Sistemas de Gestão
Em alinhamento com a Missão e Visão e consciente da responsabilidade empresarial e social, a CP procura corresponder às expectativas dos clientes, trabalhadores e parceiros, através de uma cultura de inovação, sustentabilidade e de melhoria contínua.
A integração com outros sistemas de gestão na CP, nomeadamente da segurança, do risco, dos ativos, da inovação, da manutenção e da responsabilidade social está facilitada pela estrutura de alto nível das normas dos sistemas de gestão.
Assim, assegurando o compromisso com as melhores práticas e normas internacionais a CP está certificada em várias das seguintes dimensões:
A CP foi a primeira empresa ferroviária europeia, de dimensão nacional, a obter a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade abrangendo os seus processos relevantes de acordo com a Norma NP ISO 9001.
O Serviço de Transporte Ferroviário de Passageiros Urbanos, Regionais e de Longo Curso” está certificado desde 2008.
A “Prestação de Serviços de Reparação, Manutenção, Reabilitação, Modernização, Projeto, Fabrico, Modificação e Operações de Carrilamento de Material Circulante Ferroviário e Recondicionamento dos respetivos órgãos e equipamentos encontra-se certificada desde 1999.
O Grupo CP é desde 2013, detentor do certificado ERM (nas quatro funções do Regulamento de Execução (UE) 2019/779 da Comissão) para a manutenção e reparação de vagões de mercadorias convencionais, incluindo vagões para transporte de matérias perigosas e desde 2022 para a manutenção e reparação de material circulante, motor, automotor e rebocado de passageiros.
O Laboratório de Ensaios e Metrologia da CP está acreditado segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025, para realizar calibrações no âmbito dimensional, eletricidade, momento e pressão, desde 2008, garantindo padrões de rigor, nos serviços de calibração internos e prestados ao exterior.
A CP, de acordo com a NP EN ISO 14001, a legislação, os compromissos europeus e os regulamentos ambientais aplicáveis, tem como objetivo aumentar a eficiência energética, melhorar a gestão dos seus recursos e assegurar o encaminhamento correto dos resíduos produzidos.
Apoiando-se no referêncial da NP 4457:2021, a CP procura desenvolver um clima favorável para a existência de uma cultura da Inovação, incentivando os trabalhadores ao desenvolvimento de projetos e à sistematização e partilha de conhecimento, com vista a reforçar a competitividade da empresa.
A CP - Comboios de Portugal, E.P.E. (CP), consciente da importância estratégica da gestão de pessoas, está empenhada a implementar boas práticas no desenvolvimento, inclusão e bem-estar dos trabalhadores como pilares fundamentais para alcançar os objetivos organizacionais. Encontra-se certificada desde 2022, pela norma NP 4427.