15.ª Assembleia Geral do Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Específicas
3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Neste dia simbólico, a CP destaca o seu compromisso com a mobilidade inclusiva, dando visibilidade às conclusões da 15.ª Assembleia Geral do Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Específicas (CCPNE), realizada a 28 de novembro. A sessão foi presidida pelo Presidente da CP, Pedro Moreira, com a presença da Administradora Filipa Ribeiro, do Conselheiro para os Clientes com Necessidades Específicas, Diogo Martins, e representantes das principais entidades e associações ligadas à acessibilidade, incluindo a Associação Salvador.
Criado em 2010, o CCPNE integra, além da CP, diversas entidades e associações, como ACAPO, ADFA, APD, APS, CNOD, Fundação LIGA, INR, Infraestruturas de Portugal (IP) e ANMP, mantendo um diálogo permanente para encontrar soluções mais inclusivas e eficazes.
Principais medidas e projetos apresentados:
- Aquisição de 117 novas automotoras elétricas, com normas europeias de acessibilidade (cadeiras de rodas, casas de banho adaptadas, contrastes), primeiras unidades previstas para 2029;
- Aquisição de 22 Unidades Regionais, com rampas extensíveis em todas as portas, entrada em circulação prevista para o próximo ano;
- Reforço da segurança das rampas das automotoras 3500 (Comboios Urbanos de Lisboa);
- Nova app e site CP acessíveis, com candidatura ao Selo Prata;
- Compromisso de melhoria do Serviço Integrado de Mobilidade (SIM);
- Compromisso de melhoria de formação ao atendimento e interação aos Clientes com Necessidades Específicas;
- Compromisso de reforço de parceria com as Infraestruturas de Portugal, para reforço da acessibilidade nas estações.
Este trabalho reflete a política de Responsabilidade Social da CP, promovendo a evolução contínua das acessibilidades e da qualidade do serviço. A publicação desta notícia no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência celebra o esforço e a dedicação das equipas e Colaboradores que, todos os dias, tornam a mobilidade mais inclusiva e acessível para todos.