20-07-2022

Locomotiva histórica em Ermesinde

Homenagem a ferrovia e os ferroviários

Para lembrar a importância socioeconómica dos ferroviários e da ferrovia no Concelho de Valongo, a Câmara Municipal, em colaboração com a CP – Comboios de Portugal, reabilitou uma locomotiva histórica a vapor, a E201, que foi colocada estrategicamente junto à Estação de Ermesinde. 

Durante a cerimónia de inauguração, que decorreu no passado sábado, dia 16 de julho, e que contou com a presença do presidente da CP, Pedro Moreira, o presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, lembrou que “o Concelho de Valongo e a Cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde. Aliás, foi na sequência de um desafio lançado por antigos ferroviários que a Câmara Municipal de Valongo avançou com a aquisição desta locomotiva para homenagear todos aqueles que a partir do Concelho de Valongo ajudaram a escrever a extraordinária história dos caminhos de ferro em Portugal”. 

Pedro Moreira agradeceu este reconhecimento do município de Valongo aos ferroviários e aproveitou o momento para relembrar as vantagens do comboio e da ferrovia enquanto instrumentos de coesão territorial e de extrema importância para a sustentabilidade ambiental.