O comboio na Vi(r)agem do Ano

Um grande ano começa com uma grande viagem

Nesta altura do ano dou por mim a fazer uma retrospetiva do que fiz durante o último ano … Não foi em 2017 que comecei a ir ao ginásio com mais frequência, não foi o ano em que adotei um cão, não foi o ano em que descansei nas férias, nem que fiz a viagem que prometi a mim mesmo para conhecer o meu país. Mas agora é que é! 2018 vai ser o meu ano, e por isso tem que começar em grande!

Deste ano não passa. Vou encontrar a melhor forma de dar as boas vindas ao ano novo! Vou percorrer as melhores cidades do meu país e conhecer os recantos de todas as vilas e aldeias. E a melhor forma de partir nesta aventura, de modo mais confortável e económico, é a bordo de um comboio. Descer nas mais variadas estações e ver as maravilhosas paisagens deste país num perfeito lugar à janela.

“Está decidido! CP, aqui vamos nós.”

Parto de Faro em direção a Lisboa. Vou à capital rever os amigos, passear pela baixa lisboeta, ver o pôr do sol num dos miradouros da cidade das sete colinas e acabar a noite a jantar numa casa de Fados em Alfama. Recarrego as energias e parto para a minha próxima paragem.

A seguir, Coimbra e o encanto que me deixou na hora em que me despedi. As saudades do tempo universitário fazem-me ficar nostálgico. Não posso mesmo fazer esta grande viagem, sem passar por lá. Voltarei a todos os sítios em que fui feliz.

Revejo o meu plano enquanto vou descansado na viagem. Encosto-me e aconchego-me entre o meu lugar e a minha memória e transformo a carruagem num mundo só meu.

Em Aveiro vou passear de moliceiro pelo Canal do Paraíso e o Cais da Fonte Nova. Vou conhecer a nossa Veneza e deliciar-me com a doçaria aveirense e os típicos ovos-moles. Com o jantar não me preocupo, pois estou a uma hora de viagem da cidade do Porto…e a francesinha espera por mim! A Invicta nunca me desilude de cada vez que a visito. As pessoas, a gastronomia e a animação durante a noite… em qualquer sítio!

Desço na minha última paragem: Guimarães, onde tudo começou. Descubro histórias, absorvo a cultura, exploro as impressionantes ruínas na Citânia de Briteiros e apaixono-me pela paisagem que o Monte da Penha ostenta.

Chega de sonhos. Vou fazer as malas e vou partir para o meu único desejo de 2018! Que ele me traga a viagem da minha vida!