Calendário Rotas Gastronómicas

Siga aqui um calendário de festivais gastronómicos de norte a sul, que pode acompanhar, sempre de comboio.

Neste Roteiro Gastronómico de Portugal, revelam-se sabedorias seculares, usos, costumes e, sobretudo, oportunidades únicas de viajar e descobrir o seu país de comboio. Com a família ou com os amigos, comece o seu convívio na viagem e, depois de uma boa refeição, relaxe na viagem de volta.

Junte-se à comunidade de viajantes em CP - Comboios de Portugal, no facebook.

Serviços CP: Intercidades | Regional e InterRegional | Comboios Urbanos de Lisboa | Comboios Urbanos do Porto

Os mercados temáticos decorrem no Mercado da Vila em Cascais, no âmbito do projeto de requalificação e desenvolvimento económico do mercado municipal de Cascais, que se localiza a cerca de 300 metros da Estação de Cascais. A entrada é gratuita.

Todos os anos o Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos é palco da Festa das Cavacas. Uma iniciativa do Município para celebrar as suas afamadas cavacas e um pretexto para fazer uma grande festa da doçaria tradicional e da música popular, junto a uma das mais belas paisagens da margem sul do rio Douro.

Vá de comboio Regional ou InterRegional da linha do Douro até Aregos. A Barca D’Aregos assegura o transfer até Caldas de Aregos.

Datas e horários
A festa realiza-se em março.

Venha provar as primeiras cerejas do ano, aproveitar os preços especiais e uma série de atrações culturais e recreativas ligadas à cereja. Sempre com muita música, o Festival culmina no fantástico cortejo temático de domingo à tarde.
Vá de comboio Regional da linha do Douro até Ermida. Existe transfer rodoviário até Resende e volta com preço especial para Clientes CP.

Datas e horários
A festa realiza-se no mês de junho.

O Porto Wine Fest realiza-se na Ribeira de Gaia, reunindo o vinho do Porto e a gastronomia num cenário deslumbrante, onde se poderá assistir e participar em várias ações, como as Provas Comentadas, os Enólogos Inesperados, os Duelos de Chefs, entre outras surpresas. 

Datas e horários
A festa realiza-se em julho.  

A Feira do Vinho do Dão é o principal evento da Região Demarcada do Vinho do Dão, um espaço de encontro para produtores e apreciadores de vinho, onde não falta a exposição de outros produtos regionais e sua degustação, provas de vinho orientadas por conceituados escanções, provas de Queijo Serra da Estrela, azeite, mel e chocolate, sessões de cozinha ao vivo para adultos e cozinha infantil, com o objetivo de alertar para os benefícios de uma alimentação saudável. A animação de elevada qualidade é também uma constante, desenvolvendo-se atividades lúdicas e de desporto, incluindo animação infantil, arruadas, espetáculos de malabarismo, torneios de futebol, maratona de BTT e atuações de ranchos folclóricos e fanfarras. Vá até à estação de Nelas e boas provas.

Datas e horários
A festa realiza-se em setembro.  

A aldeia rural preservada de Quintandona, na freguesia de Lagares, em Penafiel, é palco da Festa do Caldo de Quintandona, no terceiro fim de semana de setembro.

São três dias de festa em honra do caldo, onde a gastronomia tem como cenário a história de uma aldeia rural preservada e a beleza da paisagem natural. O ambiente é aquecido com animações especiais, oficinas de dança e música e uma feira de artesanato e produtos da terra que nos relembra os cheiros, a vida e a alma dos tempos de outrora.

A organização disponibiliza transfer gratuito da Estação de Recarei-Sobreira, até ao local da festa e vice-versa.

Datas e horários
A festa realiza-se em setembro.

A Feira da Maçã em Armamar é o local ideal para comprar maçãs deliciosas a preços especiais, oferecendo-lhe ainda uma rica mostra de atividades e stands com representantes da indústria e agricultura da região e a atuação de vários grupos musicais.

Vá de comboio Regional até à Régua. As ligações a Armamar são asseguradas por viaturas da Câmara Municipal.

Datas e horários
A festa realiza-se em outubro.