Emissão de faturas

Informe-se dos procedimentos para Fatura/Fatura simplificada para efeitos de IRS

Com a entrada em vigor, em 1 de janeiro de 2015, da reforma do IRS, Lei Nº 82-E/2014, de 31 de dezembro, apenas as faturas/faturas simplificadas com número de identificação fiscal são consideradas despesas para efeitos de IRS.

Com a obtenção da certificação do seu sistema de venda junto da AT&A (Autoridade Tributária e Aduaneira), a CP passou a emitir o título de transporte com a designação de fatura/fatura simplificada, que posteriormente será comunicada e constará no portal E-fatura da AT&A na área do contribuinte para validação.

Caso pretenda fatura/fatura simplificada com a indicação de NIF, deverá providenciar a inserção do mesmo no momento da aquisição do título de transporte e sempre antes da emissão do bilhete, para que esta informação conste do documento emitido pela CP no momento da venda.

Salienta-se que não são permitidas alterações de NIF no título de transporte ou comprovativo de pagamento.

Em caso de extravio do original do comprovativo de pagamento, deve preencher o seguinte formulário.

Comboios Urbanos do Porto - Títulos adquiridos nas Máquinas de Venda Automática ou a bordo

A partir de 1 de agosto de 2017, todos os clientes que efetuem o carregamento nas máquinas de venda automática ou a bordo dos Comboios Urbanos do Porto, poderão efetuar o pedido da fatura diretamente no site www.linhandante.com/facturacaoOnline.asp através da inserção dos dados da compra ou numa bilheteira CP (mediante entrega do original do comprovativo de pagamento).

A fatura fica disponível para emissão durante 10 dias partir do dia do carregamento (inclusive). As faturas dos títulos emitidos a bordo poderão levar até um período máximo de 5 dias a ser disponibilizadas para emissão, estando disponível durante os 5 dias seguintes.

Findo este prazo, já não será possível proceder à sua emissão.

A emissão da fatura é imediata, podendo esta ser consultada no portal e-fatura ou impressa em suporte de papel.