Viaje só se for imprescindível

A si que tem que viajar connosco queremos agradecer a confiança que deposita em nós e reforçar que a saúde e segurança dos nossos Clientes e colaboradores é a nossa prioridade.

Consulte aqui informações sobre as medidas que estamos a tomar a bem da sua segurança.

A oferta de comboios foi ajustada reduzindo o número de circulações em conformidade com o regime excecional de exercício do direito de deslocação dos cidadãos em território nacional.

Páscoa - período de 9 a 13 de abrilConsulte aqui os horários

Os comboios internacionais, Sud Expresso, Lusitânia Comboio Hotel e Celta, não circulam desde 17 de março de 2020.

No âmbito da declaração do estado de calamidade no concelho de Ovar todos os comboios Intercidades, InterRegionais e Regionais com paragem prevista em Ovar, deixaram de a realizar, mantendo-se as paragens nas restantes estações. Os Comboios Urbanos do Porto não efetuam paragem em Esmoriz, Cortegaça, Carvalheira-Maceda, Ovar e Válega.

O comboio IR 856 da linha do Minho efetua paragem em Carapeços, Silva, Midões e Carreira.

A realização dos programas turísticos está suspensa até ao próximo dia 30 de abril.

Consulte aqui a nossa oferta:

Alfa Pendular e Intercidades

Regionais e InteRegionais

Comboios Urbanos de Lisboa

Comboios Urbanos do Porto

Comboios Urbanos de Coimbra

Foram ajustadas as condições de reembolso de bilhetes, dado o carácter excecional da situação, oferecendo flexibilidade aos Clientes que pretendam desistir da sua viagem de comboio Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Turísticos, ou cujo comboio para o qual têm bilhete, tenha sido suprimido. 

Comboios nacionais

  • O reembolso, sem taxas, de bilhetes adquiridos nas bilheteiras, Bilheteira online, APP CP ou no Multibanco deve ser solicitado nas bilheteiras ou preferencialmente em cp.pt - através do preenchimento do formulário, com envio da digitalização do original do bilhete - até 3 horas antes da partida do comboio da estação de origem do cliente. Passado o prazo indicado, aplicam-se as taxas em vigor.

  • No caso do comboio, para o qual já tinha bilhete, ter sido suprimido, os pedidos são aceites, nas bilheteiras ou em cp.pt, através do formulário, até 10 dias após a data da viagem inicial.

  • Os bilhetes Promo, TrainSharing e INTRA_RAIL são reembolsáveis nas bilheteiras ou em cp.pt, através do formulário.

  • Os bilhetes Promo adquiridos a partir de dia 20 de março na Bilheteira Online ou APP CP podem ser reembolsados diretamente em cp.pt.

  • Os pedidos de reembolso solicitados através do formulário, devem ser acompanhados por uma digitalização do(s) bilhete(s) e indicação do Nome / Morada postal / IBAN /NIF para o respetivo reembolso.

Comboios internacionais

  • Os bilhetes válidos para os comboios Sud- Expresso, Lusitânia Comboio Hotel e Comboio Celta adquiridos antes de 26 de março, para viajar entre os dias 18 de março e 11 de abril, serão reembolsados nas bilheteiras ou online através do formulário no site CP, com envio da digitalização do bilhete e respetiva fatura e indicação do Nome / Morada postal / IBAN /NIF.

Passes Interrail

  • Os Passes Interrail sem desconto emitidos pela CP e que ainda não foram utilizados são reembolsados em 100% do valor do passe, nas bilheteiras CP com serviço internacional, e mediante a entrega do Passe original.

  • Os passes Interrail Promocionais adquiridos durante o mês de março, que ainda não foram utilizados e que originalmente não eram reembolsáveis, serão reembolsáveis em 85% do valor pago, mediante a entrega do Passe original. Para o efeito, os pedidos deverão ser feitos nas bilheteiras de serviço internacional, mediante o preenchimento do modelo “Pedido de Compensação por Atraso” indicando de Nome / Morada postal / IBAN /NIF.

  • Os clientes com passes parcialmente utilizados e que foram obrigados a interromper as suas viagens devem solicitar o reembolso diretamente ao Eurail através de customerservice@eurail.com
  • Aos Clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional, Regional e Turístico, é permitido a sua revalidação, sem custos. Estes pedidos devem ser apresentados nas bilheteiras ou em cp.pt, considerando os prazos e as demais condições regulamentadas. Os bilhetes já revalidados, podem ser revalidados para outro comboio, ou reembolsados, numa bilheteira, independentemente do canal onde foi adquirido.
    No caso do comboio, para o qual já tinha bilhete, ter sido suprimido, os pedidos são aceites até 10 dias após a data da viagem inicial.

Se precisar mesmo de viajar, compre aqui - agora pode comprar também para comboios Regionais. Para bilhetes de serviço urbano utilize as máquinas de venda automática.

Nos termos da alínea e), do artigo 23º, do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, retificado pela Declaração de Retificação n.º 11-D/2020, de 20 de março, encontram-se disponíveis para venda apenas um terço dos lugares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, estando desta forma garantida uma distância de segurança para todos os passageiros durante as suas viagens. 

Os canais de acesso, nas estações urbanas de Lisboa, encontram-se abertos, no entanto, os clientes quando passam, deverão validar os bilhetes ou passes.

Em todas as estações, os clientes deverão adquirir os seus títulos de transporte e fazer a validação.

Cartão Lisboa Viva - Alterações de emissão/entrega

O processo de requisição e entrega de cartões Lisboa Viva tem as seguintes alterações: 

  • Pedido de emissão urgente está indisponível. 
  • O prazo de entrega do cartão poderá ser superior a 10 dias úteis.
  • Como alternativa, recomendamos que realize o pedido online através do Portal Viva. 

No cumprimento do Decreto-lei n.º 2-A/2020, é concedida prioridade no atendimento, em primeiro lugar, a:

Pessoas sujeitas a um dever especial de proteção

  • Maiores de 70 anos
  • Imunodeprimidos e portadores de doença crónica designadamente, hipertensos, diabéticos, doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica e doentes oncológicos
  • Acompanhados de crianças ao colo

Profissionais de saúde

Elementos das forças de segurança e serviços de segurança, de proteção e socorro, pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social 

De acordo com as regras de segurança e higiene deve ser garantida a distância de segurança de 2 metros entre pessoas.

Os horários das nossas bilheteiras foram ajustados. Proteja-se: evite o manuseamento de dinheiro e dê preferência ao pagamento por cartão bancário.

Consulte os horários das bilheteiras:

Estamos conscientes da preocupação que os nossos Clientes sentem relativamente à possibilidade de contágio pelo COVID-19.

Queremos partilhar consigo informação detalhada sobre o que temos estado a fazer e que medidas adotámos.

Foi realizada uma profunda higienização, limpeza e desinfeção dos comboios, que inclui uma pulverização adicional com produto adequado que produz efeito durante um mês.

Foram adquiridos pulverizadores elétricos, que permitem proceder à desinfeção dos comboios, através da aplicação, de forma rápida e eficaz, de um produto virucida de ação prolongada, recomendado pela Direção-Geral de Saúde.

Todos os comboios são desinfetados antes de entrar ao serviço.

Esta operação de reforço da limpeza e desinfeção de comboios visa todos os espaços e superfícies comuns partilhados pelos Clientes como bancos, varões, vidros, mesas ou compartimentos de bagagem, bem como as casas de banho e as cabines de condução.

Veja no YouTube CP

O serviço de bar e restauração dos comboios Alfa Pendular e Intercidades (serviço de refeições, cafetaria e bar) encontra-se suspenso. A distribuição de auriculares e imprensa também não é realizada.

O transporte de bicicletas encontra-se interdito em todos os comboios.

Recomenda-se a adoção de pequenos gestos muito importantes para garantir que todos viajam em segurança:

  • Lavar as mãos regularmente com água e sabão
  • Tapar a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, com o braço
  • Evitar o contacto com outras pessoas, se estiver doente

Consulte aqui a informação pormenorizada sobre o COVID-19.