Calendário de festas e romarias em Portugal

Siga aqui um calendário de festas de norte a sul, que pode acompanhar, sempre de comboio.

Portugal é um país vivo em festas e romarias e nós estamos sempre a pensar na melhor forma de o levar na nossa companhia. Siga nesta página todas as festas que vamos atualizando ao longo do ano.

Junte-se à comunidade de viajantes em CP - Comboios de Portugal, no facebook.

Serviços CP: Regional e InterRegional | Comboios Urbanos de Lisboa | Comboios Urbanos do Porto

De 7 a 12 de junho, embarque nos nossos comboios para as Festas Populares do Pinhal Novo! 

Aproveite a proximidade da estação ao recinto das festas e vá comboio assistir aos concertos de João Pedro Pais, Jorge Fernando, Anselmo Ralph e muito mais!

Conheça as vantagens e descontos que temos para viagens nos Comboios Urbanos de Lisboa.

Compre nas bilheteiras CP e Máquinas de Venda Automática. Valide sempre o seu bilhete antes de viajar.

Saiba mais sobre as festas em https://www.facebook.com/Festas-Pinhal-Novo

O Colete Encarnado é a maior festa ribatejana e traz a Vila Franca de Xira milhares de aficionados e turistas (nacionais e estrangeiros), que fazem questão de vir participar nas festas da cidade: fandango, bailes, concertos ou largadas de touros.

A Estação de Vila Franca de Xira está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem no primeiro fim de semana de julho. 

As Festas Populares da Baixa da Banheira em honra de S. José Operário são um momento de convívio e confraternização dos banheirenses.

A Estação da Baixa da Banheira está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem em julho. 

O município de Caminha organiza anualmente, no centro histórico da cidade, uma grande recriação medieval, a Feira Medieval de Caminha, onde não faltam os trovadores e jograis e suas cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer.

A Estação de Caminha está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem em julho. 

As Festas do Mar animam as noites de verão na bela baía de Cascais, com concertos de artistas nacionais e internacionais. Estas festas incluem também encontros de barcos tradicionais, muita animação, e ainda a procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes.

O comboio é a melhor forma de aceder a estas festas sem preocupações com o trânsito e o estacionamento.

A Estação de Cascais está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem em agosto.

As Festas do Barreiro realizam-se há mais de 100 anos em honra da padroeira Nossa Senhora do Rosário. Estas animadas festas são o resultado do associativismo económico, cultural e desportivo da cidade do Barreiro.

Evite o trânsito, vá de comboio. A Estação do Barreiro está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem em agosto.

A animação diária abrange desde a música popular portuguesa (ranchos folclóricos), às bandas filarmónicas, animação de rua, teatro, atividades desportivas, entre outros espetáculos. Uma feira com provas dadas na dinamização do artesanato local e do movimento associativo.

Vá de comboio à Expo Trofa/Feira dos Povos evitando trânsito e problemas de estacionamento. O evento organiza-se anualmente, na zona envolvente à nova Estação da Trofa.

Datas e horários
As festas decorrem em julho.

Nos festejos do seu Feriado Municipal, Barcelos veste o seu melhor traje e engalana-se para a animação popular e para ver a grandiosa Procissão ao Bom Jesus da Cruz. O fogo de artifício embeleza o Paço dos Condes e todo o centro histórico da cidade. Romaria minhota, com tasquinhas, cantares e alegria do povo.

Evite o trânsito, vá de comboio. A Estação de Barcelos está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários:
As Festas decorrem em maio.

A Festa Templária decorre na cidade de Tomar e é um convite para viajar no tempo, divulgando a cultura templária, das mais diversas formas.

O programa engloba várias atividades: Festival de Cozinha Medieval, Cortejo Noturno, seminários, teatros, visitas culturais, percurso pedestre, noite templária, atividade para crianças, ofícios tradicionais, feira, tascas, animação de rua e jantares temáticos. Vá de comboio, a melhor forma de evitar trânsito e chegar a horas.

Datas e horários
As festas decorrem em maio.

Cinco dias de festa brava e "afición", onde não faltam as atividades taurinas e equestres, animação popular e muita música

A Estação da Azambuja está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem em maio.

A Feira de Maio da Moita oferece um programa diversificado, de onde constam as tradicionais largadas de toiros na Av. Teófilo Braga, o encontro de aficionados, tertúlias, clubes taurinos e muita música.

Evite o trânsito, vá de comboio. A Estação da Moita está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem no último fim de semana de maio. 

Nestas festividades, é recriado um mercado romano que é palco de artes circenses, representações dramáticas, simulações bélicas, personificações mitológicas, malabarismos, interpretações musicais, bailados da época de Bracara Augusta, animação infantil e a tradicional receção ao imperador Augusto. Não faltam também dois Cortejos Romanos pelas ruas do centro histórico, um diurno e outro noturno.

A Estação de Braga situa-se a menos de 10 minutos a pé dos locais onde se realizam os principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem em maio ou junho. 

O município de Oeiras organiza anualmente as festas do concelho, com uma forte componente cultural, desportiva e ambiental.

Evite as filas de trânsito e as dificuldades de estacionamento. Vá de comboio até à Estação de Oeiras e fique logo na festa.

Datas e horários
As festas decorrem em maio e junho. 

As Festas Gualterianas de Guimarães, em honra de São Guálter, decorrem desde 1906 e são marcadas pelo Cortejo do Linho, pela Batalha das Flores e, como é tradição, encerram com a Marcha Gualteriana: são 4 dias de música, alegria e muita animação, com o fogo de artifício a abrilhantar as noites. A Estação de Guimarães situa-se a menos de 15 minutos a pé dos locais onde se realiza a Feira, sendo o comboio o ideal para evitar problemas de trânsito e estacionamento.

Mais informações em www.guimaraesturismo.com

Datas e horários
As festas decorrem no primeiro fim de semana de agosto.

A Festa das Vindimas, em Palmela, oferece um cartaz recheado de espetáculos e animação: provas e concursos de vinhos, exposições, eventos desportivos, feira, diversões, as tradicionais celebrações do cortejo alegórico, largadas de toiros e o afamado espetáculo pirotécnico sobre a vila. Vá de comboio e chegue comodamente e com muita energia para as festas.

Datas e horários
As festas decorrem em agosto e setembro. 

As Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, são dez dias com muitas iniciativas ligadas a atividades taurinas e festivais de música, destacando-se também as atividades religiosas, ligadas ao rio. São as festas com maior projeção a sul do Tejo.

A Estação da Moita está próxima dos locais dos principais eventos.

Datas e horários
As festas decorrem em setembro.

A Feira Afonsina, em Guimarães, convida vimaranenses e visitantes a viajar até à época do Condado Portucalense, evocando a História, a gastronomia e a cultura local, com mostras, atuações de rua e recriações históricas do ambiente vivido em Guimarães na Idade Média.

A Estação de Guimarães situa-se a menos de 15 minutos a pé dos locais onde se realizam os festejos.

Datas e horários
As festas decorrem no segundo fim de semana de setembro. 

Realiza-se em Penafiel esta feira de produtos agropecuários, com destaque para o gado bovino, tem como dias mais animados o dia 11, dia de S. Martinho (feriado municipal), festejado com castanhas e vinho novo e o domingo seguinte, chamado "Domingo das Prendas", por deverem os namorados, nesse dia, trocarem presentes aqui comprados.

Os petiscos obrigatórios são as fêveras e rojões de porco, com arroz de forno e vinho verde da região.

A Estação de Penafiel situa-se muito perto dos locais onde se realizam os festejos.

Datas e horários
As festas decorrem a 11 de novembro.