App
Criámos a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais, com o objetivo de reforçar a confiança destes Clientes numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.
São funções prioritárias do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais, desempenhadas pelo Senhor Tenente Coronel António Neves, assessorar a empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades especiais, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.
Contacte-nos:
apoiocliente@cp.pt
CP – Comboios de Portugal
Calçada do Duque, n.º 20
1249-109 Lisboa
Portugal
O SIM - Serviço Integrado de Mobilidade é um serviço orientado para servir Clientes com Necessidades Especiais (CNE).
O Cliente com Necessidades Especiais, pode obter informações, através de linha telefónica (+351) 808 100 746 *(808 100 SIM) (custo de uma chamada para a rede fixa nacional), que se encontra disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, nomeadamente sobre:
Para mais informações consulte o Manual de Procedimentos SIM.
Reduzimos a antecedência do pedido SIM, de 12 horas para 6 horas, tornando a experiência das pessoas com mobilidade reduzida mais simples e mais célere.
Para solicitar assistência no embarque e no desembarque, deverá requerer obrigatoriamente o Serviço. Esta requisição pode ser feita através da Linha de Atendimento ou através de correio eletrónico:
A requisição via formulário, será recebida e analisada pelos serviços da CP, que posteriormente entrarão em contacto com o Cliente informando a possibilidade ou não de prestar o SIM. Qualquer pedido carece sempre de análise e confirmação, sem a qual a CP não garante a prestação do Serviço.
Para mais informações consulte:
O que é?
Trata-se de um acordo celebrado entre a CP – Comboios de Portugal e o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. com o objetivo de minimizar as dificuldades de mobilidade dos Clientes com autonomia condicionada. Este acordo permite às pessoas com deficiência, com um grau igual ou superior a 80%, usufruir de um desconto de 75% sobre o valor da tarifa por inteiro, aquando da aquisição do título de transporte. Estes Clientes poderão ainda usufruir de um bilhete para acompanhante, emitido com um desconto de 25% sobre o valor da tarifa por inteiro, válido para o mesmo comboio, classe e percurso.
Permite ainda a aquisição de bilhetes com 20% de desconto, às pessoas com deficiência igual ou superior a 60% e inferior a 80%, em viagens a efetuar em qualquer percurso.
Em que serviços é válido?
O acordo é válido, em qualquer percurso, em Turística/2ª classe para Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e comboios urbanos.
Como posso beneficiar deste acordo?
A prova da titularidade do título de transporte e do direito ao desconto é feita mediante a apresentação de documento oficial de identificação e do "Atestado de Incapacidade Médico Multiusos suporte em papel" ou do "Cartão de Deficiente das Forças Armadas.
Para efeitos de aquisição de um bilhete com desconto de 25%, considera-se como acompanhante da pessoa com deficiência, qualquer cidadão que não possua qualquer tipo e grau de incapacidade limitativa da sua mobilidade.
Preços Alfa Pendular e Intercidades arredondados para os 50 cêntimos superiores.
Pontos de venda: Os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online, Linha de Atendimento ou Bilheteiras.
Observações:
Os benefícios deste acordo não abrangem a utilização gratuita de qualquer outro serviço.
Estes descontos não acumulam com qualquer outro desconto em vigor.