30-04-2020

Alteração de oferta a partir de 4 de maio - Plano de Contingência COVID 19 - CP

No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, e na sequência da alteração do Estado de Emergência para Estado de Calamidade, pelo Governo de Portugal, a partir de dia 4 de maio de 2020, a oferta da CP será alterada.

A oferta de comboios urbanos e regionais será retomada a 100%, cumprindo a oferta regular que estava em vigor antes do início da situação de pandemia.

Nos comboios de Longo Curso, Alfa Pendular e Intercidades, considerando que se mantém o dever de confinamento e de recurso ao teletrabalho, a CP vai manter a oferta que está em vigor desde 25 de março, monitorizando a procura destes serviços, para introduzir eventuais alterações, sempre que a evolução da procura o justifique. Nestes comboios, será também mantido o controle da lotação, através dos sistemas de venda, disponibilizando apenas dois terços da sua capacidade total.

A CP vai manter em curso a ampla operação de higienização e desinfeção dos comboios ao serviço, que já abrangeu, no último mês, mais de 14.100 intervenções na sua frota. Mantém-se em vigor o Plano de Contingência em todas as suas vertentes, nomeadamente a distribuição de equipamentos de proteção individual dos trabalhadores, a higienização de espaços e trabalho e as condições de segurança de prestação do trabalho, de acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde.

O sistema de controlo de acessos nas estações (gates) e as entradas/saídas através da validação obrigatória do título de transporte, serão retomadas. No entanto, tendo em atenção a eventual necessidade de carregamento ou aquisição de títulos de transporte pelos clientes, a CP observará alguma tolerância no dia 4 de maio.

A CP alerta os seus clientes para a necessidade de cumprimento das regras de confinamento, que se mantêm, num contributo essencial para evitar a transmissão do vírus e conter a expansão da doença COVID-19.


#FiqueEmCasa | Em breve, voltaremos a viajar juntos