Social

Compromisso com as Pessoas e a Comunidade




Movimento "Vamos Ajudar"

A CP apoia causas solidárias que transformam vidas e fazem a diferença nas nossas comunidades.

Este ano, convidamo-lo a juntar-se a nós e a apoiar iniciativas e instituições, contribuindo para um 2025 cheio de esperança, solidariedade e felicidade. 
Cada gesto conta, e o seu apoio pode trazer alegria e bem-estar a quem mais precisa.

Contamos consigo, ajude e faça o bem, a si e aos outros. Obrigado.

Junte-se a nós!

Queremos dar a conhecer os projetos causas e pessoas que apoiamos. Fale connosco 3RESSOCIAL@cp.pt

Conheça as iniciativas

Acreditar
A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro existe há 30 anos para acompanhar as famílias desde o diagnóstico, oferecendo apoio emocional, logístico e social. Trabalhamos para que nenhum pai, mãe ou criança enfrente a doença sozinho, garantindo alojamento gratuito perto dos hospitais, apoio psicológico, entreajuda entre famílias, bem como a defesa dos direitos dos doentes oncológicos pediátricos.
A vossa colaboração através da Montra Solidária permitirá que mais pessoas conheçam esta missão e, através da compra dos nossos produtos, contribuam para que possamos continuar a estar ao lado de quem luta todos os dias.

Aldeias SOS Crianças
Ao oferecer os presentes solidários das Aldeias de Crianças SOS, está a contribuir para a proteção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Este ano, ofereça uma nova oportunidade de vida, amor, respeito e segurança a mais de 500 crianças e jovens que apoiamos.

Animais de Rua
Neste Natal, o maior presente que pode oferecer é a oportunidade de mudar a vida de um animal. 
Todos os dias, a Animais de Rua apoia animais errantes através da sua alimentação, cuidado médico-veterinário e esterilização, procurando criar a diferença na vida destes animais e na comunidade que os rodeia.
Ao adquirir presentes solidários, como Packs de Natal, Agenda Solidária 2026 (com histórias reais), apadrinhamento de esterilizações ou outros produtos da loja online, contribui para um impacto real na vida destes animais.
Cada gesto conta. Obrigado por tornar este trabalho possível.

Associação CAIS
A CAIS promove a integração social de pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social, através de metodologias de capacitação para a aproximação ou regresso ao mercado de trabalho, ajudando-as a recuperar a autoestima, competências e o seu lugar de direito na sociedade. A Associação CAIS promove o Programa de Capacitação Profissional (CAHO), formando e integrando pessoas em contexto laboral. A oficina criativa CAIS Recicla, incluída no CAHO, desenvolve produtos de ecodesign social através de materiais de desperdício cedidos por diversas empresas. 

Instituto de Apoio à Criança
Este Natal, ofereça presentes com significado. Cada produto solidário do Instituto de Apoio à Criança contribui para garantir uma infância segura, feliz e cheia de oportunidades. Ao escolher um presente solidário, está a apoiar o trabalho do IAC junto de crianças, jovens e famílias. São presentes que inspiram esperança e fazem realmente a diferença. Junte-se a nós e apoie os Direitos da Criança!

Make-A-Wish
“Na Montra Solidária da Make-A-Wish, cada presente solidário tem um propósito: ajudar a realizar desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Este Natal, ajude-nos a levar força, alegria e esperança a quem mais precisa.”

Operação Nariz Vermelho
Este ano, a Operação Nariz Vermelho traz um presente que promete arrancar gargalhadas, rabiscos criativos e talvez até alguma confusão divertida à mesa da consoada! Perfeito para o amigo secreto, para oferecer àquela tia que já tem tudo ou até para mimar alguém especial.

Pedalar sem Idade
Ao comprar na loja solidária da PSI Portugal está a ajudar-nos a levar mais passeios, sorrisos e momentos de conexão às pessoas senior que acompanhamos. Cada produto apoia diretamente a nossa missão de combater o isolamento através de passeios de trishaw e experiências que celebram a vida. Neste Natal, transforme o seu presente num gesto que muda dias - e muda vidas.
O PRESENTE PERFEITO À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE
Quem o recebe, pode usá-lo para passear no local que desejar.
Quem o oferece, contribui para diminuir o isolamento social das pessoas com mobilidade condicionada.
Conhece algum presente melhor, que o Direito ao Vento nos Cabelos?

Semear (Mercearia e Cerâmica)
Oferecer presentes SEMEAR é praticar inclusão.
Quando compra SEMEAR, não está só a escolher qualidade: está a praticar inclusão- a transformar o seu gesto num emprego real para pessoas com dificuldade intelectual.

SOS Animal
“Ao escolher um presente na loja solidária da SOS Animal, estará a apoiar cuidados veterinários, resgates e projectos que irão mudar a vida de muitos animais ao longo do próximo ano — um gesto simples que se transforma em futuro, proteção e esperança”

Terra dos Sonhos
Este Natal, ao apoiar a Terra dos Sonhos, há uma família com uma criança doente que volta a sonhar… Há um jovem em acolhimento que olha para o seu futuro profissional e sorri… Há um adulto com doença oncológica que é acompanhado e se sente apoiado… Estamos todos a contar consigo! Um Feliz Natal cheio de Sonhos.

WWF- World Wide Fund for Nature
Com a WWF podemos oferecer o melhor presente de natal: proteger a nossa casa, por um futuro em que pessoas vivam em harmonia com a natureza! Oferece uma adoção simbólica, dedicando o teu donativo a alguém especial! O certificado demonstra o apoio aos projetos no terreno, e inspira todos a também quererem fazer a diferença!

Associação Salvador
O Natal está a chegar e, com ele, o desejo de surpreender e dar um miminho a quem faz parte da nossa vida.
Como já é tradição, no nosso Catálogo de Natal reunimos uma seleção de produtos solidários que tornam esta época ainda mais especial. Desde as nossas Estrelas Perfeitas ao bloco de notas "Frágil, contém sonhos", cada escolha tem impacto: para além de ser um bonito gesto para quem os recebe, contribui diretamente para melhorar a autonomia e oportunidades de pessoas com deficiência motora.

As Casas Acreditar, acolhem por ano, mais de 200 famílias de crianças e jovens com cancro, que têm de sair das suas terras para realizarem o tratamento numa destas cidades: Porto, Coimbra ou Lisboa. Se estas casas não existissem, muitas famílias estariam sujeitas a frequentes e longas deslocações, a internamentos hospitalares desnecessários ou a ficarem alojadas em condições precárias.

Situadas junto aos hospitais, as Casas Acreditar oferecem estadia, oportunidade de reorganização familiar e normalização das vivências do dia-a-dia. Estão organizadas para que as famílias possam, face à nova realidade, estruturar a sua vida da forma mais harmoniosa possível.

A possibilidade de normalidade nas suas vidas é determinante para suportarem as longas ausências das suas casas e para promover o espírito de entreajuda e de apoio emocional entre as várias famílias acolhidas nas Casas.

Por isso, este ano o mote da campanha de Natal é “Ajude-nos a continuar a ser Casa”. Nesta quadra, o seu donativo é o melhor presente.

Saiba mais em https://acreditar.org.pt/
 

“A violência tem muitas formas. O silêncio não pode ser uma delas.”

Nem sempre a violência se vê - mas sente-se, no medo, no silêncio e no isolamento.
Esta campanha da SEIES, com o apoio da CP, lembra que a violência não está apenas nas marcas visíveis, mas também nos gestos, nas palavras e nos silêncios.

Há mais de 45 anos, a SEIES trabalha pela igualdade e contra todas as formas de violência.
A CP reforça que o espaço público deve ser um lugar de segurança, empatia e responsabilidade social.
Porque a violência não pode continuar a viajar connosco - nem nas casas, nem nas ruas, nem nos carris. E porque o silêncio nunca pode ser resposta.

Precisa de ajuda? Não está sozinha.

  • 112 - Emergência
  • 800 202 148 - Linha Nacional de Apoio a Vítimas de Violência (gratuita, 24h)
  • SMS 3060 - Envie “PEDIR AJUDA” 

No dia 25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, viaje com a SEIES e com a CP neste movimento!

Apoie o trabalho da SEIES:

  • Donativo por transferência bancária:
    IBAN: PT50.0036.0185.991000041.07
    BIC/SWIFT: MPIOPTPL
    Donativo por MBWay
    Telefone: 967089073

SEIES
www.cooperativaseies.org
https://www.instagram.com/cooperativa_seies/

O presente que pode salvar milhões de vidas no Chade.
1 presente, 2 milhões de futuros.

Este é o presente que multiplica presentes - que muda vidas, que dá mais futuro.
O Chade acolhe mais de 2 milhões de pessoas refugiadas e deslocadas - 1 em cada 3 habitantes no leste do país é refugiado.
Entre elas, estão milhares de mulheres e crianças.
Mas só 20% das crianças estão na escola.

  • Uma família sobrevive com apenas 10 litros de água por dia.
  • Há apenas 1 médico para cada 52.000 pessoas refugiadas.
  • E só 30% das necessidades de 2025 estão financiadas.

Sem ajuda, milhares ficam sem acesso a abrigo, água, alimentação, saúde, educação e proteção.

Faça o seu donativo.
 

A CP é parceira do SANGFER - Grupo Ferroviário de Dadores de Sangue, apoiando esta associação e divulgando as suas ações mensais de colheita de sangue alargadas à comunidade em geral.

Oportunamente divulgaremos a próxima data e local de recolha.

Dê sangue, uma gota de vida.

A CP associa-se à Campanha de Acolhimento Familiar, reforçando a sensibilização para a importância de proporcionar a crianças e jovens um ambiente familiar seguro. No âmbito da sua Responsabilidade Social, a CP divulga esta iniciativa através de vídeos a bordo do Alfa Pendular, cartazes nos comboios, site institucional e comunicação interna. 

Esta iniciativa, promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em parceria com as três entidades gestoras do sistema de acolhimento familiar – o Instituto da Segurança Social, a Casa Pia de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pretende sensibilizar e informar a sociedade, e captar potenciais candidatos a famílias de acolhimento, reforçando esta rede de apoio às crianças e jovens que precisam de um ambiente familiar seguro e estruturado. 

O acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção decidida por uma Comissão de Proteção de Crianças e Jovens ou por um tribunal, em que as crianças e jovens em perigo são confiados temporariamente a uma família de acolhimento devidamente certificada, onde poderão integrar-se num ambiente familiar, essencial ao seu desenvolvimento e bem-estar. 

O acolhimento familiar é mais do que uma resposta social, é um compromisso de amor e de solidariedade assumido pelas famílias de acolhimento, que se tornam num apoio essencial na promoção dos direitos e na proteção destas crianças e jovens em complementaridade com a intervenção do Estado. 

A experiência internacional reforça a necessidade de campanhas contínuas que ampliem a consciência pública sobre o acolhimento familiar, garantindo a renovação e o alargamento das famílias disponíveis para acolher. A atual campanha nacional, surge, por isso, como uma ação concertada, envolvendo várias instituições para alcançar tanto o público em geral como públicos-alvo específicos, e visa promover uma rede de acolhimento mais abrangente e eficaz. 

Mais informação disponível em Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens 

Portugal precisa de famílias de acolhimento.

Estas crianças precisam de si.

Seja família de acolhimento.

#todosjuntospeloacolhimentofamiliar

A CP apoia pessoas em situação de vulnerabilidade.
A CRESCER é uma IPSS fundada em 2001 por um conjunto de profissionais especializados na área da intervenção comunitária com grupos excluídos e vulneráveis.
Tem como Missão ir ao encontro do outro, promovendo a saúde, a redução de riscos e a inclusão da pessoa em situação de vulnerabilidade, através de projetos de intervenção na comunidade.
Prestam apoio principalmente a três público-alvo:

  • Pessoas em situação de sem abrigo;
  • Pessoas com consumos de substâncias psicoativa;
  • Refugiados, requerentes de asilo e migrantes.

Através de 29 projetos de intervenção, e 9 negócios sociais, a CRESCER acompanha anualmente mais de 2 500 beneficiários na cidade de Lisboa.

Como ajudar:
Com o seu donativo estará a contribuir para poderem dar apoio às pessoas que mais precisam. Pode fazê-lo através dos seguintes canais:

  • MBWAY 965 063 318;
  • Transferência bancária PT50 0018 0003 48311690 0204 8;
  • Ser solidário no Multibanco ou MBWAY.

Para saber mais: www.crescer.org.

A CP – Comboios de Portugal reafirma o seu compromisso com a Responsabilidade Social, apoiando ativamente a causa animal. 
Convidamos todos a juntarem-se a esta campanha dos Animais de Rua.
Animais de Rua é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2008, com o objetivo de melhorar as condições de vida dos animais que não têm lar através da sua esterilização, acompanhamento e tratamento médico, alimentação e promoção da adoção responsável de animais dóceis. 
Com várias áreas de atuação no país - Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Esposende, Vila do Conde, Lisboa, Sintra, Cascais, Amadora, São Miguel (Açores), Vila Nova de Foz Côa, Alcácer do Sal, Benavente e Palmela - o trabalho desta associação foca-se na implementação e gestão de um programa de esterilização de animais errantes, em parceria com os municípios e cuidadores de colónias de gatos, com recurso ao método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver). 
Paralelamente, gerem um programa de adoção de animais dóceis que aguardam as suas famílias definitivas enquanto residem nas Famílias de Acolhimento Temporário; sensibilizam crianças e jovens através de um Programa Educativo; desenvolvem campanhas informativas, ações de sensibilização e dão formação na área do bem-estar animal. 
Até à data, a Animais de Rua ajudou mais de 58.000 animais e conta com a sua ajuda para aumentar este número. 

Como ajudar:
Com o seu contributo, está a apoiar a esterilização, tratamento médico e alimentação de um animal. Pode fazê-lo através dos seguintes canais:

  • MBWay: 910 136 030;
  • Ser Solidário: no Multibanco ou MBWay (procure por Animais de Rua);
  • Transferência Bancária: PT50 0065 0921 0020 1240 0093 1.

Para emissão de recibo, envie o comprovativo do donativo para donativos@animaisderua.org, com indicação de nome e NIF.