15-05-2025

CP – Comboios de Portugal duplica número de Máquinas de Venda Automática em Lisboa

Equipamentos de nova geração com novas e melhoradas funcionalidades

A CP – Comboios de Portugal continua a apostar na modernização do serviço público ferroviário, promovendo a digitalização, a intermodalidade e a melhoria contínua da experiência do cliente, em todo o território nacional.

A transformação dos canais de venda, com a implementação de uma nova geração de Máquinas de Venda Automática (MVA), na rede da Área Metropolitana de Lisboa, revela-se de extrema importância para autonomizar a vida dos nossos clientes, evitando filas e facilitando o acesso aos serviços essenciais à sua mobilidade.

Os mais de 300 equipamentos, em implementação, oferecem uma evolução significativa nas funcionalidades disponibilizadas aos clientes, representando hoje mais de 50% das transações de venda nos serviços urbanos de Lisboa, reflexo da importância e do elevado impacto na experiência dos clientes. Com o reforço das quantidades a instalar, a CP - Comboios de Portugal pretende duplicar a sua oferta de Máquinas de Venda Automática (MVA), nos transportes urbanos de Lisboa, prevendo atingir cerca de 70% das transações por via das mesmas.


Mais serviços, mais integração, mais cobertura

Este projeto, estratégico para a CP, surge da necessidade de modernizar a infraestrutura de venda, de melhorar a experiência de utilização dos Clientes e de promover uma maior integração entre os diferentes serviços – Urbano, Regional e Longo Curso – bem como o acesso aos títulos intermodais, como o Passe Navegante e o Passe Ferroviário Verde.

A implementação do projeto de substituição e reforço das 157 de Máquinas de Venda Automática, instaladas em 2010, passa a contar com um total de 308 equipamentos, disponibilizando ainda aos seus clientes novas funcionalidades, a destacar:

- Venda de bilhetes para todos os serviços CP: Alfa Pendular, Intercidades, Regionais, Inter-Regionais e Urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra;
- Compra de passes e assinaturas: Navegante, Assinaturas Urbanas e Regionais e Passe Ferroviário Verde;
- Reservas de bilhetes com descontos, incluindo as associadas ao Passe Ferroviário Verde;
- Uma interface moderna, com opções em vários idiomas, promovendo uma melhor experiência para o utilizador e maior acessibilidade;
- Pagamentos com MBway e tecnologia contactless, facilitando uma compra mais rápida e segura.

O contrato celebrado pela CP – Comboios de Portugal foi apoiado pelo programa europeu MOBIL.T – Mobility and Ticketing for Multimodal Transport in Lisbon.

As 308 máquinas já estão em fase de implementação nas principais linhas da Área Metropolitana de Lisboa – Linhas de Sintra, Cascais, Azambuja, Sado, Oeste e Alentejo e na estação de Vendas Novas. Até ao momento, já se encontram em operação 278 equipamentos, representando 90% do total previsto.

A CP – Comboios de Portugal está comprometida com a modernização da sua oferta e melhoria do contínua da experiência dos seus clientes.