As locomotivas 0181 a 0190 da CP

Construídas pela Henchel & Sohn

As locomotivas a vapor da série 0181-0190 entraram ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado entre 1924 e 1925.

As 10 máquinas a vapor construídas pelo fabricante alemão Henchel & Sohn para a Rede do Sul e Sueste, permitiu dotar a Companhia com locomotivas potentes e aptas, quer para o serviço de mercadorias, quer para o de passageiros. Foram entregues a Portugal por parte da Alemanha, como indeminização da I Guerra Mundial.

Inicialmente a frota recebeu a numeração de CFS 401 a 410, mas com a integração da Rede do Sul e Sueste na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1927 foram, cinco anos mais tarde, renumeradas para CPss 01201 a 01210. A partir do início dos anos 50, foi novamente renumerada passando a ser definitivamente a série 0181-0190.

Na década 40, a frota é alvo de uma importante alteração nas oficinas do Barreiro, que permitiu às locomotivas a vapor passarem a queimar fuel em vez de carvão. Esta era uma prática que, à época, estava a ser implementada nas principais séries de máquinas a vapor da Companhia, como forma de dar resposta à escassez e custos do carvão.

A carreira destas máquinas a vapor iniciou em 1924 e prolongou-se até finais dos anos 70. Circularam praticamente de norte a sul do país. Foram inicialmente colocadas no depósito do Barreiro e começaram o seu serviço comercial a assegurar a tração de comboios mistos e de mercadorias, entre o Barreiro e a Funcheira via Beja, os de minério proveniente das minas de Aljustrel e Lousal e dos comboios de adubos, entre as antigas instalações da CUF - Companhia União Fabril no Barreiro e o Entroncamento.

Mais tarde, esta série de máquinas foi utilizada também na tração de comboios nas linhas da Beira Baixa, Norte, Minho, Leixões e Douro. O programa de eliminação da tração a vapor bem como a aquisição de novas locomotivas diesel, contribuíram para a perda de protagonismo da série 0181-0190. Já no fim da sua carreira, asseguraram ainda algumas ligações entre Porto-São Bento e Viana do Castelo e Porto-São Bento e a Régua. Saíram definitivamente de serviço em 1977, ano em que foi extinta a tração a vapor na via larga em Portugal.

Entre os anos 90 e princípios dos anos 2000, as máquinas a vapor CP 0186 e CP 0187 foram recuperadas, com o objetivo de serem integradas em comboios históricos ou serviços especiais. Atualmente, a locomotiva a vapor CP 0186 está operacional e a tracionar o Comboio Histórico do Douro.