Emissão de faturas

Informe-se dos procedimentos para Fatura/Fatura simplificada para efeitos de IRS

Com a entrada em vigor, em 1 de janeiro de 2015, da reforma do IRS, Lei Nº 82-E/2014, de 31 de dezembro, apenas as faturas/faturas simplificadas com número de identificação fiscal são consideradas despesas para efeitos de IRS.

Com a obtenção da certificação do seu sistema de venda junto da AT&A (Autoridade Tributária e Aduaneira), a CP passou a emitir o título de transporte com a designação de fatura/fatura simplificada, que posteriormente será comunicada e constará no portal E-fatura da AT&A na área do contribuinte para validação.

Caso pretenda fatura/fatura simplificada com a indicação de NIF, deverá providenciar a inserção do mesmo no momento da aquisição do título de transporte e sempre antes da emissão do bilhete, para que esta informação conste do documento emitido pela CP no momento da venda.

Em caso de impossibilidade de inserção de NIF no momento da aquisição do título de transporte, por motivos imputáveis à CP, o cliente dispõe de 30 dias úteis para solicitar a emissão da fatura/fatura simplificada com NIF, através do preenchimento do modelo "Substituição de Fatura", que deverá entregar em qualquer estação da CP ou Gabinete de Apoio ao Cliente, com o documento original. Decorridos 20 dias úteis após a solicitação da mesma, poderá proceder ao seu levantamento contra a assinatura da 3ª parte do modelo em questão.

Caso pretenda, que a fatura/fatura simplificada seja enviada via CTT para a morada a indicar, deverá preencher os dados relativos à MORADA DE ENVIO.

Em caso de extravio do original do comprovativo de pagamento, deve preencher o seguinte formulário.

Comboios Urbanos de Lisboa - Títulos mensais adquiridos em ATM’s

Os carregamentos efetuados em ATM, tendo como suporte o cartão Lisboa Viva, são geridos pelo Portal VIVA.

Se o cliente pretender fatura com indicação de NIF, deverá providenciar a inserção do mesmo no momento da aquisição do título de transporte.

Comboios Urbanos do Porto - Títulos adquiridos nas Máquinas de Venda Automática ou a bordo

A partir de 1 de agosto de 2017, todos os clientes que efetuem o carregamento nas máquinas de venda automática ou a bordo dos Comboios Urbanos do Porto, poderão efetuar aqui o pedido da fatura (otimizado para Internet Explorer) através da inserção dos dados da compra ou numa bilheteira CP (mediante entrega do original do comprovativo de pagamento).

A fatura fica disponível para emissão durante 10 dias a partir do dia do carregamento (inclusive). As faturas dos títulos emitidos a bordo poderão levar até um período máximo de 5 dias a ser disponibilizadas para emissão, estando disponível durante os 5 dias seguintes.

Findo este prazo, já não será possível proceder à sua emissão.

A emissão da fatura é imediata, podendo esta ser consultada no portal e-fatura ou impressa em suporte de papel.