Viaje em segurança

A si que viaja connosco, queremos agradecer a confiança que deposita em nós e reforçar que a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores é a nossa prioridade.

As medidas que temos tomado a bem da sua segurança, receberam a certificação Covid Clean pela entidade certificadora eiC. Consulte aqui.

Deve adotar estes gestos muito importantes para garantir que todos viajam em segurança:

  • Se se sentir doente não viaje.
  • Evite viajar nas horas de ponta, se possível.
  • Compre nos canais digitais e máquinas de venda automática.
  • Lave ou desinfete as mãos antes da viagem.
  • No comboio procure as carruagens com menor ocupação. Evite as carruagens mais cheias.
  • Antes de embarcar espere que os outros clientes desembarquem.
  • É obrigatório o uso de máscara, exceto para menores de 10 anos. A máscara, para ser corretamente utilizada, tem que cobrir a boca e o nariz.
  • Não deixe as máscaras e luvas usadas no comboio. Deite-as nos recipientes para lixo indiferenciado.
  • Mesmo usando máscara, ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço.
  • Mantenha a distância de segurança.
  • Antes do desembarque não saia do seu lugar com antecedência.
  • Lave ou desinfete as mãos quando terminar a viagem.

Todos somos responsáveis pelo cumprimento destas normas. Ao adotar estas normas protege-se a si e protege os outros.

Consulte aqui a informação pormenorizada sobre o COVID-19.

A oferta de comboios foi ajustada repondo a oferta planeada, a partir de 4 de maio, para os comboios Urbanos, Regionais e InterRegionais.

A oferta de Longo Curso (Alfa Pendular e Intercidades) está ajustada em conformidade com o regime excecional de exercício do direito de deslocação dos cidadãos em território nacional.

A circulação dos comboios internacionais, Sud Expresso e Lusitânia Comboio Hotel encontra-se suspensa até aviso em contrário.

Programas Turísticos: 
A disponibilidade dos nossos programas turísticos poderá estar condicionada.
Alertamos que a informação disponibilizada nos diferentes meios de comunicação da CP pode estar sujeita a alterações de acordo com  a evolução da situação de pandemia, pelo que solicitamos que nos contacte através do e-mail gruposLC-RG@cp.pt caso pretenda obter mais informações sobre estes produtos e respetiva confirmação.

Consulte aqui a nossa oferta:

Alfa Pendular e Intercidades

Regionais e InteRegionais

Comboios Urbanos de Lisboa

Comboios Urbanos do Porto

Comboios Urbanos de Coimbra

Comboio Celta 

Dê preferência a canais de venda digital. Para serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional, Interregional, Urbanos de Coimbra e em complemento com urbanos do Porto, compre aqui.

Para bilhetes de serviço urbano utilize as máquinas de venda automática.

Em conformidade com as orientações dos serviços de saúde competentes, encontram-se disponíveis para venda até dois/terços dos lugares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, estando desta forma garantida uma distância de segurança para todos os passageiros durante as suas viagens. 

Em todas as estações, os clientes deverão adquirir os seus títulos de transporte e fazer a respetiva validação.

Atendimento em bilheteira

No cumprimento do Decreto-lei n.º 2-A/2020, é concedida prioridade no atendimento, em primeiro lugar, a:

Pessoas sujeitas a um dever especial de proteção

  • Maiores de 70 anos
  • Imunodeprimidos e portadores de doença crónica designadamente, hipertensos, diabéticos, doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica e doentes oncológicos
  • Acompanhados de crianças ao colo

Profissionais de saúde

Elementos das forças de segurança e serviços de segurança, de proteção e socorro, pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social 

De acordo com as regras de segurança e higiene deve ser garantida a distância de segurança de 2 metros entre pessoas.

Os horários das nossas bilheteiras foram ajustados. Proteja-se: evite o manuseamento de dinheiro e dê preferência ao pagamento por cartão bancário.

Consulte os horários das bilheteiras:

Estamos conscientes da preocupação que os nossos Clientes sentem relativamente à possibilidade de contágio pelo COVID-19.

Queremos partilhar consigo informação detalhada sobre o que temos estado a fazer e que medidas adotámos.

Foi realizada uma profunda higienização, limpeza e desinfeção dos comboios, que inclui uma pulverização adicional com produto adequado que produz efeito durante um mês.

Foram adquiridos pulverizadores elétricos, que permitem proceder à desinfeção dos comboios, através da aplicação, de forma rápida e eficaz, de um produto virucida de ação prolongada, recomendado pela Direção-Geral de Saúde.

Todos os comboios são desinfetados antes de entrar ao serviço.

Esta operação de reforço da limpeza e desinfeção de comboios visa todos os espaços e superfícies comuns partilhados pelos Clientes como bancos, varões, vidros, mesas ou compartimentos de bagagem, bem como as casas de banho e as cabines de condução, e ainda reforço da higienização e desinfeção dos filtros de ar condicionado.

Veja no  YouTube:

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19

Limpeza de prevenção para combate ao Covid 19 - Intercidades

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19 - Maquinas de Venda Automática e portas de acesso

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19 - Comboios urbanos

Carruagens Intercidades

O sistema de climatização das carruagens Intercidades dispõe de filtros em manta de fibra de vidro que executam a filtragem do ar proveniente do exterior.

Estes filtros estão de acordo com o normativo aplicável e são descartados todas as semanas.

Para além da utilização de desinfetante projetado para a zona de aspiração do ar (filtros), que ocorre a cada 6250 km/semanalmente, a CP também procede à limpeza mecanizada a cada milhão de quilómetros de todas as condutas de ventilação das carruagens utilizando um processo de desinfeção integral e profundo das carruagens e dos respetivos sistemas de climatização/ventilação por ozonização.

É introduzido em permanência ar oriundo do exterior, numa percentagem que varia em função da temperatura exterior, renovando o ar das carruagens com ar do exterior.

A distribuição de auriculares e imprensa, bem como o serviço de refeições ao lugar  encontra-se suspenso.

Se pretender apresentar uma sugestão ou reclamação poderá fazê-lo em Contactos ou Livro de Reclamações.