23-11-2020

CP conclui remoção de amianto de carruagens compradas a Espanha

Primeiras carruagens prontas no final de janeiro.

A CP – Comboios de Portugal concluiu, na passada semana, a operação de remoção do amianto das 36 carruagens (do total de 51 unidades) compradas a Espanha, antes da data inicialmente prevista, que era a primeira semana de dezembro.

Na oficina da CP de Guifões, prosseguem os trabalhos de reparação, remodelação de interiores e pintura, sendo que as primeiras 3 carruagens estarão prontas a circular no final de janeiro, prevendo-se a disponibilidade total do parque de carruagens, da série ARCO, até ao final do ano de 2022.

Estas carruagens vão circular na linha do Minho, após a conclusão das obras em curso, pela Infraestruturas de Portugal, no troço Viana do Castelo – Valença. Para assegurar a realização destes comboios, a CP está também a recuperar locomotivas da serie 2600, nas suas oficinas de Contumil.

São 7 as locomotivas necessárias para a futura operação da linha do Minho, estando 4 já totalmente recuperadas e 3 na fase final de recuperação. O restante calendário de reparação do parque de 21 locomotivas 2600, necessárias para tracionar as carruagens, prevê a disponibilidade de 5 locomotivas por ano em 2021 e 2022. A reparação das restantes 4 locomotivas será realizada em 2023.