19-05-2022

Portugal Railway Summit 2022

CP- Comboios de Portugal, presente no evento internacional

Nos dias 16 e 17 de maio decorreu em Portugal o Railway Summit, encontro organizado pela Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP) e que juntou os vários parceiros do setor ferroviário, num programa com diversas intervenções a decorrer durante dois dias. 

A CP participou no primeiro painel sobre "Investimentos Nacionais", enfatizando o trabalho que está a ser desenvolvido na recuperação do material circulante e recolocado ao serviço. Para além da reabilitação destes ativos, foi referido o concurso que permitiu o processo de adjudicação de 22 novos comboios e o novo concurso, lançado em 2021, para a aquisição de mais 117 novas composições.

Para além destes investimentos, foi ainda destacado pelo representante da CP -  Joaquim Guerra,  "um dos nossos sonhos é a construção do comboio português".  Na sua intervenção abordou o Plano Estratégico da CP 2022-2030, terminando a afirmar que na CP  "recuperamos o que é histórico, conservamos o presente, planeamos e preparamos o futuro, por isso temos tanto para percorrer juntos". 

A sessão foi aberta pelo presidente da PFP, João Figueiredo, e pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. Neste encontro esteve presente o presidente do IMT, Eduardo Feio e da AMT, Ana Paula Vitorino, que realçou que "o modo ferroviário é o mais estruturante para o território", lembrando ainda as metas que estão assumidas em termos da redução de emissões de gases com efeito de estufa. 

A Plataforma Ferroviária Portuguesa, criada em 2015, engloba atualmente 95 associados, dos quais 63 são empresas, sendo a CP-Comboios de Portugal, um dos seus membros fundadores. O Portugal Railway Summit decorreu no Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos, contando com diversas intervenções que realçaram a importância da ferrovia para o desenvolvimento do país.