13-06-2025

Comboio Histórico do Vouga volta a apitar na única linha de via estreita em Portugal

Passageiros viajam no tempo, através de uma experiência ferroviária única, que junta história e tradições

O Comboio Histórico do Vouga está de regresso para mais uma edição de verão, aos sábados, nos meses de julho e agosto, e promete muita animação para toda a família. Ao permitir viajar na última linha de via estreita ainda em serviço comercial no país - a Linha do Vouga -, entre Aveiro e Macinhata do Vouga, este comboio, composto por carruagens históricas de madeira do início do século XX, proporciona uma verdadeira imersão na história dos transportes e nas tradições da região centro-norte.

Os participantes terão a oportunidade de visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, conhecer a cidade de Águeda e as várias exposições de arte urbana que compõem o AgitÁgueda ou de provar produtos locais.

Ao todo, serão realizadas nove viagens, entre 5 de julho a 30 de agosto, numa parceria entre a CP – Comboios de Portugal, a Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga.

O Comboio Histórico do Vouga parte da Estação de Aveiro pelas 13h45, contando com animação a bordo durante a viagem. À chegada a Macinhata do Vouga, os passageiros serão recebidos com a oferta de um pastel de Águeda e poderão visitar uma feira de produtos regionais e adquirir produtos típicos. Este é também o momento para uma visita guiada ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.

Pelas 16h40, o comboio parte em direção a Águeda, onde será possível visitar e apreciar as coloridas ruas da cidade, transformadas em autênticas galerias a céu aberto: o famoso Umbrella Sky. Durante o período em que decorre o AgitÁgueda (de 5 a 27 de julho), o vibrante festival de arte urbana, há a possibilidade de usufruir das inúmeras atividades e iniciativas espalhadas por toda a cidade, num ambiente repleto de cor, criatividade e animação. Às 19h20, o Comboio Histórico do Vouga inicia o regresso a Aveiro, onde deverá chegar pelas 20h07.

Este produto reforça o compromisso da CP com a aposta na valorização do território, através de parcerias com autarquias, produtores e outras entidades locais. O Comboio Histórico do Vouga dinamiza o turismo e a cultura da região, promove uma experiência ferroviária singular, ao conjugar património ferroviário, cultura e paisagem natural.

Comboio Histórico do Vouga 2025 em resumo

Datas:
 5, 12, 19 e 26 de julho e 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto (sábados).

Horários:
 Ida – Partida de Aveiro às 13h45; paragem em Macinhata do Vouga para visita ao Museu Ferroviário local; Chegada a Águeda pelas 17h02; Volta - Partida de Águeda pelas 19h20 com chegada prevista a Aveiro às 20h07.

Lotação:
 206 lugares.

Preços:
 41 euros por adulto e 25 euros por criança (4 aos 12 anos); há preços especiais para grupos.

Onde adquirir:
 Nas bilheteiras ou online em www.cp.pt.

Composição:
 O Comboio Histórico do Vouga será composto por uma locomotiva diesel histórica, que é um marco da transição tecnológica da ferrovia portuguesa, mantendo a autenticidade e o charme das viagens do passado, e por cinco carruagens que são verdadeiras joias da história dos caminhos de ferro: três carruagens de varandim (uma de origem belga de 1908, uma fabricada na Alemanha em 1925 e uma outra construída pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto, em 1913); uma carruagem portuguesa, construída no Barreiro em 1908 e que circulou na Linha do Corgo, entre Régua e Chaves; e uma carruagem mista de fabrico italiano.