Locomotivas da série CP 2600 e 2620
Construídas nos anos 70 e 80
As locomotivas elétricas Alsthom, séries CP 2601-2612 e 2621-2629, entraram ao serviço dos Caminhos de Ferro Portugueses nas décadas de 70 e 80.
Trata-se das primeiras locomotivas polivalentes de velocidade elevada a circularem em Portugal, que vieram dar resposta à necessidade urgente que a CP tinha em aumentar a velocidade comercial dos seus comboios de passageiros. Estes veículos eram capazes de circular a 160 km/h, tornando-se uma das grandes referências da ferrovia nacional.
As primeiras 12 unidades foram construídas entre 1974 e 1975, pelo fabricante francês Alsthom, nas suas instalações de Belfort, em França. As restantes nove locomotivas, foram produzidas pela antiga Sorefame, nas suas instalações da Amadora, e sob licença da Alsthom. Foram entregues à CP entre 1987 e 1989.
A carreira destas locomotivas começa nos anos 70 e vai até finais dos anos 2000. Circularam praticamente de norte a sul do país, destacando-se o seu serviço na Linha do Norte. Durante largos anos, foram a principal imagem de marca do eixo Porto-Lisboa. A vinda das locomotivas elétricas da série CP 5600, no início dos anos 90, bem como a chegada dos Alfa Pendular, no final da década de 90, retiraram-lhe algum do protagonismo.
Em 2010, as locomotivas foram sendo entregues à antiga CP Carga, ficando responsáveis por assegurar parte dos comboios mercadorias. Consumava-se assim, o fim oficial de mais de 35 anos de serviço no transporte de passageiros. Um ano depois, a frota de locomotivas Alsthom CP 2600 foi retirada do serviço.
Ao longo da sua extensa carreira, efetuaram vários tipos de tração, desde comboios de passageiros e mercadorias, até comboios internacionais e serviços especiais. Em 1987, inauguram o moderno serviço Alfa, entre Lisboa e Porto, rebocando as recentemente adquiridas carruagens Corail, que hoje fazem o Intercidades.
O regresso da série CP 2600 dá-se em 2020. A sua reintegração no serviço comercial, integra o ambicioso plano de recuperação de material circulante imobilizado, que a CP iniciou em 2019. Atualmente, uma parte desta frota já se encontra em circulação e a assegurar serviços Regional e Interregional.