18-12-2018

Esclarecimento CP

O Jornal de Notícias divulgou hoje uma notícia com o título “CP impõe silêncio aos trabalhadores”, relativamente à qual se esclarece:

O Código de Ética da CP foi aprovado em 31 de maio de 2007 e posteriormente divulgado aos trabalhadores.

Conforme é do conhecimento público, os Códigos de Ética são documentos, com enquadramento legal específico, que estabelecem os valores e princípios, que orientam a atividade e atuação das empresas e instituições e, consequentemente, de todos quantos com elas se relacionam.

Em 6 de dezembro de 2018, o Código de Ética da CP foi revisto com o objetivo de dar cumprimento à legislação em vigor sobre Proteção de Dados Pessoais (RGPD). A alteração consistiu na introdução de 2 alíneas referenciando que a Empresa se compromete a cumprir a referida legislação e que os colaboradores devem atuar da mesma forma.

As alterações a este documento são sempre objeto de divulgação aos trabalhadores da Empresa, o que se verificou, também desta vez, no dia 12 de dezembro.

Assim sendo, resulta claro que não existe qualquer fundamento para as afirmações do Jornal de Notícias, quando refere que esta divulgação está relacionada com qualquer imposição de silêncio aos trabalhadores da CP.