28-04-2022

65 Anos da eletrificação da Linha de Sintra e do troço Lisboa – Carregado

28 de abril

No dia 28 de abril completam-se 65 Anos da eletrificação da Linha de Sintra e do primeiro troço da Linha do Norte, compreendido entre as estações de Lisboa Santa Apolónia e do Carregado.

A inauguração foi assinalada numa cerimónia realizada na estação do Carregado, a 28 de abril de 1957, que contou com a presença de altas individualidades do Estado Português e com a realização de um desfile de material circulante do qual faziam já parte os novos comboios elétricos: a locomotiva elétrica 2501 e uma Unidade Tripla Elétrica.

Os estudos preliminares para o avanço da eletrificação tiveram o seu início no ano de 1954 e, no ano seguinte, foi consumada a adjudicação dos trabalhos a um consórcio luso-franco-germano-suíço.

A Sorefame, empresa nacional que integrava o consórcio de empresas, foi responsável pela construção da primeira série das Unidades Triplas Elétricas que viriam a realizar os comboios na Linha de Sintra, proporcionando um enorme incremento na qualidade de serviço prestado aos Clientes.

A CP – Comboios de Portugal assinala esta efeméride através de uma campanha de divulgação nos seus canais de comunicação com os clientes e em cp.pt, disponibilizando apontamentos e registos sobre a data histórica.