App
O cartão Navegante é um cartão pessoal e intransmissível, dotado de tecnologia sem contacto, que permite o acesso a vários operadores de transporte na Área Metropolitana de Lisboa. Este cartão permite o carregamento de títulos mensais próprios de cada operador, multimodais e combinados.
Modalidades: Normal, Estudante (Sub 18+TP e Estudante Sub 23+TP), Jovem, 3ª Idade (Navegante + 65), Reformado/Pensionista, Social+, Antigo Combatente.
A app navegante, que permite carregar passes e consultar o conteúdo do cartão Navegante®, já está disponível nas stores iOS e Android.
Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa
Geral
Específica Reformados/Pensionistas
Específica Estudantes (Sub 18 e Sub 23)
Específica Social+
Específica Família
Preencher a requisição Navegante Família e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar.
Caso existam beneficiários maiores de 18 anos deve ser entregue a Declaração de Representação (deve gravar, preencher e imprimir) para cada membro do agregado.
A entrega do Requerimento de acesso ao navegante família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido.
O cartão Navegante pode ser solicitado em qualquer posto de venda da CP, da Carris, do Metro, da Fertagus e da Transtejo (exceto o Navegante Jovem, produto exclusivo da CP).
Pode ainda ser solicitado nos espaços navegante Carris Metropolitana, pontos Navegante e Portal VIVA.
Requisição normal - nas bilheteiras dos Comboios Urbanos de Lisboa:
Consulte os horários das bilheteiras da Linha de Sintra/Azambuja, Cascais e Sado
O cartão Navegante tem uma garantia de 2 anos, a partir da data de emissão, contra avarias elétricas e defeitos de fabrico.
Poderá solicitar uma guia de substituição nos Gabinetes de Apoio ao Cliente situados nas Estações do Rossio e Cais do Sodré, se estiverem reunidas as seguintes condições:
Avaria
Extravio
O serviço VIVA GO consiste numa solução inovadora de pagamento de transporte, associando um cartão Navegante a uma modalidade de pós-pagamento através de uma conta bancária.
Para aceder a este serviço, terá apenas que se dirigir a uma caixa ATM e associar o seu cartão Navegante ao seu cartão bancário. Deverá selecionar a opção VIVA GO, disponível no menu “transportes”.
O serviço VIVA GO pode ser utilizado nos operadores de transporte CP, Carris, Fertagus, Metropolitano de Lisboa, Metro Sul do Tejo, Soflusa e Trantejo e permite que se paguem as viagens, à medida da sua utilização. Na CP, cada utilização terá o custo de 2,00 €.
Antes de embarcar, deverá sempre validar o Cartão Navegante nos equipamentos próprios das estações (validadores ou portas de controlo de acesso).
Saiba mais em portalviva.pt e multibanco.pt/vivago
Com o objetivo de se conseguir a neutralidade em carbono até 2030 para a cidade de Lisboa, foi lançada uma medida promotora de sustentabilidade com o cartão navegante®, que concede gratuitidade em Parques de estacionamento.
Que parques são abrangidos?
Numa primeira fase:
Como ter acesso gratuito?
Na primeira utilização, o titular do Cartão navegante® previamente carregado com passe válido, deve dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para registar o respetivo cartão no sistema, preenchendo um formulário.
Bastará preencher o formulário de adesão uma única vez.
Como renovar o acesso?
No início de cada mês, será necessário renovar o direito de acesso gratuito ao Parque navegante®, devendo comprovar que tem passe válido para o mês em questão. Para tal, deverá dirigir-se à cabine de cada um dos parques onde pretende estacionar para validar o carregamento mensal.
Como posso comprovar que tenho o passe carregado?
O utilizador deverá descarregar a App navegante® e ler o cartão, comprovando que tem título válido para aquele mês.
Horário
Os utilizadores do Cartão navegante® que tenham passe navegante® válido podem permanecer gratuitamente nos estacionamentos referenciados 7 dias por semana durante o período compreendido entre as 7h30 e as 21h00. Fora deste período, será cobrado o valor de tabela.
Mais informações no site Navegante