Informação sobre revalidações

Consulte aqui todas as informações úteis sobre as condições de revalidação, por serviço:

Considera-se revalidação de um bilhete a mudança de categoria, horário e/ou data do comboio.

A alteração da viagem para outro dia ou outro comboio pode ser solicitada numa estação CP e ainda online, para os bilhetes adquiridos através da Bilheteira Online ou App CP.

É permitida apenas uma revalidação por viagem (mantendo a origem e o destino):

  • sem pagamento da taxa de revalidação - pode ser solicitada em qualquer estação ou na Bilheteira Online (para bilhetes adquiridos na Bilheteira Online e App CP), até 30 minutos antes da partida do comboio da estação de origem da viagem;
  • mediante o pagamento da taxa de revalidação (4,00 €) - dos 29 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem da viagem até às 2 horas seguintes, a revalidação só pode ser solicitada na estação emissora*, na estação de origem da sua viagem ou na Bilheteira Online (para bilhetes adquiridos na Bilheteira Online e App CP).

* Quando a estação emissora coincidir com a estação de destino da viagem, só serão aceites os pedidos de revalidação se o comboio ainda não tiver chegado à estação de destino da viagem.

Revalidações na Bilheteira Online até 30 minutos após a transação: nos 30 minutos após a transação (caso faltem mais de 30 minutos para a partida do comboio da estação de origem da viagem) o Cliente pode alterar toda a viagem online, através da opção de revalidação da Bilheteira Online.

Se da revalidação resultar diferencial de preços, é processada a devolução e/ou a respetiva cobrança, pela CP nas bilheteiras, exceto nos seguintes casos:

  • Bilhetes adquiridos na Bilheteira Online ou App CP, se houver devolução esta será processada através de estorno bancário;
  • Bilhetes emitidos em Agências de Viagens, se houver devolução esta será efetuada na Agência que emitiu o bilhete.

Os Bilhetes Promo são revalidáveis.

Os bilhetes adquiridos com desconto TrainSharing não são revalidáveis.

No pedido de revalidação do bilhete na bilheteira CP ou nas Agências de Viagens é obrigatória a apresentação do bilhete em papel, bem como do documento de identificação mencionado no mesmo, não sendo aceites pedidos de alterações a bilhetes apresentados em formato digital ou SMS.

Considera-se revalidação de um bilhete a mudança de categoria, horário e/ou data do comboio.

A alteração da validade do bilhete para outro comboio da mesma categoria ou categoria superior pode ser solicitada pelo Cliente:

  • até à hora de partida do comboio. Caso exista diferencial de preços será processada a correspondente cobrança;
  • até 15 minutos após a hora de partida do comboio, esta operação será acrescida de uma taxa de revalidação, no valor de 1,50 €.

Caso a revalidação seja feita por motivos imputáveis à CP, o Cliente pagará apenas a diferença da mudança de categoria.

Os bilhetes podem ser revalidados apenas uma vez e até 15 minutos após hora de partida neles indicados.

Consulte aqui as condições de reembolso para bilhetes comprados na Bilheteira Online e App CP como complemento a viagens em Alfa Pendular ou Intercidades.

São aceites pedidos de revalidação (alteração de data de viagem ou mudança de classe), de bilhetes emitidos pela CP, pelas bilheteiras da RENFE (apenas com modo de pagamento em dinheiro) e bilhetes emitidos por outras empresas ferroviárias, desde que o pedido seja solicitado até 5 minutos antes da hora de partida do comboio.

A revalidação é gratuita, exceto para os bilhetes Promo +, que estão sujeitos à dedução de 20% do valor do bilhete.

Os bilhetes Promo não são revalidáveis.

São aceites pedidos de revalidação (alteração de data de viagem ou mudança de classe), de bilhetes emitidos pela CP, pelas bilheteiras da RENFE (com exceção dos bilhetes adquiridos com cartão de crédito), desde que o pedido seja solicitado até 5 minutos antes da hora de partida do comboio.