Locomotivas diesel série 1550 da CP

Construídas pela MLW, nos anos 70

As locomotivas diesel da série CP 1551-1570 entraram ao serviço dos Caminhos de Ferro Portugueses nos anos 70.

A aquisição desta frota de locomotivas fez parte da estratégia da CP em dar continuidade não só à modernização do parque de material circulante motor, mas também à progressiva eliminação da tração a vapor na rede ferroviária portuguesa.
Em 1973, o operador ferroviário nacional adquiriu ao fabricante canadiano Montreal Locomotive Works (MLW) 20 locomotivas diesel, que se caracterizavam por serem máquinas suficientemente versáteis e aptas, tanto para serviços de passageiros, como de mercadorias.

As primeiras três unidades desembarcaram a 3 de agosto de 1973, no Porto de Lisboa. As restantes 17 locomotivas foram entregues no mês de setembro. Os primeiros testes decorreram na Linha do Norte, entre Entroncamento e Lisboa, com a entrada no serviço comercial a acontecer no dia 29 de setembro.

Relativamente à cor, o esquema de pintura de origem da série CP 1550 era em tons de laranja, listras brancas e com topos castanhos. Estas foram as cores que a acompanharam até ser retirada de serviço. Com uma velocidade máxima de 120 km/h e 89 toneladas de peso, circularam praticamente em toda a via larga da rede ferroviária nacional e asseguraram vários tipos de tração, desde comboios de passageiros e mercadorias, até serviços especiais. Destaca-se a sua presença nas linhas da Beira Alta, Beira Baixa, Leste e Oeste.

Destaca-se também a tração dos comboios Intercidades, entre Lisboa e Figueira da Foz e entre Lisboa e a Covilhã.
A série 1550 foi a segunda série de locomotivas diesel da CP a dispor de dois bogies com seis rodados inteiramente motorizados conferindo-lhes uma apreciável capacidade de tração de comboios pesados, particularmente útil em linhas sinuosas e de grande inclinação como é o caso das linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.

A progressiva eletrificação da rede ferroviária portuguesa e a chegada de novas locomotivas diesel e elétricas, retiraram-lhe protagonismo. O declínio desta série acentua-se a partir de 2009 e quase quatro décadas após a sua chegada a Portugal, é definitivamente retirada de serviço em dezembro de 2011.

No âmbito do plano de recuperação de material circulante da CP, algumas das locomotivas desta série foram recuperadas e integradas nos três comboios-socorro da Empresa.