Viaje em segurança

A si que viaja connosco, queremos agradecer a confiança que deposita em nós e reforçar que a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores é a nossa prioridade.

As medidas que temos tomado a bem da sua segurança, receberam a certificação Covid Clean pela entidade certificadora eiC.

Deve adotar estes gestos muito importantes para garantir que todos viajam em segurança:

  • Se se sentir doente não viaje.
  • Evite viajar nas horas de ponta, se possível.
  • Compre nos canais digitais e máquinas de venda automática.
  • Lave ou desinfete as mãos antes da viagem.
  • No comboio procure as carruagens com menor ocupação. Evite as carruagens mais cheias.
  • Antes de embarcar espere que os outros clientes desembarquem.
  • É obrigatório o uso de máscara, exceto para menores de 10 anos. A máscara, para ser corretamente utilizada, tem que cobrir a boca e o nariz.
    A obrigatoriedade do uso de máscara é dispensada mediante a apresentação:
    • Atestado Médico de Incapacidade Multiusos ou Declaração médica, no caso de se tratar de pessoas com deficiência cognitiva, do desenvolvimento e perturbações psíquicas;
    • Declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscaras ou viseiras.
  • É também obrigatório, o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços públicos, pelo período de 90 dias a contar de 6 de janeiro de 2021, de acordo com a Lei n.º 75-D/2020 de 31 de dezembro.
  • Não deixe as máscaras e luvas usadas no comboio. Deite-as nos recipientes para lixo indiferenciado.
  • Mesmo usando máscara, ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço.
  • Mantenha a distância de segurança.
  • Antes do desembarque não saia do seu lugar com antecedência.
  • Lave ou desinfete as mãos quando terminar a viagem.

Todos somos responsáveis pelo cumprimento destas normas. Ao adotar estas normas protege-se a si e protege os outros.

Consulte aqui a informação pormenorizada sobre o COVID-19.

A oferta de comboios foi ajustada repondo a oferta planeada, desde 4 de maio de 2020, para os comboios Urbanos, Regionais e InterRegionais.

A circulação dos comboios internacionais Sud Expresso e Lusitânia Comboio Hotel encontra-se suspensa até aviso em contrário.

Programas Turísticos: 
A disponibilidade dos nossos programas turísticos poderá estar condicionada.
Alertamos que a informação disponibilizada nos diferentes meios de comunicação da CP pode estar sujeita a alterações de acordo com  a evolução da situação de pandemia, pelo que solicitamos que nos contacte através do e-mail gruposLC-RG@cp.pt caso pretenda obter mais informações sobre estes produtos e respetiva confirmação.

Consulte aqui a nossa oferta:

Alfa Pendular e Intercidades

Regionais e InterRegionais

Comboios Urbanos de Lisboa

Comboios Urbanos do Porto

Comboios Urbanos de Coimbra

Comboio Celta

Dê preferência a canais de venda digital. Para serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional, InterRegional, Comboios Urbanos de Coimbra e em complemento com Comboios Urbanos do Porto, compre aqui.

Para bilhetes de serviço urbano utilize as máquinas de venda automática.

Em todas as estações, os clientes deverão adquirir os seus títulos de transporte e fazer a respetiva validação.

Atendimento em bilheteira

No cumprimento do Decreto-lei n.º 2-A/2020, é concedida prioridade no atendimento, em primeiro lugar, a:

Pessoas sujeitas a um dever especial de proteção

  • Maiores de 70 anos
  • Imunodeprimidos e portadores de doença crónica designadamente, hipertensos, diabéticos, doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica e doentes oncológicos
  • Acompanhados de crianças ao colo

Profissionais de saúde

Elementos das forças de segurança e serviços de segurança, de proteção e socorro, pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social 

De acordo com as regras de segurança e higiene deve ser garantida a distância de segurança de 2 metros entre pessoas.

Os horários das nossas bilheteiras foram ajustados. Proteja-se: evite o manuseamento de dinheiro e dê preferência ao pagamento por cartão bancário.

Consulte os horários das bilheteiras:

Tendo em conta a evolução da pandemia, bem como os constrangimentos legais à circulação que em alguns casos lhe estão associados, no âmbito da nossa política de atenção ao Cliente, procedemos à alteração das condições de reembolsos e revalidações de bilhetes ocasionais. 

Assim, os bilhetes ocasionais Alfa Pendular, Intercidades, InterRegionais, Regionais, Turísticos e Celta podem ser reembolsados ou revalidados, sem custos, até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem da viagem do Cliente.

Para os bilhetes com tarifa Promo esta alteração aplica-se a bilhetes adquiridos a partir de 13 de novembro de 2020.

O pedido de reembolso poderá ser feito:

  • Nas bilheteiras CP
  • Em cp.pt, na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na Bilheteira Online e App CP)
  • Em cp.pt, através de preenchimento do formulário com o envio de digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF

Por supressão de comboios é permitido o reembolso ou a revalidação sem custos, se apresentado até 10 dias após o dia da viagem original. O pedido de reembolso pode ser feito nas bilheteiras ou através do formulário com o envio de digitalização do original do bilhete e da fatura e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF.

Estamos conscientes da preocupação que os nossos Clientes sentem relativamente à possibilidade de contágio pelo COVID-19.

Queremos partilhar consigo informação detalhada sobre o que temos estado a fazer e que medidas adotámos.

Foi realizada uma profunda higienização, limpeza e desinfeção dos comboios, que inclui uma pulverização adicional com produto adequado que produz efeito durante um mês.

Foram adquiridos pulverizadores elétricos, que permitem proceder à desinfeção dos comboios, através da aplicação, de forma rápida e eficaz, de um produto virucida de ação prolongada, recomendado pela Direção-Geral de Saúde.

Todos os comboios são desinfetados antes de entrar ao serviço.

Esta operação de reforço da limpeza e desinfeção de comboios visa todos os espaços e superfícies comuns partilhados pelos Clientes como bancos, varões, vidros, mesas ou compartimentos de bagagem, bem como as casas de banho e as cabines de condução, e ainda reforço da higienização e desinfeção dos filtros de ar condicionado.

Veja no  YouTube:

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19

Limpeza de prevenção para combate ao Covid 19 - Intercidades

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19 - Maquinas de Venda Automática e portas de acesso

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19 - Comboios urbanos

Carruagens Intercidades

O sistema de climatização das carruagens Intercidades dispõe de filtros em manta de fibra de vidro que executam a filtragem do ar proveniente do exterior.

Estes filtros estão de acordo com o normativo aplicável e são descartados todas as semanas.

Para além da utilização de desinfetante projetado para a zona de aspiração do ar (filtros), que ocorre a cada 6250 km/semanalmente, a CP também procede à limpeza mecanizada a cada milhão de quilómetros de todas as condutas de ventilação das carruagens utilizando um processo de desinfeção integral e profundo das carruagens e dos respetivos sistemas de climatização/ventilação por ozonização.

É introduzido em permanência ar oriundo do exterior, numa percentagem que varia em função da temperatura exterior, renovando o ar das carruagens com ar do exterior.

A distribuição de auriculares e imprensa, bem como o serviço de refeições ao lugar  encontra-se suspenso.

Se pretender apresentar uma sugestão ou reclamação poderá fazê-lo em Contactos ou Livro de Reclamações.