09/10/2025

Locomotivas diesel série CP 9001 a 9006

Ao serviço da CP desde 1975.

As locomotivas diesel série CP 9001 a 9006 entraram ao serviço em 1975. A aquisição destas unidades surgiu com o objetivo de modernizar a frota de locomotivas de via estreita, bem como dar continuidade à substituição da tração a vapor pelo diesel na rede de via métrica portuguesa.
As seis locomotivas diesel construídas entre 1958 e 1965 pela Euskalduna/Alsthom para o operador ferroviário espanhol Ferrocarril del Tajuña foram adquiridas pela CP, em 1974, quando o operador ferroviário espanhol decidiu substituí-las por outras mais potentes.

Com capacidade para circularem à velocidade máxima de 70 km/h, a sua entrada em circulação contribuiu para melhorar a qualidade do serviço em termos de rapidez e regularidade. Na rede de via estreita da área do Porto, juntamente com as carruagens Napolitanas, formaram alguns dos principais comboios de passageiros.

No que diz respeito à cor, o esquema de pintura de origem desta série era formado pelo verde-escuro e vermelho no subleito. Posteriormente alterado, na década de 70, para tons de laranja com listras brancas nos topos e aplicação do atual logotipo da CP, criado naquela época.
A carreira destas máquinas diesel estendeu-se até finais dos anos 90. Ao longo de mais de duas décadas, circularam praticamente em toda a rede ferroviária de via estreita. Além das linhas do Porto à Póvoa de Varzim e de Guimarães, destaca-se ainda a sua presença na linha do Vouga e nas linhas do Tâmega, Corgo, Tua e Sabor, “afluentes” da linha do Douro. A chegada de novas locomotivas e automotoras diesel contribuíram para a perda de protagonismo desta série. Uma parte da frota ainda permaneceu no ativo uma vez que estavam afetas aos comboios socorro do depósito da estação de Porto-Boavista e da Linha do Vouga. Saíram definitivamente do serviço comercial em finais dos anos 90.


No âmbito do plano de recuperação de material circulante imobilizado, que a CP iniciou em 2019, foi recuperada a CP 9005. A locomotiva diesel CP 9004, que tracionou o último comboio de via estreita na Linha de Guimarães, integra o Comboio Histórico do Vouga.