Viaje em segurança

A si que viaja connosco, queremos agradecer a confiança que deposita em nós e reforçar que a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores é a nossa prioridade.

As medidas que temos tomado a bem da sua segurança, receberam a certificação Covid Clean pela entidade certificadora eiC. Consulte aqui.

Deve adotar estes gestos muito importantes para garantir que todos viajam em segurança:

  • Se se sentir doente não viaje.
  • Evite viajar nas horas de ponta, se possível.
  • Compre nos canais digitais e máquinas de venda automática.
  • Lave ou desinfete as mãos antes da viagem.
  • No comboio procure as carruagens com menor ocupação. Evite as carruagens mais cheias.
  • Antes de embarcar espere que os outros clientes desembarquem.
  • É obrigatório o uso de máscara, exceto para menores de 10 anos. A máscara, para ser corretamente utilizada, tem que cobrir a boca e o nariz.
    A obrigatoriedade do uso de máscara é dispensada mediante a apresentação:
    • Atestado Médico de Incapacidade Multiusos ou Declaração médica, no caso de se tratar de pessoas com deficiência cognitiva, do desenvolvimento e perturbações psíquicas;
    • Declaração médica que ateste que a condição clínica da pessoa não se coaduna com o uso de máscaras ou viseiras.
  • É também obrigatório, o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços públicos, a partir de 28/10/2020, pelo período de 70 dias, de acordo com o Decreto-Lei n.º 62-A/2020, de 27 de outubro
  • Não deixe as máscaras e luvas usadas no comboio. Deite-as nos recipientes para lixo indiferenciado.
  • Mesmo usando máscara, ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o braço.
  • Mantenha a distância de segurança.
  • Antes do desembarque não saia do seu lugar com antecedência.
  • Lave ou desinfete as mãos quando terminar a viagem.

Todos somos responsáveis pelo cumprimento destas normas. Ao adotar estas normas protege-se a si e protege os outros.

Consulte aqui a informação pormenorizada sobre o COVID-19.

A oferta de comboios foi ajustada repondo a oferta planeada, a partir de 4 de maio, para os comboios Urbanos, Regionais e InterRegionais.

A oferta de Longo Curso (Alfa Pendular e Intercidades) está ajustada em conformidade com o regime excecional de exercício do direito de deslocação dos cidadãos em território nacional.

A circulação dos comboios internacionais, Sud Expresso e Lusitânia Comboio Hotel encontra-se suspensa até aviso em contrário.

Programas Turísticos: 
A disponibilidade dos nossos programas turísticos poderá estar condicionada.
Alertamos que a informação disponibilizada nos diferentes meios de comunicação da CP pode estar sujeita a alterações de acordo com  a evolução da situação de pandemia, pelo que solicitamos que nos contacte através do e-mail gruposLC-RG@cp.pt caso pretenda obter mais informações sobre estes produtos e respetiva confirmação.

Na sequência da medida decretada, de recolher obrigatório nos concelhos de risco, entre as 13 horas e as 5 horas, dos próximos fins de semana, a circulação de comboios Alfa Pendular, Intercidades e InterRegionais será reduzida. 
Consulte aqui os comboios suprimidos e as condições de reembolso e revalidação

Consulte aqui a nossa oferta:

Alfa Pendular e Intercidades

Regionais e InteRegionais

Comboios Urbanos de Lisboa

Comboios Urbanos do Porto

Comboios Urbanos de Coimbra

Comboio Celta 

Dê preferência a canais de venda digital. Para serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional, Interregional, Urbanos de Coimbra e em complemento com urbanos do Porto, compre aqui.

Para bilhetes de serviço urbano utilize as máquinas de venda automática.

Em conformidade com as orientações dos serviços de saúde competentes, encontram-se disponíveis para venda até dois/terços dos lugares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, estando desta forma garantida uma distância de segurança para todos os passageiros durante as suas viagens. 

Em todas as estações, os clientes deverão adquirir os seus títulos de transporte e fazer a respetiva validação.

Atendimento em bilheteira

No cumprimento do Decreto-lei n.º 2-A/2020, é concedida prioridade no atendimento, em primeiro lugar, a:

Pessoas sujeitas a um dever especial de proteção

  • Maiores de 70 anos
  • Imunodeprimidos e portadores de doença crónica designadamente, hipertensos, diabéticos, doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica e doentes oncológicos
  • Acompanhados de crianças ao colo

Profissionais de saúde

Elementos das forças de segurança e serviços de segurança, de proteção e socorro, pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social 

De acordo com as regras de segurança e higiene deve ser garantida a distância de segurança de 2 metros entre pessoas.

Os horários das nossas bilheteiras foram ajustados. Proteja-se: evite o manuseamento de dinheiro e dê preferência ao pagamento por cartão bancário.

Consulte os horários das bilheteiras:

Tendo em conta a evolução da pandemia, bem como os constrangimentos legais à circulação que em alguns casos lhe estão associados, no âmbito da nossa política de atenção ao Cliente, procedemos à alteração das condições de reembolsos e revalidações de bilhetes ocasionais. 

Assim, os bilhetes ocasionais Alfa Pendular, Intercidades, InterRegionais, Regionais, Turísticos e Celta podem ser reembolsados ou revalidados, sem custos, até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem da viagem do Cliente.

Para os bilhetes com tarifa Promo esta alteração aplica-se a bilhetes adquiridos a partir de 13 de novembro de 2020.

O pedido de reembolso poderá ser feito:

  • Nas bilheteiras CP
  • Em cp.pt, na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na Bilheteira Online e App CP)
  • Em cp.pt, através de preenchimento do formulário com o envio de digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF

Por supressão de comboios é permitido o reembolso ou a revalidação sem custos, se apresentado até 10 dias após o dia da viagem original. O pedido de reembolso pode ser feito nas bilheteiras ou através do formulário com o envio de digitalização do original do bilhete e da fatura e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF.

Estamos conscientes da preocupação que os nossos Clientes sentem relativamente à possibilidade de contágio pelo COVID-19.

Queremos partilhar consigo informação detalhada sobre o que temos estado a fazer e que medidas adotámos.

Foi realizada uma profunda higienização, limpeza e desinfeção dos comboios, que inclui uma pulverização adicional com produto adequado que produz efeito durante um mês.

Foram adquiridos pulverizadores elétricos, que permitem proceder à desinfeção dos comboios, através da aplicação, de forma rápida e eficaz, de um produto virucida de ação prolongada, recomendado pela Direção-Geral de Saúde.

Todos os comboios são desinfetados antes de entrar ao serviço.

Esta operação de reforço da limpeza e desinfeção de comboios visa todos os espaços e superfícies comuns partilhados pelos Clientes como bancos, varões, vidros, mesas ou compartimentos de bagagem, bem como as casas de banho e as cabines de condução, e ainda reforço da higienização e desinfeção dos filtros de ar condicionado.

Veja no  YouTube:

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19

Limpeza de prevenção para combate ao Covid 19 - Intercidades

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19 - Maquinas de Venda Automática e portas de acesso

Limpeza de prevenção para combate ao Covid-19 - Comboios urbanos

Carruagens Intercidades

O sistema de climatização das carruagens Intercidades dispõe de filtros em manta de fibra de vidro que executam a filtragem do ar proveniente do exterior.

Estes filtros estão de acordo com o normativo aplicável e são descartados todas as semanas.

Para além da utilização de desinfetante projetado para a zona de aspiração do ar (filtros), que ocorre a cada 6250 km/semanalmente, a CP também procede à limpeza mecanizada a cada milhão de quilómetros de todas as condutas de ventilação das carruagens utilizando um processo de desinfeção integral e profundo das carruagens e dos respetivos sistemas de climatização/ventilação por ozonização.

É introduzido em permanência ar oriundo do exterior, numa percentagem que varia em função da temperatura exterior, renovando o ar das carruagens com ar do exterior.

A distribuição de auriculares e imprensa, bem como o serviço de refeições ao lugar  encontra-se suspenso.

Se pretender apresentar uma sugestão ou reclamação poderá fazê-lo em Contactos ou Livro de Reclamações.