Emissão de faturas

Informe-se dos procedimentos para Fatura/Fatura simplificada para efeitos de IRS

Caso pretenda fatura (para valores iguais ou superiores a 100 €) ou fatura simplificada (para valores até 100 €) com a indicação de NIF, para beneficiar da dedução do IVA em sede de IRS (particulares), ou para efeitos de IVA (empresas e independentes), deverá assegurar a inserção do mesmo no momento da aquisição e sempre, antes do efetuar o pagamento, para que esta informação conste do documento emitido pela CP. 

Além do NIF, na fatura poderá constar o nome e morada.  

Ao receber a fatura/fatura simplificada, deve verificar no imediato se os dados que constam da mesma estão corretos. 

Para solicitar uma fatura de um título dos Comboios Urbanos do Porto adquirido nas Máquinas de Venda Automática ou a bordo, deverá selecionar uma das seguintes opções:

Os carregamentos efetuados em ATM, tendo como suporte o cartão Lisboa Viva, são geridos pelo Portal VIVA. O documento emitido no momento do carregamento não é uma fatura mas sim um comprovativo de carregamento, mesmo quando o cliente insere o NIF. 

Se pretender uma fatura com indicação de NIF, deverá solicitá-la no Portal VIVA em "Pedido de Fatura", através da inserção dos dados da compra. A fatura pode levar até um período máximo de 48h a ser disponibilizada para emissão, estando disponível durante os 5 dias úteis seguintes.

Findo este prazo, já não será possível proceder à sua emissão. A emissão da fatura é imediata, podendo esta ser consultada no portal e-fatura ou impressa em suporte de papel.

Em caso de impossibilidade de inserção de NIF no momento da aquisição do título de transporte, por motivos imputáveis à CP, dispõe de 10 dias úteis para solicitar a emissão da fatura/fatura simplificada com NIF, através do preenchimento do modelo "Substituição de Fatura", que deverá entregar em qualquer estação da CP ou Gabinete de Apoio ao Cliente, com o documento original.  

Em alternativa, pode efetuar o pedido por email para o endereço pedidofatura@cp.pt, digitalizando o modelo "Substituição de Fatura" e a fatura/fatura simplificada. 

A nova fatura/fatura simplificada será enviada para a morada que indicar no modelo "Substituição de Fatura”.

Em caso de extravio da fatura original, pode solicitar uma 2ª via.  

A 2ª via é um documento exatamente igual ao original não sendo possível a alteração de qualquer um dos dados nele indicados inicialmente. 

Deve formalizar o seu pedido, através do preenchimento do "Formulário E" e entregar em qualquer estação ou Gabinete de Apoio ao Cliente da CP, ficando a 2ª via disponível para levantamento, decorridos 10 dias úteis após a solicitação.  

Em alternativa, pode efetuar o pedido por email para o endereço pedidofatura@cp.pt, digitalizando o "Formulário E", sendo a 2ª via enviada pela mesma via.  

Não podem ser aceites 2ª via, para efeitos de trocas ou reembolsos de títulos.