Assinaturas e Passes Comboios Urbanos de Lisboa

Conheça todas as modalidades de Assinaturas e Passes para viajar diariamente nos Comboios Urbanos de Lisboa

Para os Clientes que viajem diariamente nos Comboios Urbanos de Lisboa existem três modalidades de títulos mensais:

  • A Assinatura CP, válida para 1 ou 2 zonas, carregável no cartão Lisboa Viva ou no Cartão CP;
  • O Navegante Metropolitano que permite viajar em todos os operadores dentro do limite geográfico dos 18 Municípios da Área Metropolitana de Lisboa (Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira) carregável no cartão Lisboa Viva;
  • O Navegante Municipal que permite viajar em todos os operadores dentro do limite geográfico do município para que é adquirido, carregável no cartão Lisboa Viva;

O carregamento eletrónico dos títulos no cartão Lisboa Viva pode ser efetuado nas bilheteiras, nas máquinas de venda automática e no Multibanco. O carregamento eletrónico dos títulos no Cartão CP pode ser efetuado nas bilheteiras e nas máquinas de venda automática.

Caso os Clientes pretendam viajar para além dos limites do seu título de transporte, é necessária a aquisição de um excesso de percurso nas bilheteiras ou nas máquinas de venda automática, da estação de origem.

Sempre que viajar, valide o seu título de transporte. É obrigatória a validação de todos os passes, assinaturas e bilhetes antes de embarcar. Desde 1 de outubro de 2015, passaram a ser aplicadas coimas, nos casos em que não sejam validados os títulos mensais. Saiba mais aqui.

O talão de carregamento deve ser guardado até ao final de validade do título.

Serviços CP: Comboios Urbanos de Lisboa

O que é: as assinaturas são títulos de transporte válidos para um número ilimitado de viagens, num determinado percurso na CP, durante o seu prazo de validade. Com a Assinatura Mensal dos Comboios Urbanos de Lisboa, basta viajar 11 dias e já está a ganhar. A Assinatura CP 30 Dias pode ser adquirida em qualquer dia do mês e tem a validade de 30 dias consecutivos a partir da data de venda ou data escolhida para início de validade (até mais 8 dias), no momento de aquisição. A CP concede um desconto de 25% sobre o preço da assinatura normal aos jovens. Consulte aqui as condições e o mapa de zonas

Preços:

 Assinaturas
Designação

Normal

30 dias

Normal

60 dias

Jovem/4_18 e Sub 23 (1)

30 dias

Jovem

60 dias 

4_18 e Sub 23 (2)

30 dias 

Assinatura - 1 zona

29,00

58,00 21,75 43,50 11,60
Assinatura - 2 zonas 30,85 61,70 23,15 46,30 12,35

Notas: preços em euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor;

1) 4_18 - estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, inclusive, não abrangidos pelo transporte escolar; Social + B; SUB23 estudantes do Ensino Superior até aos 23 anos, escalão B do Passe Social + e SUB23, estudantes do Ensino Superior até aos 23 anos. 

2) 4_18 - escalão A da Ação Social Escolar e SUB23 - beneficiários da Ação Social Direta do Ensino Superior. 

O passe Navegante Metropolitano, é um passe mensal fixo (válido para o mês para que é adquirido), que permite utilizar todas as empresas do serviço público de transporte de Passageiros em todos os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Os municípios com validade geográfica nos Comboios Urbanos de Lisboa são: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Na CP, o Navegante Metropolitano pode ser utilizado:

  • Nos Comboios Urbanos de Lisboa, nas linhas de Sintra, Cascais e Sado; na linha de Azambuja apenas até à Estação do Carregado (inclusive)
  • Nos Comboios InterRegionais e Regionais entre a Estação do Jerumelo (inclusive), na Linha do Oeste e Lisboa e entre a Estação de Vila Franca de Xira e Lisboa.

Os passes Navegante não são válidos nos comboios Alfa Pendular e Intercidades, serviços que obrigam à reserva antecipada de lugar.

Caso pretenda viajar para além da validade do passe Navegante Metropolitano na Linha da Azambuja, poderá adquirir o Complemento CP Azambuja Carregado. 

Os títulos são compostos por um carregamento eletrónico no Cartão Lisboa Viva e são vendidos desde das 4h00 de dia 26 de cada mês até às 3h59 de dia 26 do mês seguinte nas bilheteiras, Máquinas de Venda Automática, Caixas Multibanco (ATM). No Portal Viva os títulos são vendidos das 4h00 de dia 21 de cada mês até às 3h59 de dia 21 do mês seguinte.

Navegante  Normal

4_18, SUB23, Social+, 25% (1)

Social+  50% (2) 4_18, SUB23 60% (3)

Metropolitano

40 30 20 16

Metropolitano + 65 4) 

20  - - -

Metropolitano 12 5)

gratuito   - - -

Notas: preços em euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor;

1) 4_18 - escalão B da Ação Social Escolar e escalão B do Social +; SUB23, todos os estudantes do Ensino Superior; Social +

2) Social+ -  Rendimento Social de Inserção e do Complemento Solidário de Idosos;

3) 4_18 - escalão A da Ação Social Escolar e SUB23 - beneficiários da Ação Social Direta do Ensino Superior. 

4) Válidos para 3ª idade, Reformados e Pensionistas

5) Válidos para crianças até aos 12 anos de idade, inclusive. Para viajar a criança deverá ter um cartão Lisboa Viva com perfil de criança:

  • se já possuir um cartão Lisboa Viva com perfil de criança deverá dirigir-se a um Gabinete de Apoio ao Cliente (Rossio ou Cais do Sodré) para que lhe seja carregada a gratuitidade até ao final da validade no cartão. 
  • Caso ainda não tenha cartão Lisboa Viva com perfil criança poderá solicitar a sua produção numa bilheteira CP. Saiba mais aqui.

O passe Navegante Municipal é um passe mensal fixo (válido para o mês para que é adquirido), que vai permitir utilizar todas as empresas do serviço público de transporte de Passageiros dentro do limite geográfico de 1 um município para o qual foi adquirido, selecionado dos 18 municípios que constituem a Área Metropolitana de Lisboa

Os municípios com validade geográfica nos Comboios Urbanos de Lisboa são: Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Oeiras, Palmela,Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Os Navegantes Alcochete, Almada, Montijo, Odivelas, Seixal e Sesimbra são vendidos nas bilheteiras CP mas não são válidos para utilização de percursos CP.

Na CP, o Navegante Municipal pode ser utilizado dentro do limite geográfico do município para o qual foi adquirido, nos seguintes comboios: 

  • Nos Comboios Urbanos de Lisboa, linhas de Sintra, Cascais e Sado; na linha de Azambuja apenas até à Estação do Carregado (inclusive)
  • Nos Comboios InterRegionais e Regionais da Estação do Jerumelo (inclusive), na Linha do Oeste, em direção a Lisboa e desde a Estação de Vila Franca de Xira em direção a Lisboa.

Os passes Navegante não são válidos nos comboios Alfa Pendular e Intercidades, serviços que obrigam à reserva antecipada de lugar.

Existem 3 estações CP que são abragidas por 2 municípios, pelo que cliente poderá optar por adquirir o que seja mais vantajoso para si: 

  • Algés - estação válida para Navegante Oeiras ou Navegante Lisboa 
  • Moscavide e Sacavém - estações válidas para Navegante Loures ou Navegante Lisboa 

Os títulos são compostos por um carregamento eletrónico no Cartão Lisboa Viva e são vendidos desde das 4h00 de dia 26 de cada mês até às 3h59 de dia 26 do mês seguinte nas bilheteiras, Máquinas de Venda Automática, Caixas Multibanco (ATM). No Portal Viva os títulos são vendidos das 4h00 de dia 21 de cada mês até às 3h59 de dia 21 do mês seguinte.

Título 

Validade CP 

Normal  4_18, Sub23, Social+  (25%) Social+ (50%) 4_18, Sub23 (60%)
Navegante Municipal 

válido consoante município selecionado no ato da compra: Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Oeiras, Palmela, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.  

30 22,50 15 12

Nota: preços em euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor.

O Navegante Família tem as mesmas características que os passes Navegante (Metropolitano ou Municipal) e permite que cada família pague no máximo o valor de 2 passes Navegante. O Navegante Família é exclusivo de agregados com domicílio fiscal na área metropolitana de Lisboa. Tem validade mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido.

Modalidades

O NAVEGANTE Família possui duas modalidades: NAVEGANTE Metropolitano ou NAVEGANTE Municipal.

O passe Navegante Metropolitano Família vai permitir que todos os membros do agregado familiar, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Metropolitano - 80 €.  

O Navegante Municipal Família vai permitir que todos os membros do agregado familiar, possam utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, dentro do limite geográfico do município selecionado pelo agregado familiar, de entre os 18 municípios que constituem a área metropolitana de Lisboa, pagando, no máximo, o valor de 2 passes Navegante Municipal - 60 €.

Quem pode beneficiar

Podem beneficiar do NAVEGANTE Família os membros do agregado familiar (mínimo 3 elementos), com o mesmo domicílio fiscal, sendo este situado num dos 18 municípios da AML.

Para efeitos de acesso ao Passe NAVEGANTE Família, considera-se que integram o mesmo agregado familiar o requerente responsável pelo agregado familiar e as seguintes pessoas:

a) Cônjuge ou pessoa em união de facto, neste último caso desde que há mais de dois anos;

b) Parentes e afins, em linha reta (avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, filhos, netos), do requerente responsável ou da pessoa que com ele se encontre em união de facto há mais de 2 anos;

c) Adotados e tutelados pelo requerente responsável ou pela pessoa em união de facto, bem como menores que lhes sejam confiados por decisão judicial ou administrativa de entidades ou serviços legalmente competentes para o efeito.

Para requerer o NAVEGANTE Família será necessário que todos os membros do agregado familiar (Requerente Responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto). 

Requisição

O Navegante Família pode ser requerido nos postos de atendimento dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros. Na CP pode ser requerido nos Gabinetes de Apoio ao Cliente do Rossio e do Cais do Sodré.

Para efetuar o pedido do NAVEGANTE Família, o Requerente Responsável deve preencher o Requerimento de Acesso (deve gravar, preencher e imprimir), formulário também disponível nas bilheteiras da área de influência dos Urbanos de Lisboa e nos pontos de venda dos operadores de transporte e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar. Caso existam beneficiários maiores de 18 anos deve ser entregue a Declaração de Representação (deve gravar, preencher e imprimir) para cada membro do agregado. 

A documentação exigida para efeitos de comprovativo de domicílio fiscal e composição do agregado familiar pode variar de acordo com as características de cada agregado familiar. Consulte as  instruções de acesso.

A entrega do Requerimento de Acesso ao NAVEGANTE Família e restante documentação, não garante a aceitação do pedido. A ativação do NAVEGANTE Família está sujeita à verificação do cumprimento das condições de acesso.

A confirmação da adesão ao Navegante Família é efetuada para o endereço de correio eletrónico indicado no requerimento, pelo que é obrigatório o fornecimento deste dado no requerimento de acesso. A ativação do NAVEGANTE Família pode demorar até 10 dias.

Apenas após a confirmação da adesão poderá ser efetuada a compra e carregamento do Navegante Família. 

Onde comprar

Depois da ativação, será necessário efetuar o Pagamento/Compra do NAVEGANTE Família, com qualquer um dos cartões Lisboa Viva associados ao agregado familiar, nos locais indicados, em www.aml.pt ou em www.portalviva.pt, entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de utilização. Na CP o NAVEGANTE Família pode ser comprado e carregado nas Bilheteiras.

Só após o pagamento, os restantes Cartões Lisboa VIVA associados poderão ser carregados (todos no mesmo momento ou em momentos e locais distintos). Todos os cartões do agregado familiar que pretendam ser utilizados no mês para o qual foi efetuado o pagamento, têm necessariamente de ser carregados.

O pagamento e os carregamentos do passe NAVEGANTE Família devem ser efetuados mensalmente. 

Validade

O acesso ao NAVEGANTE Família é atribuído pelo período de um ano, desde que se mantenham as condições que permitiram a sua atribuição. Antes do fim deste período deve ser efetuado um pedido de renovação.

A venda e o carregamento do passe NAVEGANTE Família devem ser efetuados mensalmente. 

A AML pode, em qualquer momento, verificar e validar as condições de acesso. O não cumprimento destas implica o cancelamento do acesso ao passe NAVEGANTE Família e a aplicação das sanções criminalmente e legalmente previstas.

Perguntas frequentes

Para mais informações consulte as Perguntas frequentes (FAQ).

Apoio ao utilizador

Poderá obter mais informações sobre o sistema tarifário na AML em www.aml.pt, www.portalviva.pt, e balcões de atendimento dos operadores de transportes, na linha de apoio dedicada da AML 210 118 218 ou através do email novospasses@aml.pt.

Passe que possibilita uma mobilidade plena em toda a cidade de Lisboa, integrando a Carris, Metro e a CP, nos circuitos urbanos de Lisboa.

Navegante Urbano (CP/Carris/Metro)  Validade CP  Preço 
3ª idade / reformados e pensionistas  Lisboa (Rossio, Santa Apolónia, Alcântara-Terra e Cais do Sodré) e percursos até Benfica/Belém/Moscavide 15
Nota: preços em euros, com IVA incluído à taxa legal em vigor.