gases poluentes para a atmosfera causam um impacto direto na saúde e na natureza.
    Comparativamente com os meios de transporte rodoviário e aéreo, o meio de transporte ferroviário é apenas responsável por uma ínfima parte dessas emissões.

  • Utilização económica do espaço
    Os comboios oferecem uma elevada capacidade de transporte por área de solo ocupada, podendo transportar numa só viagem um elevado número de passageiros (por exemplo, o Alfa Pendular na ligação Porto–Faro pode transportar até 301 passageiros).

  • Nível elevado de segurança
    O transporte ferroviário é a forma mais segura de viajar. O meio ferroviário possui sistemas de segurança com elevado grau de redundância, regras de operação rigorosas e investe numa manutenção exigente.

Para conhecer melhor o trabalho que a CP tem vindo a desenvolver nestas áreas consulte abaixo:

Com o objetivo de reforçar estas vantagens, a CP está empenhada em reduzir ainda mais o impacto ambiental da sua atividade. Este processo faz parte da estratégia da empresa, constituindo um dos seus valores essenciais, pelo que contamos consigo para ser mais um dos passageiros e fazer a sua parte na redução de emissão de CO2.

O manual de boas práticas ambientais destina-se aos colaboradores da CP e aos prestadores/fornecedores de serviços externos, cujo desenvolvimento da atividade possam influenciar, direta ou indiretamente, o bom desempenho ambiental da CP.

Manual de Boas Práticas Ambientais

Competências Ambientais de Fornecedores

A CP é associada do BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, criada em outubro de 2001 por 36 empresas de primeira linha da economia nacional, com a missão de transpor para o plano nacional os princípios orientadores do WBCSD. A missão principal do BCSD Portugal é fazer com que a liderança empresarial seja catalisadora de uma mudança rumo ao desenvolvimento sustentável e promover nas empresas a ecoeficiência, a inovação e a responsabilidade social.

O BCSD Portugal é, desde a sua criação, membro da rede regional do WBCSD – World Business Council for Sustainable Development.