Caso pretenda fatura (para valores igual ou superior a 100 €) ou fatura simplificada (para valores até 100€) com a indicação de NIF - Numero de Identificação Fiscal, para beneficiar da dedução do IVA em sede de IRS (particulares) ou para efeitos de IVA (empresas e independentes), deverá assegurar a inserção do mesmo no momento da aquisição e sempre antes do efetuar o pagamento, para que esta informação conste do documento emitido pela CP.
Além do NIF, na fatura poderá constar o nome e morada.
Ao receber a fatura/fatura simplificada, deve verificar no imediato se os dados que constam da mesma estão corretos.
Para solicitar uma fatura de um título dos Comboios Urbanos do Porto adquirido nas Máquinas de Venda Automática ou a bordo, deverá optar por uma das seguintes opções:
- Portal da Linha Andante;
- Bilheteira CP, mediante entrega do original do comprovativo de pagamento.
A fatura/fatura simplificada está disponível para emissão até ao 10º dia (inclusive) da data da transação.
Esta informação poderá levar até um máximo de 5 dias a ser disponibilizada para emissão, estando disponível durante os 5 dias seguintes.
Os carregamentos efetuados em ATM, tendo como suporte o cartão Lisboa Viva, são geridos no site do Navegante.
O documento emitido no momento do carregamento não é uma fatura, mas sim um comprovativo de carregamento, mesmo quando o cliente insere o NIF.
Se pretender que o carregamento do seu passe fique disponível no portal e-fatura deverá escolher a opção ‘fatura simplificada com NIF’.
Este carregamento irá ficar no seu portal e-fatura categorizado como ‘OUTROS’ sendo necessário proceder à alteração manual para a categoria ‘TRANSPORTES’.
Em caso de impossibilidade de inserção de NIF no momento da aquisição do título de transporte, por motivos imputáveis à CP, dispõe de 10 dias para solicitar a emissão da fatura/fatura simplificada com NIF, através do preenchimento do modelo "Substituição de Fatura", que deverá entregar em qualquer estação da CP ou Gabinete de Apoio ao Cliente com o documento original.
Em alternativa, pode efetuar o pedido por e-mail para o endereço pedidofatura@cp.pt ou faturasporto@cp.pt caso se trate de títulos Urbanos do Porto (adquiridos nas estações, Máquinas de Venda Automática e a bordo dos comboios), digitalizando o modelo "Substituição de Fatura" e a fatura/fatura Simplificada.
A fatura/fatura simplificada de substituição será enviada para o endereço de e-mail ou para a morada indicada no modelo em questão.
Em caso de extravio da fatura/fatura simplificada original, pode solicitar uma 2ª via.
A 2ª via é um documento exatamente igual ao original não sendo possível a alteração de qualquer um dos dados nele indicados.
Deve formalizar o seu pedido, através do preenchimento do "Formulário E" e entregar em qualquer estação ou Gabinete de Apoio ao Cliente, ficando a 2ª via disponível para levantamento decorridos 10 dias úteis após a solicitação.
Em alternativa, pode efetuar o pedido por e-mail para o endereço pedidofatura@cp.pt, digitalizando o «Formulário E», sendo a 2.ª via enviada pela mesma via.
A 2ª via de fatura/fatura simplificada não é aceite para efeitos de troca ou reembolso de títulos.