Informação para Clientes com Necessidades Específicas

Assumimos o compromisso de garantir ao CNE o acesso ao transporte ferroviário, nas estações e comboios que o permitam.

Consideram-se Clientes com Necessidades Específicas (CNE) todas as pessoas que, pretendendo utilizar os comboios da CP, tenham limitações que requeiram um apoio personalizado que garanta a igualdade de acesso.

Qualquer pessoa com limitações , permanentes ou temporárias, como, motoras, sensoriais ou intelectuais, ou também pessoas de idade avançada ou fisicamente condicionadas, que viajam com crianças de colo ou em carrinho de bebé, e pessoas grávidas.

O SIM é prestado em todos os comboios e em todas as estações a Clientes que não utilizem cadeira de rodas ou scooters de mobilidade e requer marcação prévia e obrigatória para todos os CNE  que utilizem cadeira de rodas ou scooters de mobilidade , condicionado às estações que constam na Lista de Estações com SIM para pessoas em Cadeiras de Rodas ou Scooters de Mobilidade.  

Os clientes SIM devem efetuar obrigatoriamente a requisição com um mínimo de 6 horas de antecedência. Cumulativamente, para comboios com hora de partida compreendidos entre as 22h00 e as 11h59 o pedido deve ser efetuado até às 20 horas da véspera.

Para comboios com reserva de lugar (Alfa Pendular e Intercidades) é obrigatória a aquisição antecipada de bilhete, por referência à marcação do serviço SIM. 

Pode requisitar o SIM através de: 

  1. Linha de Atendimento – (disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano ) 808 100 746 ((preço de uma chamada local de acordo com o seu tarifário, com máximo de 0,07 € + IVA no primeiro minuto e 0,0277 € + IVA por cada minuto seguinte nos dias úteis das 9h às 21h ou 0,0084 € + IVA das 21h às 9h, fins de semana e feriados, conforme definido pela Anacom); 

  2. Gabinetes de Apoio ao Cliente - localização e horários em Contactos

  3. Formulário de Requisição SIM , disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano. A requisição via formulário, será recebida e analisada pelos serviços da CP, que posteriormente entrarão em contacto com o Cliente informando a possibilidade ou não de prestar o SIM. Qualquer pedido carece sempre de análise e confirmação, sem a qual a CP não garante a prestação do Serviço.

Para mais informações consulte o Manual de Procedimentos SIM.

O que é?
Trata-se de um acordo celebrado entre a CP – Comboios de Portugal e o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. com o objetivo de minimizar as dificuldades de mobilidade dos Clientes com autonomia condicionada. Este acordo permite às pessoas com deficiência, com um grau igual ou superior a 80%, usufruir de um desconto de 75% sobre o valor da tarifa por inteiro, aquando da aquisição do título de transporte. Estes Clientes poderão ainda usufruir de um bilhete para acompanhante, emitido com um desconto de 25% sobre o valor da tarifa por inteiro, válido para o mesmo comboio, classe e percurso.
Permite ainda a aquisição de bilhetes com 20% de desconto, às  pessoas com deficiência igual ou superior a 60% e inferior a 80%, em viagens a efetuar em qualquer percurso.

Em que serviços é válido?
O acordo é válido, em qualquer percurso, em Turística/2ª classe para Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e comboios urbanos. 

Como posso beneficiar deste acordo?
A prova da titularidade do título de transporte e do direito ao desconto é feita mediante a apresentação de documento oficial de identificação e do "Atestado de Incapacidade Médico Multiusos" ou do "Cartão de Deficiente das Forças Armadas, ou do “Cartão de Deficiente da Polícia Judiciária”, emitidos pelas autoridades portuguesas competentes.

É da responsabilidade do Cliente, apresentar e facultar o seu título de transporte e os documentos que autorizem a utilização desse título, sempre que solicitado por um agente da CP.

Para efeitos de aquisição de um bilhete com desconto de 25%, considera-se como acompanhante da pessoa com deficiência, qualquer cidadão que não possua qualquer tipo e grau de incapacidade limitativa da sua mobilidade.

Preços Alfa Pendular e Intercidades arredondados para os 50 cêntimos superiores.

Pontos de venda: Os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online, Linha de Atendimento ou Bilheteiras.

Observações:
Os benefícios deste acordo não abrangem a utilização gratuita de qualquer outro serviço.
Estes descontos não acumulam com qualquer outro desconto em vigor.

Criámos a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, com o objetivo de reforçar a confiança destes Clientes numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.

São funções prioritárias do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, assessorar a empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades especiais, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.

Contacte-nos:

institucional@cp.pt

CP – Comboios de Portugal
Calçada do Duque, n.º 20
1249-109 Lisboa
Portugal