Cartão recarregável Navegante ocasional

Este cartão permite o carregamento de títulos simples e multiviagens de cada operador.

O cartão recarregável "Navegante ocasional" é um suporte reutilizável, dotado de tecnologia sem contacto, que permite o acesso a operadores de transporte na Área Metropolitana de Lisboa. Este cartão permite o carregamento de títulos simples e multiviagens de cada operador. 

Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa

  • Na CP o cartão "Navegante ocasional" é suporte para os bilhetes.
  • É válido para um único titular em cada viagem.
  • Nas bilheteiras ou nas máquinas de venda automática pode carregar várias viagens para utilização na CP, necessitando apenas de validar o cartão nos validadores ou canais de acesso, antes de cada viagem.
  • Este cartão permite carregar um único tipo de bilhete de cada vez, isto é, não é possível carregar novos bilhetes sem que o anterior esteja esgotado. Assim, se tiver, por exemplo, carregar um bilhete de 10 viagens do Metro, não pode carregar em simultâneo um bilhete da CP até que essas viagens recuperadas.
  • A validação de qualquer bilhete é obrigatória antes do embarque, nos validadores existentes nas estações ou nas portas de acesso.
  • Após a validação de um título carregado no cartão Navegante ocasional, não devem ser efetuadas, no período de validade da viagem, outras operações com o referido cartão, nomeadamente a aquisição de novos títulos, uma vez que estas podem anular a validação anterior efetuada.
  • Os clientes devem guardar o talão de carregamento até ao final de validade do bilhete adquirido.
  • Em todas as estações, o cliente deve adquirir, antes de embarcar, nas bilheteiras ou máquinas de venda automática, o título de transporte para percursos nas Linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado.

Não deite para o cartão Navegante ocasional, porque:

  • é recarregável. Guarde-o para voltar a carregar viagens;
  • tem a validade de 1 ano.

O cartão recarregável "Navegante ocasional" tem um custo de 0,50 €, a juntar ao preço do bilhete adquirido, e tem a validade de 1 ano.

Durante o período de 1 ano após a venda, nós trocamos o cartão avariado por um novo, desde que:

  • comprove a aquisição do cartão na CP, mediante apresentação da fatura/recibo original;
  • o cartão avariado esteja em bom estado de conservação. 

1 zona

2 zonas 

1h30

3 zonas

4 zonas 

5 zonas 

2h00

6 zonas

7 zonas

8 zonas

2h30
Excesso de percurso  2h30
Zapping  2h00

Tempos máximos para o fim da viagem. Nos 30 minutos finais só permite sair das estações. 

Para clientes procedentes de estações da Linha de Sintra / Azambuja e Cascais, com destino a estações da Linha do Sado e vice-versa, a validade temporal é acrescida de 1 hora ao prazo indicado, exceto nos títulos: excesso de rota e zapping. Na transição de uma linha da margem norte para a margem sul e vice-versa, sempre que possível, nas estações sem canais de acesso, conselhamos que valide novamente o seu bilhete de modo a contabilizar a hora de acréscimo da viagem.

Nos excessos de percurso o tempo começa a contar a partir do momento da aquisição, dado que não requer de validação.