Empresas subsidiárias e associadas | CP - Comboios de Portugal
Inovação
Como melhoramos
os nossos serviços.
Transformar a CP
Faz parte dos objetivos estratégicos o desenvolvimento de um clima favorável à inovação e à reinvenção da CP, orientando-a para o Cliente e reforçando a sua competitividade.
Estratégia de Inovação
Com a finalidade de atrair ideias, captar tendências e estimular para gerar e concretizar inovação, a estratégia de inovação assenta em quatro pilares:
Innovation Scoring
A CP utiliza o Innovation Scoring® da COTEC Portugal como ferramenta estratégica para diagnóstico e melhoria contínua de seus processos de inovação.
Baseado numa escala de 0 a 1000 pontos, o sistema avalia cinco dimensões fundamentais: estratégia, organização, processos de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), potenciadores e impacto. Com uma abordagem abrangente e detalhada, esta metodologia permite identificar áreas prioritárias e sistematizar iniciativas de inovação em todas as frentes da organização.
Em 2023, a CP alcançou um score global de 483,75.
Este resultado representa um aumento significativo de 105 pontos, em relação ao ano anterior, e revela que a CP mantém a trajetória de crescimento observada nos últimos cinco anos.