22-11-2021

Viagem de comboio e bicicleta na Linha do Douro

CP e Associação de Cicloturismo do Norte em parceria

No passado sábado, a CP – Comboios de Portugal organizou uma viagem, na Linha do Douro, num comboio interRegional (partida de Porto S. Bento às 09h20), com uma carruagem dedicada a grupos de ciclistas, acompanhados das suas bicicletas, e que contou com a presença da Associação de Cicloturismo do Norte.

A iniciativa teve como objetivo divulgar o serviço de transporte de bicicletas de que a CP já dispõe, um serviço que permite a realização de viagens por etapas, utilizando ambos os modos de transporte, o comboio e a bicicleta, em trajetos distintos.
Deste modo, e para demonstrar esta opção, o trajeto entre Porto S. Bento e o Pinhão foi efetuado de comboio, enquanto o restante trajeto, entre o Pinhão e a Régua, foi percorrido em bicicleta.

A Associação de Cicloturismo do Norte associou-se a esta iniciativa, no âmbito de uma parceria com a CP, e vai apoiar a divulgação deste serviço através dos seus canais de comunicação.

De recordar que, recentemente, no âmbito da 16ª edição do Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, a CP foi premiada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, pelo contributo na promoção da utilização da bicicleta.
O prémio foi atribuído, na sequência do esforço desenvolvido pela Empresa no último ano, na remodelação de que foram alvo, as carruagens ao serviço na Linha do Douro e que contribuiu para o aumento da capacidade deste transporte, até um limite de 12 bicicletas.