Missões 2023 - apoiámos 42 Entidades

Tempo, gestos, ideias e energia para dar

O ato de ajudar conecta-nos aos outros, criando comunidades mais fortes e ajudando a construir uma sociedade mais feliz para todos. E não é só com dinheiro – podemos ajudar com o nosso tempo, gestos, ideias e energia.

A CP, enquanto empresa Responsável, partilha consigo alguns dos seus projetos. Partilha também a satisfação de contribuir para o bem-estar das Pessoas e do Planeta. Fazer o bem é bom.

A Responsabilidade Social, na sua dimensão interna, tem como principal objetivo proporcionar um ambiente de trabalho saudável e de bem-estar ao Colaborador, contribuindo para a construção simultânea de um sentimento de pertença à Empresa, aumentando níveis de produtividade/assiduidade.

Em 2023, promovemos para os nossos Colaboradores ações de sensibilização no âmbito de causas sociais, defesa da causa animal, e de promoção da Inclusão e Diversidade, com vista a proporcionar o desenvolvimento pessoal e corporativo, bem como sensibilização para causas de cidadania.

No âmbito da saúde realizámos sessões de esclarecimento rastreios cardiovasculares e rastreios óticos.

Assinalámos também o Dia Mundial do Ambiente como reforço no nosso compromisso com uma gestão sustentável com uma ação de distribuição de cartões de sementes para plantação a todos os trabalhadores e plantação de uma árvore na sede da nossa Empresa.

A CP foi ainda responsável pela plantação de 279 árvores, num projeto de reflorestação no Algarve.

Proporcionar mais benefícios aos nossos Colaboradores é também o objetivo dos 51 acordos celebrados com várias Entidades e Serviços, desde a saúde ao lazer.

Numa perspetiva de conciliação entre a vida profissional e pessoal, a CP promoveu, uma vez mais, a realização de um campo de férias para os filhos dos seus Colaboradores, tendo contado com a participação de 78 crianças e jovens.

No final do ano, com a ação do desafio dos Pinheiros de Natal: ESTA ÁRVORE É CÁ DA TERRA!  foram envolvidos cerca de 350 colaboradores num desafio de decoração, que revelou um elevado nível de participação e sentimento de pertença à Família CP e por último, como ação de encerramento do ano foi uma vez mais solicitado o voluntarismo de todos os Colaboradores para uma ação solidária de Natal, de apoio à AMI (recolha de bens) conjuntamente com a IP.

A Responsabilidade Social CP, na sua dimensão externa, foca-se no envolvimento com a comunidade, em ações que promovam o combate à pobreza, a inclusão social, a prossecução dos direitos humanos e preocupações ambientais, através de entidades e organismos promotores.

No ano de 2023 a área da Responsabilidade Social realizou um conjunto de ações visando a cidadania ativa da CP, salientando-se a ação de apoio à Operação Nariz Vermelho envolvendo todos os Colaboradores, angariando cerca de 5000€ para esta entidade, com a venda de Narizes Vermelhos e a recolha de bens alimentares, junto de colaboradores, a favor da AMI, numa ação conjunta com a IP. 

No mesmo âmbito, a CP promoveu e divulgou através dos seus canais internos e externos a recolha de donativos a favor de uma série de instituições e Entidades de cariz social, das quais destacamos a Associação Crescer a Terra dos Sonhos, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Aldeias SOS Criança, Instituto de Apoio à Criança, Corações com Coroa, Comissão para a Igualdade e a Fundação o Século, ações de apoio às populações do Líbano e Marrocos e a Entidades de apoio a refugiados (ACNUR e Conselho Português para os Refugiados). 

No plano da dimensão cívica, continuámos a apoiar a comunidade, contribuindo para a promoção da cidadania, nomeadamente através da facilitação de viagens para Clientes com necessidades especiais, crianças em situação de risco ou desfavorecimento social e população envelhecida carenciada, tendo sido apoiadas, neste âmbito 12 instituições. Destacamos os apoios concedidos ao Hospital Pedro Hispano, Fundação Belmonte, Sagrada Família, Amanhã da Criança, Comboio de Natal e Projeto EVA. 

Ainda no âmbito da Responsabilidade Social externa foram objeto de apoio CP, ações de defesa climática e ações de promoção da utilização do transporte público junto do target jovem e ações de apoio a associações de defesa dos animais, através de doações regulares de medicamentos fora de prazo, entregues à SOS Animal, União Zoófila, Canil e Gatil Intermunicipal de Torres Novas e Causas de Caudas. 

A promoção da diversidade, da inclusão e da igualdade de género e integração de pessoas com mobilidade reduzida mereceu também a atenção desta área, com ações de divulgação das temáticas “Nacionalidades e Etnias, Género, Incapacidades, LGBTIQA+” promovendo o trabalho de Entidades como a ACNUR a CIG e a Opus Diversidade.

No caso concreto dos Clientes com Necessidades Especiais, foi também organizado o 13º Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Especiais que integra diversas Associações - ACAPO, ADFA, APD, APS, CNOD, Fundação LIGA, INR, IP e ANMP, com o objetivo de manter um diálogo permanente com estes clientes. 

Foi também celebrado o acordo para o novo Conselheiro para os Clientes com Necessidades Especiais da CP (início janeiro 2024) e renovado o protocolo com a Associação Salvador.

Ao longo do ano e sempre que necessário, foram acompanhadas as ações com vista à melhoria das acessibilidades a nível operacional e a nível comercial.