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Reembolso de bilhetes não utilizados
Desistência de viagem por motivo imputável à CP
O reembolso não é aplicável se o passageiro:
Indemnizações por atraso à chegada, por motivo imputável à CP
Sem perda do direito ao transporte e caso não exerça o direito ao reembolso, quando se verifique atraso igual ou superior a 60 minutos entre o local de partida e de chegada, para o qual o título é válido, imputável à CP, o passageiro tem direito a uma indeminização no valor integral do preço do bilhete.
Não há pagamento de qualquer indemnização quando:
Motivos não passíveis de indemnização:
Consideram-se motivos não imputáveis ao operador, logo, não indemnizáveis, os atrasos ou supressões devidas às seguintes situações:
Reembolso de bilhetes não utilizados
Desistência de viagem por motivo imputável à CP
O reembolso não é aplicável se o passageiro:
Indemnizações por atraso à chegada, por motivo imputável à CP
Sem perda do direito ao transporte e caso não exerça o direito ao reembolso, quando se verifique atraso igual ou superior a 60 minutos entre o local de partida e de chegada, para o qual o título é válido, imputável à CP, o passageiro tem direito a uma indeminização no valor integral do preço do bilhete.
Não há pagamento de qualquer indemnização quando:
Motivos não passíveis de indemnização:
Consideram-se motivos não imputáveis ao operador, logo, não indemnizáveis, os atrasos ou supressões devidas às seguintes situações:
Reembolso de bilhetes não utilizados
Nota: Circulação suspensa. Na sequência das decisões implementados pelo Governo Espanhol, no contexto da Pandemia do Coronavírus (COVID-19), informamos que a circulação dos comboios internacionais, Sud Expresso e Lusitânia Comboio Hotel está suspensa até aviso em contrário.
São aceites pedidos de reembolso de bilhetes emitidos pela CP e pelas bilheteiras RENFE (apenas com modo de pagamento em dinheiro), desde que solicitados até 5 minutos antes da partida do comboio, mediante dedução da taxa de reembolso de 10%, com exceção das seguintes tarifas:
Após a hora de partida do comboio, os bilhetes não são reembolsáveis.
O reembolso de bilhetes emitidos pela CP cujo pagamento tenha sido efetuado com cartão bancário é feito exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão impossibilita esta operação.
Reembolsos por incumprimento do contrato de serviço de transporte no comboio Sud Expresso
Critérios de indemnização | |
Atrasos | Reembolso |
Entre 1:00 e 1:59 | 25% |
Entre 2:00 e 2:59 | 50% |
3:00 ou mais | 100% |
Serviço a Bordo | Reembolso |
Falta de aquecimento/climatização | 50% |
Falta de bar/restaurante | 25% |
Transbordo(após início da viagem) |
Reembolso |
Lugares deitados |
Diferença de preços entre o valor pago e o preço de 2.ª classe ou Turista Sentado |
Reembolso de bilhetes não utilizados
São aceites pedidos de reembolso de bilhetes emitidos pela CP e pelas bilheteiras RENFE (com exceção dos bilhetes adquiridos com cartão de crédito), desde que solicitados até 5 minutos antes da partida do comboio, mediante dedução da taxa de reembolso de 10%, com exceção das seguintes tarifas:
O reembolso de bilhetes emitidos pela CP cujo pagamento tenha sido efetuado com cartão bancário é feito exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão impossibilita esta operação.
Reembolso por incumprimento do contrato de serviço de transporte no comboio Celta
Há direito a reembolso nas seguintes situações:
Critérios de indemnização | |
Atrasos | Reembolso |
Entre 15 e 29 minutos | 25% |
Entre 30 e 59 minutos | 50% |
Superior a 1 hora |
100% |
Bilhetes
Os bilhetes não são reembolsáveis.
Em caso de engano na aquisição de bilhetes, é permitida a troca, desde que solicitada até 15 minutos após a venda e apenas na bilheteira da própria estação onde o título foi adquirido, nas seguintes condições:
Nota: nos casos em que a estação de aquisição do bilhete tenha a bilheteira encerrada, o Cliente, caso possa realizar a viagem pretendida com o bilhete comprado, deverá fazê-lo. Caso o bilhete adquirido por engano não permita a realização da viagem pretendida, o Cliente deverá adquirir novo bilhete. No caso de interrupção da circulação, o Cliente que já tenha validado um bilhete simples (inteiro, meio ou quarto) tem direito ao carregamento de uma viagem de igual valor, a ser carregada na bilheteira da estação de validação do bilhete e no mesmo cartão Viva Viagem, mediante entrega na bilheteira do original do talão de carregamento do bilhete validado.
Para os restantes bilhetes (10 viagens, Bilhete Turístico, Zapping, Bilhete Família…) ou caso a bilheteira da estação esteja encerrada, o pedido de carregamento de viagem terá de ser solicitado por escrito, através de Formulário de Sugestão/Reclamação, obrigatoriamente acompanhado do original do talão de carregamento do bilhete.
Assinaturas e passes
A CP só procede a trocas ou devoluções/reembolsos de títulos de transporte adquiridos nos seus postos de venda. Caso o Cliente tenha adquirido o seu passe noutro operador de transporte, deverá dirigir-se a esse operador para resolução da situação.
Para trocas ou devoluções/reembolsos envolvendo títulos de transporte adquiridos no Multibanco e no Portal Viva, o Cliente deverá dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Cliente do Rossio ou do Cais do Sodré.
Trocas ou devoluções/reembolsos
Antes do início da validade ou no prazo de 15 minutos após a venda: é feita a devolução ao Cliente do valor total do título de transporte, mediante apresentação do Cartão Lisboa Viva e entrega do original do talão de carregamento.
Após o início da validade:
O Cliente terá de apresentar o Cartão Lisboa Viva e entregar o original do talão de carregamento.
O reembolso cujo pagamento tenha sido efetuado com cartão bancário é feito exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão impossibilita esta operação.
Os títulos de transporte ocasionais dos Comboios Urbanos do Porto são reembolsáveis, nas seguintes situações:
Para bilhetes comprados na Bilheteira Online e App CP como complemento de viagem, consulte o separador Condições de Reembolso
Assinaturas
É permitida uma troca mensal de origem e destino, em qualquer bilheteira, mediante o pagamento de Taxa Acessória de 5,00€, antes da data de início da validade do título:
O reembolso cujo pagamento tenha sido efetuado com cartão bancário é feito exclusivamente no cartão utilizado na compra. A não apresentação do cartão impossibilita esta operação (apenas se aplica a aquisições efetuadas nas bilheteiras).