Património da UNESCO – Tomar
Uma viagem à antiga sede da Ordem dos Templários
Em 1983, a UNESCO declarou o Castelo Templário e Convento dos Cavaleiros de Cristo como Património da Humanidade. Símbolo do Renascimento e de oito séculos de história de Portugal e do Ocidente, o Castelo, construído sobre solo de culto romano e fundado no século XII, representa um conjunto monumental de grande riqueza arquitetónica. Este lugar intemporal cruza tempos e diversas manifestações artísticas, que vão desde o românico ao gótico, até ao manuelino, renascimento e barroco.
Do Convento dos Cavaleiros de Cristo e da sua sacristia manuelina Casa do Capítulo, destaca-se a célebre Janela do Capítulo. Adornada em pedra esculpida como se de renda se tratasse, dela fazem parte elementos e simbologia que representam a mística da Cavalaria Espiritual e da missão da Ordem de Cristo.
Viajar na história de Portugal é sinónimo de visitar Tomar. Banhada pelo rio Nabão e outrora sede da Ordem dos Templários, a cidade remete para um passeio interpretativo ao urbanismo de carácter medieval e ao seu centro histórico pitoresco, bem como para conhecer toda a sua riqueza artística e gastronómica da qual se destaca a Fatia de Tomar.
Entre ruas estreitas e espaços verdes aprazíveis, destacam-se os 39 hectares da Mata Nacional dos Sete Montes – o principal parque da cidade, que circunda as muralhas do castelo.