As automotoras Allan

Desde 1954 ao serviço da CP.

As automotoras diesel Allan, séries CP 0300 e 9300, entraram ao serviço da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre 1954 e 1955.

Representaram mais um importante passo na estratégia de modernização da frota de material circulante da empresa e dos caminhos-de-ferro em Portugal. O processo de aquisição dos novos veículos fez parte de um concurso limitado em que foram consultados apenas quatro a cinco fabricantes que, à época, estavam a construir automotoras para algumas das principais ferrovias europeias. A fase final do concurso foi disputada entre o fabricante suíço Schindler, que já antes fornecera carruagens à CP, e a Allan, empresa sediada em Roterdão, nos Países Baixos. A decisão foi favorável ao construtor holandês com base, não só em critérios técnicos, mas também pelo facto de o preço ter sido mais favorável. 

Os novos veículos chegaram a Portugal por via marítima e foram entregues em duas versões distintas: 25 unidades e 12 reboques para a via larga; dez unidades e oito reboques para a via estreita. A sua versatilidade permitia que circulassem em diferentes configurações. Tanto podiam operar como automotora mais reboques, como em dupla de automotoras e reboque intermédio, ajustando-se assim aos diferentes níveis de procura e de tráfego.
A frota para a rede de via larga viria ser a série CP 0300 e a destinada à via estreita, a série CP 9300.

As duas primeiras unidades chegaram a Portugal no dia 10 de março de 1954 e logo começaram a fase de testes e ensaios. Uma dessas viagens experimentais realizou-se a 19 de agosto desse ano, na Linha do Oeste, entre o Rossio e Torres Vedras. A ocasião contou com a presença de membros do Conselho de Administração e técnicos da CP, assim como responsáveis do fabricante Allan. Dois dias depois, o novo material circulante estreava-se no serviço comercial, entre Lisboa e a Figueira da Foz. No caso das Allan de via estreita, a sua inauguração dá-se em 1955, nas linhas do Tua, Guimarães, Porto à Póvoa e Famalicão.

Quando começaram a circular, as novas automotoras ostentavam um esquema de cores em azul, com faixas vermelhas. A partir dos anos 60, o esquema cromático manteve-se semelhante, mas num azul mais escuro, com ou sem faixa vermelha ao longo do veículo, junto às janelas. O último desenho de cores a ser aplicado foi no início dos anos 70. Desde essa época, e até serem modernizadas, ostentaram as tradicionais cores vermelho e branco.
As Allan de via larga circularam praticamente de norte a sul do país. Além da Linha do Oeste, serviram nas linhas da Beira Alta e da Beira Baixa; ramais da Lousã, Tomar, Cantanhede e Moura; e linhas do Norte, Minho, Leste, Alentejo, Sul e Vendas Novas. Em meados dos anos 60, asseguraram a ligação internacional entre o Porto e Vigo. Já as de via estreita, circularam nas linhas de Guimarães, Porto à Póvoa e Famalicão, Tua, Vouga, Dão, além do Ramal de Aveiro. 

Após três décadas de serviço, ambas as frotas foram intervencionadas e, na década de 80, receberam motores novos. No final dos anos 90, e início dos anos 2000, as Allan de via larga foram alvo de um programa de renovação nas oficinas da antiga Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), em Guifões, Matosinhos. Os reboques foram, entretanto, retirados de serviço. Esta renovação dá origem à nova série CP 0350. Na sequência de um conjunto de testes, que decorreram em 1999, no Ramal da Lousã, as primeiras Allan renovadas iniciaram o serviço comercial no ano seguinte. Relativamente à frota de via estreita, foi definitivamente retirada de serviço entre 2001 e 2002.

Atualmente, uma parte da frota efetua o serviço regional na Linha do Leste, assegurando a ligação internacional do Entroncamento até à cidade espanhola de Badajoz. A automotora 0301, agora designada de Allan VIP, pertence à IP – Infraestruturas de Portugal e a unidade 0304 foi preservada, integrando a exposição permanente do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

No âmbito do plano de recuperação de material circulante da CP foram repostas em circulação mais algumas unidades para o serviço comercial da Linha do Leste. A automotora de via estreita Allan CP 9310 foi restaurada nas oficinas da CP, em Guifões.