Viaje em segurança

A si que tem que viajar connosco queremos agradecer a confiança que deposita em nós e reforçar que a saúde e segurança dos nossos Clientes e colaboradores é a nossa prioridade.

Consulte aqui informações sobre as medidas que estamos a tomar a bem da sua segurança.

Deve adotar estes gestos muito importantes para garantir que todos viajam em segurança:

  • Se se sentir doente não viaje.
  • Evite viajar nas horas de ponta, se possível.
  • Compre nos canais digitais e máquinas de venda automática.
  • Lave ou desinfete as mãos antes da viagem.
  • Utilize, uniformemente, todas as portas de embarque.
  • Antes de embarcar espere que os outros clientes desembarquem.
  • Use máscara. É obrigatório para passageiros com idade igual ou superior a 10 anos.
  • Não deixe as máscaras e luvas usadas no comboio.
  • Tape a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, com o braço.
  • Mantenha a distância de segurança.
  • Antes do desembarque não saia do seu lugar com antecedência.
  • Lave ou desinfete as mãos quando terminar a viagem.

Todos os clientes são responsáveis pelo cumprimento destas normas. Ao adotar estas normas protege-se a si e protege os outros.

Consulte aqui a informação pormenorizada sobre o COVID-19.

A oferta de comboios foi ajustada repondo a oferta planeada, a partir de 4 de maio, para os comboios Urbanos, Regionais e InterRegionais.

A oferta de Longo Curso (Alfa Pendular e Intercidades) continua ajustada em conformidade com o regime excecional de exercício do direito de deslocação dos cidadãos em território nacional.

Os comboios internacionais, Sud Expresso, Lusitânia Comboio Hotel e Celta, não circulam desde 17 de março de 2020.

Consulte aqui a nossa oferta:

Alfa Pendular e Intercidades

Regionais e InteRegionais

Comboios Urbanos de Lisboa

Comboios Urbanos do Porto

Comboios Urbanos de Coimbra

A partir de 18 de maio de 2020 são repostas as regras comerciais associadas aos pedidos de reembolso e revalidação de bilhetes não utilizados, para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional e InterRegional.

Dado o carácter excecional da situação, foram ajustadas as condições de reembolso de bilhetes para produtos turísticos, oferecendo flexibilidade aos Clientes que pretendam desistir destas viagens.

A partir de 23 de junho de 2020, são repostas as regras comerciais associadas aos pedidos de reembolso do serviço internacional.

A partir de 18 de maio de 2020 são repostas as regras comerciais associadas aos pedidos de reembolso e revalidação de bilhetes não utilizados, para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional e InterRegional.

Se precisar mesmo de viajar, compre aqui. Para bilhetes de serviço urbano utilize as máquinas de venda automática.

Nos termos do Estado de Calamidade decretado, encontram-se disponíveis para venda até dois/terços dos lugares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, estando desta forma garantida uma distância de segurança para todos os passageiros durante as suas viagens. 

Em todas as estações, os clientes deverão adquirir os seus títulos de transporte e fazer a respetiva validação.

Cartão Lisboa Viva - Alterações de emissão/entrega

O processo de requisição e entrega de cartões Lisboa Viva tem as seguintes alterações: 

  • Pedido de emissão urgente está indisponível. 
  • O prazo de entrega do cartão poderá ser superior a 10 dias úteis.
  • Como alternativa, recomendamos que realize o pedido online através do Portal Viva. 

Cartões Lisboa Viva expirados - Extensão do prazo de validade

Os cartões Lisboa Viva, cujo prazo de validade tenha terminado depois de 23 de fevereiro de 2020, podem continuar a ser carregados nos seguintes locais:

  • Portal Viva
  • Multibanco
  • Máquinas de venda automática do Metro de Lisboa
  • Máquinas de venda automática da Transtejo/Soflusa
  • Rede de agentes Pagaqui
  • Postos de venda móvel (PVMs) VIVA

Esta medida aplica-se igualmente à renovação dos perfis Social +, 4_18 e sub-23, cuja validade tenha expirado depois de 23 de fevereiro de 2020, sendo nestes casos o carregamento possível no Multibanco e nas máquinas de venda automática da Transtejo/Soflusa.

Para ambas as situações, a extensão do prazo será válida até 30 de junho de 2020.

No cumprimento do Decreto-lei n.º 2-A/2020, é concedida prioridade no atendimento, em primeiro lugar, a:

Pessoas sujeitas a um dever especial de proteção

  • Maiores de 70 anos
  • Imunodeprimidos e portadores de doença crónica designadamente, hipertensos, diabéticos, doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica e doentes oncológicos
  • Acompanhados de crianças ao colo

Profissionais de saúde

Elementos das forças de segurança e serviços de segurança, de proteção e socorro, pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social 

De acordo com as regras de segurança e higiene deve ser garantida a distância de segurança de 2 metros entre pessoas.

Os horários das nossas bilheteiras foram ajustados. Proteja-se: evite o manuseamento de dinheiro e dê preferência ao pagamento por cartão bancário.

Consulte os horários das bilheteiras:

Estamos conscientes da preocupação que os nossos Clientes sentem relativamente à possibilidade de contágio pelo COVID-19.

Queremos partilhar consigo informação detalhada sobre o que temos estado a fazer e que medidas adotámos.

Foi realizada uma profunda higienização, limpeza e desinfeção dos comboios, que inclui uma pulverização adicional com produto adequado que produz efeito durante um mês.

Foram adquiridos pulverizadores elétricos, que permitem proceder à desinfeção dos comboios, através da aplicação, de forma rápida e eficaz, de um produto virucida de ação prolongada, recomendado pela Direção-Geral de Saúde.

Todos os comboios são desinfetados antes de entrar ao serviço.

Esta operação de reforço da limpeza e desinfeção de comboios visa todos os espaços e superfícies comuns partilhados pelos Clientes como bancos, varões, vidros, mesas ou compartimentos de bagagem, bem como as casas de banho e as cabines de condução.

Veja no YouTube CP

O serviço de bar e restauração dos comboios Alfa Pendular e Intercidades (serviço de refeições, cafetaria e bar) encontra-se suspenso. A distribuição de auriculares e imprensa também não é realizada.

Se pretender apresentar uma sugestão ou reclamação poderá fazê-lo em Contactos ou Livro de Reclamações.