O que é o Cartão CP - Digital?
É a versão digital do Cartão CP, disponível na App CP, que substitui o cartão físico e permite viajar sem precisar de o transportar.
Pode:
- Comprar, recarregar e viajar com o Passe Ferroviário Verde (incluindo reservar lugar em comboios Intercidades).
- Consultar outros títulos carregados no cartão (atenção: estes apenas podem ser consultados e não podem ser fiscalizados por esta via).
Pode pedir o cartão físico, que inclui sempre a versão digital ou optar só pelo cartão digital (disponível na App CP).
A versão digital, de momento, apenas permite o carregamento do Passe Ferroviário Verde.
Efetuando a requisição online ou na bilheteira.
São disponibilizadas as seguintes opções:
- Cartão físico: inclui sempre a versão digital;
- Cartão digital: pode optar apenas pela versão digital (disponível na App CP):
- Custo: 0,50 € (válido apenas para o Passe Ferroviário Verde).
Se pedir apenas a versão digital online, esta ficará disponível automaticamente na App CP, em Carteira > Cartões de Mobilidade, desde que o e-mail usado seja o mesmo do registo em myCP.
Sim. O seu cartão CP na versão digital fica disponível automaticamente na área “Carteira > Cartões de Mobilidade” da App CP, desde que o e-mail associado seja o mesmo do registo em myCP.
Não. Para que a versão digital do Cartão CP funcione corretamente, o e-mail associado ao Cartão CP e o e-mail da conta myCP devem ser iguais.
Deve alterar o e-mail do Cartão CP:
- Dirija-se a uma bilheteira CP e solicite a alteração do e-mail associado ao seu Cartão CP.
Ou alterar o e-mail da conta myCP:
- Aceda à sua Área de Cliente > Os Meus Dados e elimine a conta atual;
- Ou envie um email a solicitar a eliminação para o Encarregado de Proteção de Dados da CP.
- Depois, poderá criar uma nova conta myCP com o mesmo e-mail usado na requisição do Cartão CP.
A criação de uma nova conta implica a perda dos dados da conta anterior, incluindo compras e pedidos de suporte efetuados.
Sim. A bordo, durante a revisão, sempre que solicitado, além da versão digital do Cartão CP, deve apresentar um documento de identificação válido com fotografia.
Sim, porque a versão digital do Cartão CP só é válida se puder ser apresentada no telemóvel.
- O telemóvel deve ter bateria suficiente para apresentar o cartão durante e toda a viagem;
- A falta de rede de telemóvel pode também impedir a validação.
Para evitar constrangimentos, assegure-se sempre de que consegue apresentar o Cartão CP na versão digital quando solicitado, pois, caso contrário será considerado passageiro sem título de transporte.
A CP não se responsabiliza pela sua falta de bateria ou rede de telemóvel.
- Para consulta, nas bilheteiras, dos dados de validade e carregamentos efetuados.
- Para fiscalização do Passe Ferroviário Verde.
Sim, pode efetuar o carregamento da versão digital do Cartão CP em qualquer bilheteira CP.
Não. Os restantes títulos carregados só podem ser usados através do cartão físico.
No entanto ficam disponíveis para consulta na App CP, mas não são válidos como título de transporte para viajar.