Rotas do Património da Humanidade - Évora

Évora, a cidade museu com cinco milénios de história.

Considerada a cidade mais charmosa do Alentejo. Está situada na encantadora região alentejana, de planícies douradas, pigmentadas pelas oliveiras e sobreiros. 
O centro histórico é dos mais ricos em monumentos de Portugal. Em 1986, foi declarado como Património da Humanidade pela UNESCO, que considerou Évora “o melhor exemplo de uma cidade da Idade do Ouro portuguesa após a destruição de Lisboa no sismo de 1755”.
Conforme registos, Évora teria sido sede das tropas do general romano Sertório. O Templo de Diana, de grande destaque na cidade, é construído aquando da presença dos romanos em honra do imperador Augusto.
É no século XVI que Évora se transforma num dos mais importantes centros culturais e artísticos do reino. Favorecida pelos reis portugueses, que aí passavam longas estadias e pelas famílias nobres que lá se instalaram e ergueram palácios, igrejas e templos. Atraiu artistas, poetas, pintores, escultores e eruditos e pensadores.
Hoje, com toda esta carga histórica e vida a pulsar de juventude, maioritáriamente os estudantes que frequentam a segunda Universidade mais antiga do país.

Venha daí! Venha passear pela História de ruas calcetadas medievais e deixe-se embriagar pela deliciosa gastronomia desta região. 

Venha de comboio!