As automotoras da série CP 0600/0650

Construídas nos anos 70 e 80

As automotoras diesel, séries 0600 e 0650, entraram ao serviço dos Caminhos de Ferro Portugueses nos anos 70 e 80. A aquisição deste material circulante fazia parte da estratégia da CP em reforçar o parque automotor e, consequentemente, dar resposta à procura que se registava à época. A chegada de mais automotoras adicionava também novas alternativas e maior agilidade operacional aos comboios tradicionalmente formados por locomotiva e carruagens.

Em 1977, a CP encomendou à empresa SOREFAME - Sociedades Reunidas de Fabricações Metálicas, com sede na Amadora, 20 automotoras diesel formadas por duas carruagens. Construídas em aço inoxidável, com distribuição dos lugares entre 1.ª e 2.ª classe, podiam circular a uma velocidade máxima de 120 km/h e possuíam um furgão para o despacho de pequenos volumes.

Esta nova série 0600 estreou-se em 1979, nas linhas do Oeste e Douro. Nos anos 80, passa a marcar presença, tanto na Linha do Minho, como no Ramal de Braga. À época, é decidido integrar estas automotoras nos recém-criados serviço Intercidades, entre Porto-São Bento e a Régua e entre Nine e Viana do Castelo, onde se mantiveram até meados dos anos 90.

Entretanto, em 1988, a CP decidiu adquirir um segundo lote destas unidades à SOREFAME, bem como reboques intermédios para transformar toda série 0600 em unidades triplas diesel. Idênticas à série antecessora, as seis novas unidades encomendadas correspondem à série 0650. Estrearam-se no serviço comercial em 1989.

Já na década de 90, uma parte deste material circulante passa também a assegurar serviços regionais na Linha do Algarve e ligações do serviço internacional entre Porto e Vigo. A partir de 1999, as automotoras 0600/650 são também introduzidas nos serviços suburbanos da Grande Lisboa (atualmente Urbanos de Lisboa), entre o Barreiro e Praias-Sado. Em finais dos anos 2000, e com a eletrificação deste eixo, foram substituídas por unidades elétricas das séries CP 2300 e 2400.

Entre 2000 e 2010 – última década de atividade –, além dos serviços suburbanos, as automotoras 0600/0650 circularam sobretudo nas linhas do Algarve, Douro e, pontualmente, Minho. No entanto, e sempre que necessário, asseguravam outros serviços regionais da rede ferroviária nacional.

Ao longo da sua história, praticamente não sofreram alterações. No entanto, em finais dos anos 2000, uma parte da frota voltou a ser formada por apenas dois veículos motorizados. Ou seja, sem reboque intermédio.

Na sequência do processo de reestruturação do parque de material circulante da CP - e após mais de três décadas desde a chegada dos primeiros veículos, a frota de automotoras 0600/0650 é definitivamente retirada de serviço em 2011.