Gratuitidade de Passes - Seniores e Jovens Estudantes residentes em Lisboa

Informamos que, passa a ser gratuito o transporte para jovens estudantes e seniores, residentes no concelho de Lisboa, na Carris, no Metro e na CP (na Fertagus apenas para os jovens), na rede em que são válidos os passes Navegante Municipal Lisboa e Urbano 3ª Idade, respetivamente.

Os títulos gratuitos, na CP, são exclusivamente carregados nas bilheteiras. Podem também ser carregados noutros operadores. *

Os passes para seniores estão disponíveis desde 26 de julho de 2022 e os passes 4_18 e sub23 a partir de 26 de agosto de 2022.

Seniores - Podem aderir ao direito de gratuitidade desde 25 de julho de 2022.

Se já tem cartão, deve dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (Rossio ou Cais do Sodré), ou a um posto dos outros operadores para atribuição do novo perfil no cartão.

Se não tem cartão, deve solicitar o cartão Navegante em qualquer bilheteira CP ou noutro operador, com o perfil 3ª idade + Gratuitidade Lisboa. O custo do cartão é suportado pelo cliente.

Necessário apresentar: documento de identificação; entrega de Certidão de Domicílio Fiscal emitida há menos de 6 meses.

Para viajar, é necessário o carregamento válido por 30 dias, carregado no cartão Lisboa Viva/Navegante.

 

Jovens – Entre os 13 e os 23 anos (24 anos para os inscritos nos cursos de medicina e arquitetura) que sejam estudantes e residentes no concelho de Lisboa. Podem aderir ao direito de gratuitidade a partir de 16 de agosto de 2022 (período de pré-adesão, sendo anualmente, entre 1 de setembro e 15 de novembro).

Se já tem cartão, deve dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (Rossio ou Cais do Sodré), ou a um posto dos outros operadores para atribuição do novo perfil no cartão.

Se não tem cartão, deve solicitar o cartão Navegante em qualquer bilheteira CP ou noutro operador. O custo do cartão é suportado pelo cliente.

Necessário apresentar: entrega da documentação para perfil 4_18@escola.tp ou sub23@superior.tp, para o ano letivo em causa; apresentar documento de identificação; entrega de Certidão de Domicílio Fiscal emitida há menos de 6 meses.

Para viajar, é necessário o carregamento do passe de validade fixa de acordo com o mês de calendário, carregado no cartão Lisboa Viva/Navegante.

Informação sobre postos de carregamento e outras questões associadas, pode ser consultada em: https://www.lisboa.pt/transportes-publicos-gratuitos

Para mais informações, por favor consulte: Linha de Atendimento- 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional), Gabinetes de Apoio ao Cliente e Bilheteiras CP.