Informação para Clientes com Necessidades Específicas

Assumimos o compromisso de garantir ao CNE o acesso ao transporte ferroviário, nas estações e comboios que o permitam.

Criámos a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, com o objetivo de reforçar a confiança destes Clientes numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.

São funções prioritárias do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas, assessorar a empresa em práticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadãos com necessidades especiais, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.

Conheça aqui o novo Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas da CP, desde janeiro de 2024

Contacte-nos:

institucional@cp.pt

CP – Comboios de Portugal
Calçada do Duque, n.º 20
1249-109 Lisboa
Portugal

O SIM - Serviço Integrado de Mobilidade é um serviço orientado para servir Clientes com Necessidades Específicas (CNE).

O Cliente com Necessidades Específicas, pode obter informações, através de linha telefónica 808 100 746 (preço de uma chamada local de acordo com o seu tarifário, com máximo de 0,07 € + IVA no primeiro minuto e 0,0277 € + IVA por cada minuto seguinte nos dias úteis das 9h às 21h ou 0,0084 € + IVA das 21h às 9h, fins de semana e feriados, conforme definido pela Anacom), que se encontra disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, nomeadamente sobre:

  • Acessibilidade aos comboios da rede CP;
  • Acessibilidade aos equipamentos como Máquinas de Venda Automática de bilhetes e aos pontos de venda disponíveis para aquisição de bilhetes;
  • Condições comerciais específicas para pessoas com deficiência;
  • Conselheiro para o Cliente com Necessidades Específicas;
  • Outros canais disponíveis para obter informação ou para envio de sugestões;
  • Ajudar a planear a viagem nas melhores condições de conforto e segurança, sugerindo a origem/destino e os comboios com acessibilidade;
  • Como solicitar assistência no embarque, durante a viagem e no desembarque;
  • Registar a requisição do SIM.

Para mais informações consulte o Manual de Procedimentos SIM.

SIM - Serviço Integrado de Mobilidade para Clientes com Necessidades Específicas.

Reduzimos a antecedência do pedido SIM, de 12 horas para 6 horas, tornando a experiência das pessoas com mobilidade reduzida mais simples e mais célere.

Para solicitar assistência no embarque e no desembarque, deverá requerer obrigatoriamente o Serviço. Esta requisição pode ser feita através da Linha de Atendimento ou através de correio eletrónico:

  • Via telefone - 808 100 746 (Preço de uma chamada local de acordo com o seu tarifário, com máximo de 0,07€ + IVA no primeiro minuto e 0,0277€ + IVA por cada minuto seguinte nos dias úteis das 9h às 21h ou 0,0084€ + IVA das 21h às 9h, fins de semana e feriados, conforme definido pela Anacom) e +351 210 900 032 para chamadas internacionais  (Preço de uma chamada para Portugal de acordo com o seu tarifário);
  • Via Formulário de Requisição SIM.

A requisição via formulário, será recebida e analisada pelos serviços da CP, que posteriormente entrarão em contacto com o Cliente informando a possibilidade ou não de prestar o SIM. Qualquer pedido carece sempre de análise e confirmação, sem a qual a CP não garante a prestação do Serviço.

Para mais informações consulte:

O que é?
Trata-se de um acordo celebrado entre a CP – Comboios de Portugal e o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. com o objetivo de minimizar as dificuldades de mobilidade dos Clientes com autonomia condicionada. Este acordo permite às pessoas com deficiência, com um grau igual ou superior a 80%, usufruir de um desconto de 75% sobre o valor da tarifa por inteiro, aquando da aquisição do título de transporte. Estes Clientes poderão ainda usufruir de um bilhete para acompanhante, emitido com um desconto de 25% sobre o valor da tarifa por inteiro, válido para o mesmo comboio, classe e percurso.
Permite ainda a aquisição de bilhetes com 20% de desconto, às  pessoas com deficiência igual ou superior a 60% e inferior a 80%, em viagens a efetuar em qualquer percurso.

Em que serviços é válido?
O acordo é válido, em qualquer percurso, em Turística/2ª classe para Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e comboios urbanos. 

Como posso beneficiar deste acordo?
A prova da titularidade do título de transporte e do direito ao desconto é feita mediante a apresentação de documento oficial de identificação e do "Atestado de Incapacidade Médico Multiusos suporte em papel" ou do "Cartão de Deficiente das Forças Armadas.

Para efeitos de aquisição de um bilhete com desconto de 25%, considera-se como acompanhante da pessoa com deficiência, qualquer cidadão que não possua qualquer tipo e grau de incapacidade limitativa da sua mobilidade.

Preços Alfa Pendular e Intercidades arredondados para os 50 cêntimos superiores.

Pontos de venda: Os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online, Linha de Atendimento ou Bilheteiras.

Observações:
Os benefícios deste acordo não abrangem a utilização gratuita de qualquer outro serviço.
Estes descontos não acumulam com qualquer outro desconto em vigor.