06-11-2018

Parque de Material Circulante da CP - Esclarecimento

A CP – Comboios de Portugal, face a algumas notícias que têm vindo a ser divulgadas nos últimos dias relativamente ao parque de material circulante existente, vem esclarecer as seguintes questões: 

1. A CP, em natural colaboração com a EMEF, tem em curso o desenvolvimento de planos de manutenção e reparação de material circulante, cujos efeitos se deverão fazer sentir já em 2019. 

2. Esses planos estão a ser concretizados na sequência do reforço de recursos humanos entretanto autorizado, assim como do necessário processo de formação e qualificação dos quadros contratados. 

3. Esses planos de manutenção não incluem, obviamente, material que se tornou obsoleto ou desadequado às opções operacionais ou comerciais da empresa, ou cuja recuperação e manutenção seria mais onerosa que outras alternativas existentes. 

4. O plano de aquisição de material circulante, que prevê a aquisição de 12 unidades bi-modo e 10 unidades elétricas, foi estabelecido para dar resposta às necessidades da operação da CP, em função dos objetivos anunciados no Ferrovia 2020, ao nível do calendário de intervenções na infraestrutura, nomeadamente a eletrificação de linhas.

5. Para dar resposta a necessidades mais prementes, durante o período em que decorrerá a recuperação de material atualmente imobilizado e até à chegada do novo material circulante, a CP vai reforçar o parque de material alugado à Renfe, estando prevista a chegada de 4 novas unidades diesel também em 2019.