Relatórios de sustentabilidade

Sendo uma empresa de dimensão nacional, o impacto social, económico e ambiental da CP ganha maior relevância.

Os compromissos assumidos são uma aposta no futuro e na criação de valor para os nossos Clientes, colaboradores e para o acionista.

A estratégia que temos seguido tem-se focado essencialmente na sustentabilidade económica, sem descurar as nossas responsablidades social e ambiental, indo assim de encontro às expetativas dos nossos stakeholders.

Relatório

A CP tem um papel importante na mitigação das alterações climáticas, uma vez que qualquer comboio com apenas média ocupação substitui vários veículos rodoviários ou até aéreos, muito mais poluentes e ruidosos. Cientes desta responsabilidade, os nossos recursos foram apostados nas ligações onde somos competitivos e onde transportamos mais clientes, que preferem assim o modo mais rápido e sustentável de viajar

Relatório

O ano de 2012 pautou-se por enormes dificuldades económicas, com fortes restrições ao nível da despesa e do seu financiamento, bem como por um aumento expressivo do desemprego e da contestação social. A CP, no entanto, continuou a prestar um inquestionável serviço de mobilidade à sociedade, com criação de valor para o ambiente e salvaguardando a sua responsabilidade social, ao mesmo tempo que prosseguiu uma estratégia de equilíbrio sustentável da operação. – Manuel Tomás Cortez Rodrigues Queiró  Presidente do Conselho de Administração.

Relatório

A estratégia centrou-se na continuação da criação de valor para a sociedade, garantindo o transporte nas linhas onde efetivamente existe procura adequada por um meio de transporte ferroviário pesado, maximizando o recurso à rede e ao material eletrificado (económica e ambientalmente mais favorável) e suprimindo serviços de procura muito reduzida, com clara ineficiência e desvantagem face a meios de mobilidade alternativa. – José Salomão Coelho Benoliel - Presidente do Conselho de Administração.

Relatório

A CP terminou outro período na sua longa existência de mais de 150 anos, fiel aos seus compromissos de promover a mobilidade sustentável, através da prestação de um serviço de cada vez maior qualidade, adequado às necessidades do mercado. – José Salomão Coelho Benoliel - Presidente do Conselho de Administração.

Relatório

O Relatório de sustentabilidade 2007-2008 da CP - Comboios de Portugal traduz uma reflexão sobre os desafios que a Empresa tem de enfrentar e o percurso estratégico desenvolvido ao longo dos dois últimos anos, tendo sido elaborado de acordo com as diretrizes da GRI - Global Reporting Initiative. – Francisco Cardoso dos Reis - Presidente do Conselho de Administração.

Relatório