Os comboios Alfa Pendular da CP
As unidades elétricas da série 4000.
As unidades elétricas da série 4000 da CP, igualmente conhecidas como comboios Alfa Pendular, entraram ao serviço dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1999. A aquisição deste material circulante fez parte da estratégia e objetivo da CP de melhorar os seus serviços, através do aumento do conforto e velocidade dos comboios, no âmbito da renovação integral da Linha do Norte.
Em 1996, a CP encomendou ao fabricante italiano FIAT Ferroviaria, 10 automotoras elétricas de pendulação ativa, com capacidade para circularem a uma velocidade máxima de 220 km/h e formadas por seis carruagens cada uma, que oferecem um total de 301 lugares sentados. A primeira unidade foi montada integralmente em Itália e chegou a Portugal em dezembro de 1998. As restantes nove unidades foram montadas nas instalações da antiga Sorefame, na Amadora e entregues entre 1999 e início dos anos 2000. Os primeiros ensaios dos novos comboios da CP decorreram na Linha do Alentejo, entre Poceirão e Bombel.
O serviço Alfa Pendular foi lançado dia 1 de julho de 1999, no eixo Lisboa-Porto que, de forma progressiva, foi substituindo o serviço Alfa. À medida que os novos comboios iam sendo disponibilizados no serviço comercial, algumas das composições formadas por locomotivas elétricas e carruagens foram substituídas.
Inicialmente, a circulação dos novos comboios da CP estava limitada a uma velocidade máxima de 160 km/h. No entanto, com o evoluir da modernização da Linha do Norte e da restante rede ferroviária portuguesa tornou-se possível, em alguns troços, circularem a 220 km/h.
Em 2004, a eletrificação nas linhas de Guimarães, Minho, Sul, Algarve e do Ramal de Braga, contribuiu para a expandir o serviço Alfa Pendular e a presença do novo material circulante de norte a sul do país. Nesse ano, além da extensão do serviço Alfa Pendular a Braga, foi também implementado o mais longo serviço ferroviário em território português em comboio direto, entre o Porto e Faro via Lisboa.
Os novos comboios pendulares da CP estiveram também presentes em importantes acontecimentos e celebrações. Destaca-se a presença de uma das unidades no congresso mundial de Alta Velocidade “Eurailspeed”, que se realizou em Madrid no ano de 2002 e, em 2006, na exposição de material circulante que decorreu em Alcântara, no âmbito da comemoração dos 150 anos do caminho de ferro em Portugal.
No que diz respeito à cor, a série CP 4000 ostentava de origem um esquema em tons de vermelho e branco, com linhas e bandas azuis e pretas. Foi alterado, a partir de 2017, para tons de cinza, aquando da revisão e renovação da frota efetuada pela antiga EMEF. Além das cores, outras das principais alterações deram-se, sobretudo, ao nível dos interiores.
Os comboios Alfa Pendular trouxeram, ao setor ferroviário português, novidades ao nível da velocidade de ponta, pressurização das carruagens, tração distribuída ao longo da composição, pendulação ativa, inovação, comodidade e manutenção do material circulante. São uma das maiores referências de sempre do caminho de ferro em Portugal e, atualmente, asseguram o serviço de topo da CP.