Cartão recarregável Navegante

O seu cartão para todos os dias na Área Metropolitana de Lisboa.

O cartão Navegante® é um cartão pessoal e intransmissível, que permite o carregamento de títulos mensais próprios de cada operador, multimodais e combinados.

Pode também ser usado em alguns parques de estacionamento de automóveis e de bicicletas.

Modalidades: Normal, Jovem gratuito, 3ª Idade (Navegante + 65), Reformado/Pensionista, Social+, Antigo Combatente.

A App navegante permite carregar passes e consultar o conteúdo do cartão navegante®, está disponível nas stores iOS e Android.

 

Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa

loja online navegante® permite ao utilizador adquirir o cartão navegante® e solicitar a entrega em casa, deixando de ser obrigatório deslocar-se a uma bilheteira para adquirir o cartão.

Basta preencher um breve formulário e fazer o upload dos documentos exigidos e da fotografia para o cartão personalizado (45mm x 35mm).

O Pagamento é rápido: MB WAY ou cartão de crédito.

O cartão será entregue na morada que indicar.

O carregamento mensal do cartão continua a ser uma tarefa simples e prática através da App navegante®, eliminando a necessidade de deslocações adicionais. 

Documentação Geral

  • Requisição devidamente preenchida.
  • Cartão de Cidadão, BI (cidadãos da UE), Passaporte, Carta de Condução (cidadãos nacionais) ou Autorização de Residência.
  • Fotografia recente, original, a cores, tipo passe, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros – salvo em situações específicas devidamente fundamentadas.

Documentação específica Reformados/Pensionistas

  • Impresso próprio com composição do agregado familiar, devidamente comprovado pela Junta de Freguesia da residência.
  • Impresso próprio com o valor dos rendimentos do agregado familiar, devidamente comprovados pela respetiva repartição de finanças (este valor também poderá ser comprovado através de cópia da declaração de IRS ou de declaração autónoma da repartição de finanças). O rendimento anual do agregado familiar terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo mensal, a multiplicar por 14.
  • Original e fotocópia do documento comprovativo do valor de reforma ou pensão, emitido pela Caixa Geral de Aposentações ou Caixa Nacional de Pensões.

Documentação específica para gratuitidade Jovem até 23 anos

Documentação específica Social+

Documentação específica Família

Preencher a requisição Navegante Família e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar.
Caso existam beneficiários maiores de 18 anos deve ser entregue a  Declaração de Representação  (deve gravar, preencher e imprimir) para cada membro do agregado. 

Preço:

  • custo do Cartão Normal, Jovem, Reformado/Pensionista e 3ª Idade - 7,00 €;
  • custo do Cartão para Jovem Estudante (Sub 18 e Sub 23) - 3,50 €;
  • prazo de entrega: 10 dias úteis.

Consulte os horários das bilheteiras CP na Linha de Sintra/AzambujaCascais e Sado.

A entrega do Requerimento de acesso ao navegante família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido.

Poderá efetuar o carregamento do seu cartão navegante® personalizado nos seguintes locais:

  • App navegante® - Disponível para iOS e Android, permite, carregar passes, verificar o conteúdo do cartão navegante® e aceder a informação útil sobre transportes.
  • Multibanco.
  • Bilheteiras dos Operadores de Transporte.
  • Novas Máquinas de venda automática da CP, Metropolitano de Lisboa, Metro Sul do Tejo, Transtejo/Soflusa e Fertagus

Pode ser feito diretamente na App navegante®.

A App navegante® disponibiliza a funcionalidade que permite ativar o acesso à gratuitidade para os jovens até aos 23 anos, deixando de ser necessário carregar o passe todos os meses.

O serviço VIVA GO consiste numa solução inovadora de pagamento de transporte, associando um cartão Navegante a uma modalidade de pós-pagamento através de uma conta bancária.

Para aceder a este serviço, terá apenas que se dirigir a uma caixa ATM e associar o seu cartão Navegante ao seu cartão bancário. Deverá selecionar a opção VIVA GO, disponível no menu “transportes”.

O serviço VIVA GO pode ser utilizado nos operadores de transporte CP, Carris, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Sul do Tejo, Soflusa e Trantejo e permite que se paguem as viagens, à medida da sua utilização. Na CP, cada utilização terá o custo de 2,00 €.

Antes de embarcar, deverá sempre validar o Cartão Navegante nos equipamentos próprios das estações (validadores ou portas de controlo de acesso).

Saiba mais em portalviva.pt e multibanco.pt/vivago

O navegante tem um novo produto dedicado à mobilidade corporativa que evolui agora com o lançamento de uma App exclusiva para empresas, uma novidade que vai tornar ainda mais fácil a vida das empresas e dos seus trabalhadores.

Com esta nova app, o processo de carregar o passe fica ainda mais simples: as empresas podem agora fazer isso diretamente pela aplicação, com faturação em diferido e acesso a benefícios fiscais.

Para saber mais e acompanhar as novidades, visite comportamentosustentavel.pt ou ligue para o 218 291 500.

Com a nova App navegante® Empresas, mobilidade e sustentabilidade andam de mãos dadas rumo a um futuro mais verde.

Com o objetivo de se conseguir a neutralidade em carbono até 2030 para a cidade de Lisboa, foi lançada uma medida promotora de sustentabilidade com o cartão navegante®, que concede gratuitidade em Parques de estacionamento.

Que parques são abrangidos?

Numa primeira fase:

  • Estacionamento do Colégio Militar | 415 lugares
  • Estacionamento da Ameixoeira | 489 lugares
  • Estacionamento da Avenida de Pádua | 248 lugares

Como ter acesso gratuito?

Na primeira utilização, o titular do Cartão navegante® previamente carregado com passe válido, deve dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para registar o respetivo cartão no sistema, preenchendo um formulário.
Bastará preencher o formulário de adesão uma única vez.

Como renovar o acesso?

No início de cada mês, será necessário renovar o direito de acesso gratuito ao Parque navegante®, devendo comprovar que tem passe válido para o mês em questão. Para tal, deverá dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para validar o carregamento mensal.

Como posso comprovar que tenho o passe carregado?

O utilizador deverá descarregar a App navegante® e ler o cartão, comprovando que tem título válido para aquele mês.

Horário

Os utilizadores do Cartão navegante® que tenham passe navegante® válido podem permanecer gratuitamente nos estacionamentos referenciados 7 dias por semana durante o período compreendido entre as 7h30 e as 21h00. Fora deste período, será cobrado o valor de tabela.

Mais informações no site Navegante

O cartão Navegante tem uma garantia de 2 anos, a partir da data de emissão, contra avarias elétricas e defeitos de fabrico.

Poderá solicitar uma guia de substituição nos Gabinetes de Apoio ao Cliente situados nas Estações do Rossio e Cais do Sodré, se estiverem reunidas as seguintes condições:

Avaria

  • O título de transporte ter sido adquirido na CP ou numa caixa ATM.
  • Apresentar o original do talão de carregamento do título de transporte.
  • Apresentar um novo cartão Navegante ou fazer prova da requisição do novo cartão, através do talão de entrega.

Extravio 

  • O título de transporte ter sido adquirido na CP ou numa caixa ATM.
  • Apresentar o original do talão de carregamento do título de transporte.
  • Apresentar um novo cartão Navegante ou fazer prova da requisição do novo cartão, através do talão de entrega.