As automotoras 592
Ao serviço da CP desde 2010.
As automotoras diesel 592, igualmente conhecidas como “Camelas” devido às caixas de ar condicionado instaladas no tejadilho e que sobressaem por cima das portas, foram encomendadas pelo operador ferroviário espanhol Renfe, em finais dos anos 70. Construídas entre 1981 e 1984 pelas empresas espanholas MACOSA e Ateinsa, estas unidades asseguraram durantes vários anos, diversos serviços regionais em Espanha.
Com a progressiva renovação da frota de comboios do operador ferroviário espanhol, estes veículos tornaram-se excedentários. Posteriormente, viriam a ser alugados à CP com o intuito de reforçar e substituir parte do parque de material circulante automotor. A frota original de 17 unidades 592, chegou a Portugal entre 2010 e 2011.
Em outubro de 2010, foram efetuados ensaios em toda a extensão das linhas do Minho e Douro, com a formação de maquinistas a decorrer no mês seguinte. As primeiras unidades 592, estrearam-se no serviço comercial em dezembro desse ano. No mês de julho de 2013, esta série inaugura o serviço internacional “Celta”, entre a cidade do Porto e Vigo.
No entanto, em 2014, e mediante a renovação do contrato de aluguer deste material circulante, dá-se a primeira alteração na frota com uma parte das unidades 592 mais antigas a serem substituídas pela subsérie 592.2. Estas automotoras são idênticas à série original e resultam de uma modernização feita nos anos 2000. São mais fiáveis, confortáveis e rápidas, podendo atingir os 140 km/h. A sua estreia em Portugal dá-se no serviço internacional Celta.
As alterações efetuadas na frota da CP e a vinda de mais unidades, contribuiu para que as automotoras 592 passassem a ter maior presença na rede ferroviária regional portuguesa.
Atualmente, asseguram ligações regionais nas linhas do Oeste e Douro, bem como o serviço internacional Celta.