Missões 2021 - tempo, gestos, ideias e energia para dar | CP

O ato de ajudar conecta-nos aos outros, criando comunidades mais fortes e ajudando a construir uma sociedade mais feliz para todos. E não é só com dinheiro – podemos ajudar com nosso tempo, gestos, ideias e energia.

A CP, enquanto empresa Responsável, partilha consigo alguns dos seus projetos. Partilha também a satisfação de contribuir para o bem estar das Pessoas e do Planeta. Fazer o bem é bom.

Com o objetivo de desmascarar mitos e preconceitos sobre deficiência, convidando milhares de pessoas a construir um mundo mais inclusivo, a Eurofirms Foundation promoveu pelo segundo ano, a campanha IguaisDiferentes#IguaisProfissionais, compilando várias situações reais partilhadas por pessoas com deficiência em relação ao tratamento adequado, preconceitos, estereótipos e linguagem inclusiva. Cada situação foi transformada num desenho animado pelo ilustrador Javirroyo, e as ilustrações daí resultantes foram amplamente partilhadas pelos vários parceiros e meios de comunicação social.

A CP foi um parceiro ativo na divulgação desta ação, através de cedência de espaços de comunicação, nomeadamente vinilagem de comboios.

O Pacto contra a Violência, subscrito pela CP e promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, reconhece, o papel estratégico das empresas e demais entidades empregadoras como parceiras na prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica, reforçando e estruturando formas de cooperação sistemáticas e contribuindo para a divulgação do trabalho realizado pelas entidades envolvidas.

O principal objetivo é estabelecer parcerias de cooperação multidimensional com vista ao desenvolvimento de práticas organizacionais de prevenção e resposta à VMVD e dar suporte às práticas de responsabilidade social no que respeita ao apoio a vítimas de violência doméstica e de tráfico de seres humanos.

No âmbito das ações do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, e integrada na nossa política de Responsabilidade Social, a CP proporcionou ao longo do ano de 2021 viagens a crianças de escolas dos distritos da Guarda e Castelo Branco, sensibilizando os alunos para o uso do comboio enquanto transporte amigo do ambiente.

​Estas iniciativas foram promovidas em parceria com a Casa Da Sagrada Família da Guarda e com o Projeto Esperança CLDS - Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4G Belmonte.

 

A primeira equipa de Voluntariado Corporativo CP, em parceria com a LPN – Liga para a Proteção da Natureza e com a Câmara Municipal do Seixal abraçou o desafio de, durante uma manhã, recolher o lixo na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), no passado dia 11 de novembro.

Foram umas horas intensas de trabalho, onde foram recolhidos cerca de 200 kg de lixo, mas sobretudo de consciencialização dos efeitos nefastos da falta de civismo, que resulta numa ameaça séria para a preservação do nosso ecossistema.

É nosso objetivo realizar mais ações, noutras comunidades, servidas por comboio, para que esta e outras equipas se desdobrem e multipliquem, em serviço prestado aos outros, mas que faz também bem a nós próprios.

​A CP associou-se ao Pinheiro Bombeiro, uma iniciativa que promove a utilização de pinheiros verdadeiros, como árvore de Natal, e que ainda ajuda os Bombeiros nacionais e o ambiente. Cada uma destas árvores pode fazer a diferença na prevenção e combate de incêndios, não só porque resultam da limpeza das matas, mas também porque, por cada pinheiro, cinco euros revertem para a compra de material profissional para apoiar mais de vinte mil Bombeiros Voluntários.

Para além da colocação de 26 pinheiros em instalações da CP longo do país, foi entregue a cada colaborador um enfeite solidário e proveniente de materiais reciclados, cujo valor reverte parcialmente para a mesma causa.

Dentro da sua política de cidadania, a CP assumiu o compromisso de fornecer um serviço de mobilidade universal. O SIM - Serviço Integrado de Mobilidade.

Mantém também, há largos anos, um protocolo com o INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, segundo o qual, os Clientes com Necessidades Especiais (CNE) usufruem de condições especiais para aquisição dos títulos de transporte e associa-se anualmente às celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), oferecendo viagens a estes Clientes e respetivos acompanhantes.

Criou ainda a figura do Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais  (email: apoiocne@cp.pt) e fundou, em 2010, um Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades, que integra diversas Associações - ACAPO, ADFA, APD, APS, CNOD, Fundação LIGA, INR, IP e ANMP -, com o objetivo de manter um diálogo permanente com quem efetivamente sente e tem presente as reais necessidades de mobilidade para estes clientes, contribuindo para a inventariação dos obstáculos de acesso e definindo prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.