Bilhetes
Até 30 minutos após a venda, em caso de engano na aquisição de bilhetes, é permitida a sua anulação desde que solicitada na bilheteira da estação onde o bilhete foi adquirido, ou online, na área “Os seus bilhetes” em cp.pt, para os bilhetes adquiridos através da Bilheteira Online ou App CP.
Até 15 minutos antes da partida do comboio da estação de origem inscrita no bilhete, são também permitidas trocas ilimitadas e sem cobrança de taxas no prazo de 120 dias após a data da compra, condicionada à disponibilidade do comboio pretendido.
Na troca, podem ser alteradas todas as condições da viagem, nomeadamente, a mudança de categoria, origem/destino, horário e/ou data do comboio, bem como, o nome do passageiro, exceto nas trocas parciais de um bilhete de ida e volta (troca apenas viagem de ida ou viagem de volta), que terá de manter as condições do bilhete original, isto é, a mesma origem/destino e desconto, se for o caso.
Num bilhete de ida e volta, não é possível trocar a viagem de ida para data posterior à viagem de volta ou trocar a viagem de volta para data anterior à viagem de ida.
A troca de um bilhete pode ser feita por antecipação da data da viagem e pode ser efetuada para uma data até aos 60 dias seguintes à data da viagem indicada no bilhete original, condicionada à disponibilidade do comboio pretendido.
O pedido pode ser solicitado na bilheteira e online, na área “Os seus bilhetes” em cp.pt, para os bilhetes adquiridos através da Bilheteira Online ou App CP, até aos 15 minutos antes da partida do comboio da estação de origem inscrita no bilhete.
A troca de bilhetes cujo pagamento tenha sido efetuado com cartão bancário é feita mediante a apresentação do cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão impossibilita esta operação.
Se da troca resultar diferencial de preços, é processada a devolução e/ou a respetiva cobrança, pela CP nas bilheteiras, exceto no seguinte caso:
- bilhetes emitidos em Agências de Viagens - se houver devolução esta será efetuada na Agência que emitiu o bilhete.
Os bilhetes adquiridos nas Agências de Viagem podem ser trocados na bilheteira CP, sendo obrigatória a apresentação do bilhete em papel, bem como do documento de identificação mencionado no mesmo. Não são aceites pedidos de alterações a bilhetes apresentados em formato digital ou SMS.
Os bilhetes Promo podem ser trocados.
Os bilhetes adquiridos em Omio.com, bilhetes de grupo e os bilhetes adquiridos a bordo não podem ser trocados.
Os bilhetes TrainSharing apenas podem ser trocados se tiverem sido adquiridos nas bilheteiras.
Após o prazo de 15 minutos antes da partida do comboio da estação de origem do bilhete, não são aceites pedidos de trocas.
Assinaturas Regional e InterRegional
Não são permitidas trocas de Assinaturas dos serviços Regional e InterRegional.
Passe Ferroviário Verde
Não são permitidas trocas do Passe Ferroviário Verde.
Bilhetes
Não são aceites pedidos de trocas, exceto em caso de engano na aquisição de bilhetes e desde que solicitada até 30 minutos após a venda e apenas na bilheteira da própria estação onde o título foi adquirido, nas seguintes condições:
- o bilhete não pode ter sido validado;
- o cartão Navegante tem de estar em boas condições, para que o sistema de venda possa detetar o tipo de bilhete carregado e todos os dados da venda realizada;
- entrega do original do talão de carregamento do bilhete;
- se da troca resultar diferencial de preços, será efetuada a respetiva devolução, ou cobrança, consoante o caso.
Após o prazo de 30 minutos, não são aceites pedidos de trocas.
Notas:
- Nos casos em que a estação de aquisição do bilhete tenha a bilheteira encerrada, o Cliente, caso possa realizar a viagem pretendida com o bilhete comprado, deverá fazê-lo. Caso o bilhete adquirido por engano não permita a realização da viagem pretendida, o Cliente deverá adquirir novo bilhete.
- No caso de interrupção da circulação, o Cliente que já tenha validado um bilhete simples (inteiro, meio ou quarto) tem direito ao carregamento de uma viagem de igual valor, a ser carregada na bilheteira da estação de validação do bilhete e no mesmo cartão Navegante Ocasional, mediante entrega na bilheteira do original do talão de carregamento do bilhete validado.
- Para os restantes bilhetes (10 viagens, Bilhete Turístico, Zapping, Bilhete Família…) ou caso a bilheteira da estação esteja encerrada, o pedido de carregamento de viagem terá de ser solicitado por escrito, através de Formulário de Pedido de Reembolso, obrigatoriamente acompanhado do original do talão de carregamento do bilhete.
Assinaturas e Passes
A CP só procede a trocas de títulos de transporte adquiridos nos seus postos de venda. Caso o Cliente tenha adquirido o seu passe noutro operador de transporte, deverá dirigir-se a esse operador para resolução da situação.
Para trocas envolvendo títulos de transporte adquiridos no Multibanco e no Portal Navegante, o Cliente deverá dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Cliente do Rossio ou do Cais do Sodré.
- Antes do início da validade ou no prazo de 15 minutos após a venda: é feita a devolução ao Cliente do valor total do título de transporte, mediante apresentação do Cartão Navegante (antigo Lisboa Viva) e entrega do original do talão de carregamento.
- Após o início da validade:
O Cliente terá de apresentar o Cartão Navegante (antigo Lisboa Viva) e entregar o original do talão de carregamento.
- Assinaturas CP 30 dias - a partir do 1.º dia de validade (inclusive) apenas são efetuadas devoluções se o Cliente suportar o pagamento da taxa de utilização diária de 12,5% do preço do título de transporte para cada dia de validade decorrido.
- Passes Navegante de mês fixo - só estão autorizadas trocas de Navegante Municipal para Navegante Metropolitano. Não são permitidas trocas de Navegante Municipal para outro tipo de Navegante Municipal. Não é cobrada taxa de utilização diária.
Quando o pagamento tiver sido efetuado com cartão bancário, qualquer eventual devolução será feita exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão bancário original impossibilita esta operação.
Bilhetes
Não são aceites pedidos de trocas, exceto em caso de engano na aquisição de bilhetes e desde que solicitada até 30 minutos após a venda e apenas na bilheteira da própria estação onde o título foi adquirido, nas seguintes condições:
- o bilhete não pode ter sido validado;
- o cartão do título ocasional tem de estar em boas condições, para que o sistema de venda possa detetar o tipo de bilhete carregado e todos os dados da venda realizada;
- entrega do original da fatura/talão de carregamento do bilhete;
- se da troca resultar diferencial de preços, será efetuada a respetiva devolução ou cobrança, consoante o caso.
Quando o pagamento tiver sido efetuado com cartão bancário, qualquer eventual devolução será feita exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão bancário original impossibilita esta operação.
Após o prazo de 30 minutos, não são aceites pedidos de trocas.
Assinaturas e Passes
É permitida uma troca mensal de origem e destino, em qualquer bilheteira, mediante o pagamento de Taxa Acessória de 5,00€, antes da data de início da validade do título:
- se da troca resultar diferencial de preços, será efetuada a respetiva devolução ou cobrança, consoante o caso.
Quando o pagamento tiver sido efetuado com cartão bancário, qualquer eventual devolução será feita exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão bancário original impossibilita esta operação.
Bilhetes
Não são aceites pedidos de trocas, exceto em caso de engano na aquisição de bilhetes e desde que solicitada até 30 minutos após a venda e apenas na bilheteira da própria estação onde o título foi adquirido, nas seguintes condições:
- entrega do original da fatura/talão de carregamento do bilhete;
- se da troca resultar diferencial de preços, será efetuada a respetiva devolução ou cobrança, consoante o caso.
Quando o pagamento tiver sido efetuado com cartão bancário, qualquer eventual devolução será feita exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão bancário original impossibilita esta operação.
Após o prazo de 30 minutos, não são aceites pedidos de trocas.
Assinaturas
Não são permitidas trocas de Assinaturas para os Comboios Urbanos de Coimbra.
Os bilhetes adquiridos para estes comboios não podem ser trocados.